Ana Maria Braga se emociona ao recordar morte do pai
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga, que falou sobre doenças degenerativas, se emocionou ao recordar morte de pai
Ana Maria Braga falou sobre doenças degenerativas durante o "Mais Você", desta terça-feira (5), e se emocionou ao recordar a morte do pai. Com voz trêmula, a apresentadora explicou que ele morreu por arteriosclerose, aos 92 anos.
"Eu devo confessar que esse tipo de assunto mexe muito comigo. O meu pai morreu com 92 anos. Na época era arteriosclerose, o Alzheimer de hoje. Eu queria muito que ele tivesse orgulho de mim", lamentou Ana. "Um dia cheguei em casa e disse 'Oi pai', dei um beijo e ele perguntou 'Quem é essa moça?'. Não se lembrava de mim. Então, é legal ver que essa doença é melhor entendida", acrescentou, em seguida.
A apresentadora contou ainda a história de Fernando Aguzzoli, de 22 anos, que largou tudo e foi cuidar da avó, que desenvolveu o Alzheimer, uma doença também degenerativa e incurável. Aguzzoli trancou a faculdade e saiu do emprego para cuidar de dona Nilva. "Se eu não posso curá-la, vou fazê-la sorrir", disse o rapaz.
Dona Nilva morreu no ano passado, aos 87 anos, e Aguzzoli decidiu escrever um livro sobre a relação dos dois.
"Eu fico emocionada, porque... desculpa, Fernando. Você é muito forte", afirmou Ana Maria, emocionada e com os olhos lacrimejando.
O mal de Alzheimer afeta 25 milhões de pessoas no mundo, cerca de um milhão só no Brasil. A doença afeta a memória e não tem cura. Mas pesquisadores americanos descobriram que medicamentos usados contra a hipertensão também podem prevenir a doença degenerativa.