Proximidade com artistas e descontração tornam Emmy mais divertido ao vivo

James Cimino

Do UOL, em Los Angeles*

Antes do início das transmissões ao vivo do Emmy Awards, o chamado "Oscar da TV", às 17h desta segunda-feira (25), um executivo da academia de televisão americana faz alguns avisos aos eventuais premiados para que não se prolonguem muito durante os agradecimentos.

"Entregaremos 26 prêmios em um espaço de três horas, o que nos torna o evento que mais premia por hora na televisão, por isso cada segundo de atraso será marcado com música. Sabemos que parece falta de respeito, mas pense que o atraso também é uma falta de respeito com todos os envolvidos. Pense que você tem 30 segundos para sair do seu lugar, vir ao palco, receber o prêmio e agradecer."

A preocupação da academia é não tornar a experiência enfadonha e cansativa para quem estiver assistindo. Mas se vista da TV de casa – a transmissão no Brasil foi feita pela Warner – a premiação pode parecer interminável e repetitiva, de dentro do Nokia Theatre, no centro de Los Angeles, de onde a reportagem do UOL acompanhou a cerimônia, é tudo muito divertido. E isso se deve ao fato de que as produções envolvidas são o que há de melhor na indústria do entretenimento atualmente.

A diversão já começa na entrada Staples Center, onde é servido um pequeno coquetel. Para chegar a esse ponto, no entanto, todos os convidados, famosos ou não famosos, dividem o mesmo tapete branco que os leva a um detector de metais.

Já no salão, em meio a taças de champanhe, espetinhos de frango, cogumelos recheados com linguiça e salgados folheados, algumas atrizes fazem pequenos ajustes em seus vestidos em meio às desconhecidas que se sentam em cadeiras montadas no local para retocar a maquiagem.

Na tentativa de evitar o tumulto, muitas das estrelas desviam pelo canto direito do salão para o caminho que as leva ao tapete vermelho, mas não se irritam nem evitam tirar selfies com os fãs. Alguns presentes, inclusive, tiram fotos com todos os que parecem famosos para só depois perguntar quem são.

A cerimônia

Quando começa a premiação, conduzida pelo comediante Seth Meyers, o clima de descontração continua. Se pela TV muito se perde em meio às traduções simultâneas e nem sempre fiéis às piadas, ao vivo não apenas é mais fácil de se entender o que os apresentadores dizem como há outras distrações.

John Shearer/AP
Matthew McConaughey senta no colo do ator Woody Harrelson durante o Emmy

A primeira coisa é procurar quem está sentado perto de você e ver que Kate Mara, de "House of Cards", está a apenas seis cadeiras da sua. Nos intervalos também são exibidos pequenos trechos de shows e discursos memoráveis dos 66 anos de Emmy. E outra diversão do intervalo é sair pelos corredores e se misturas aos artistas que se levantam para ir ao banheiro ou para trocar de lugar para que outros, cujas indicações serão anunciadas no próximo bloco, fiquem mais próximos do palco.

Claro que nem todo mundo acha o Emmy divertido, especialmente se você faz parte da indústria e já perdeu aquele entusiasmo típico de quem é estreante, afinal, diferentemente do Oscar, o Emmy costuma premiar durante vários anos seguidos os mesmos programas e personagens. Isso faz com que atores como Jim Parsons, de "The Big Bang Theory", por exemplo, seja premiado pela quarta vez. Faz também com que William H. Macy, indicado na mesma categoria por "Shameless", saia puxando a mulher Felicity Huffman (premiada várias vezes por "Desperate Housewives") com cara de "não tenho mais nada a fazer aqui".

* O repórter cobriu a premiação em Los Angeles a convite da Turner Network

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos