Império

Aílton Graça diz ser chamado de Xana, "mesmo vestido de homem", no Projac

Renato Damião

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo/Reprodução/GShow/Império

    Ailton Graça é Xana Summer em "Império"

    Ailton Graça é Xana Summer em "Império"

Esmalte, rímel, batom e salto alto costumam fazer parte do universo feminino, mas para compor Xana Summer, Aílton Graça precisou se familiarizar com tudo isso. "Levo duas horas para baixar essa mulher na terra", disse o ator, aos risos, em conversa com o UOL.

Divulgação
Jorge Lafond, um dos homenageados por Aílton Graça com Xana Summer: "Negro e careca"

"Mas estou muito feliz, sinto que estou fazendo uma homenagem a diversos amigos e de algum modo também ao Jorge Lafond [ator e dançarino], assim como ele sou negro e careca. Mas nessa lista posso incluir ainda Madame Satã [transformista], as divas do teatro de revista, RuPaul [apresentador]", prosseguiu Aílton.

A travesti de "Império" tem feito tanto sucesso que no Projac, complexo de estúdios da Rede Globo, no Rio, Aílton só é chamado pelo nome da personagem. "Mesmo vestido de homem ninguém me chama mais de Aílton, é só Xana e eu respondo. Dia desses encontrei o Lázaro Ramos (que vive o filho de um transexual em 'Geração Brasil') e brinquei que eu era a tia dele", contou.

Por causa de Xana, o dia a dia de Aílton mudou também na hora da gravação. Agora não são apenas as atrizes que ganham cuidado especial com figurino e maquiagem. "Toda hora preciso retocar o batom, a sobrancelha, um cílio que está torto. Eu agora chego e sou rodeado pelos maquiadores, eles me trazem botas, leques, esse paparico é muito legal", confessou.

"As travestis estão se sentindo representadas"

Conhecido por viver tipos malandros e boas-praças, Aílton Graça acredita que Xana Summer é uma forma de quebrar a imagem criada pelo público ao longo de sua carreira na televisão. "Acho engraçado quebrar esse estereótipo em relação a mim. Nunca escondi minha admiração pela Rogéria [atriz e maquiadora], acho ela uma das pessoas mais inteligentes que conheço", declarou.

Xana é uma travesti, gorda e negra. Não é uma construção usual. Não é o gay de boutique que já está inserido na sociedade Aílton Graça, sobre a personagem de "Império"

Segundo ele, Xana é "sua imersão mais profunda no universo feminino". "É a alma feminina, a delicadeza dessa personagem que me atrai. Xana se preocupa muito com o bem estar das pessoas, acho que isso faz com que as pessoas enxerguem o grande ser humano que ela é", opinou Aílton.

Para chegar ao gestual e ao modo de falar de Xana, Aílton foi buscar ajuda em suas amigas travestis. "Tanto em São Paulo quanto no Rio conversei com minhas amigas das escolas de samba e estou muito feliz com retorno delas. Elas estão se sentindo representadas", comentou ele.

Para o ator, a travesti no horário nobre da Globo é uma novidade na abordagem da homossexualidade. "Xana é uma travesti, gorda e negra. Não é uma construção usual. Não é o gay de boutique que já está inserido na sociedade. É uma personagem que na vida real sofre preconceito até dentro da comunidade LGBT. Tenho participado de encontros, lido e estou atento aos travestis que ganham espaço da mídia", ressaltou Aílton.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos