Ana Maria Braga se emociona ao recordar morte do pai

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/TV Globo

    Ana Maria Braga, que falou sobre doenças degenerativas, se emocionou ao recordar morte de pai

    Ana Maria Braga, que falou sobre doenças degenerativas, se emocionou ao recordar morte de pai

Ana Maria Braga falou sobre doenças degenerativas durante o "Mais Você", desta terça-feira (5), e se emocionou ao recordar a morte do pai. Com voz trêmula, a apresentadora explicou que ele morreu por arteriosclerose, aos 92 anos.

"Eu devo confessar que esse tipo de assunto mexe muito comigo. O meu pai morreu com 92 anos. Na época era arteriosclerose, o Alzheimer de hoje. Eu queria muito que ele tivesse orgulho de mim", lamentou Ana. "Um dia cheguei em casa e disse 'Oi pai', dei um beijo e ele perguntou 'Quem é essa moça?'. Não se lembrava de mim. Então, é legal ver que essa doença é melhor entendida", acrescentou, em seguida.

A apresentadora contou ainda a história de Fernando Aguzzoli, de 22 anos, que largou tudo e foi cuidar da avó, que desenvolveu o Alzheimer, uma doença também degenerativa e incurável. Aguzzoli trancou a faculdade e saiu do emprego para cuidar de dona Nilva. "Se eu não posso curá-la, vou fazê-la sorrir", disse o rapaz.

Dona Nilva morreu no ano passado, aos 87 anos, e Aguzzoli decidiu escrever um livro sobre a relação dos dois.

"Eu fico emocionada, porque... desculpa, Fernando. Você é muito forte", afirmou Ana Maria, emocionada e com os olhos lacrimejando.

O mal de Alzheimer afeta 25 milhões de pessoas no mundo, cerca de um milhão só no Brasil. A doença afeta a memória e não tem cura. Mas pesquisadores americanos descobriram que medicamentos usados contra a hipertensão também podem prevenir a doença degenerativa.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos