Em estreia, Luiz Bacci exibe entrevista com "Hilda Furacão" e cutuca Globo

Do UOL, em São Paulo

Em estreia na Band, nesta segunda-feira (4), Luiz Bacci abusou de reportagens policiais, bordões e repetiu uma pauta exibida pelo "Fantástico", na noite de domingo, aproveitando o assunto para cutucar a Globo. Assim como a concorrente, Bacci enviou uma repórter a Buenos Aires, até o asilo onde vive Hilda Valentim, a mulher que inspirou a personagem "Hilda Furacão", da Globo, em 1998.

"Veja como está a mulher de 83 anos, abandonada em asilo. Que tristeza", anunciou o jornalista. "O 'Fantástico' viu a nossa chamada e deve ter percebido que a história era boa", alfinetou. 

Hilda foi prostituta quando jovem em Minas, mas se casou com o jogador Paulo Valentim, que fez história no clube argentino Boca Juniors. Ficou viúva e, sem o apoio de familiares, foi parar em um asilo de Buenos Aires. A história da verdadeira Hilda foi descoberta por uma assistente social brasileira, e que trabalha no asilo, e publicada por jornais como "Estado de Minas" e "Folha de S. Paulo".

Ao longo do programa de estreia, o apresentador fez questão de chamar reportagens "com exclusividade", como uma entrevista com o suspeito de ter matado o funkeiro MC Daleste e sua participação em uma cirurgia espiritual – que classificou como "a reportagem mais arrepiante da minha vida". As matérias foram apresentadas de maneira fragmentada, com histórias intercaladas,  em uma tentativa de manter a audiência. A entrevista com MC Bio G3, apresentado como suspeito de ter atirado em Daleste, ficou para o segundo programa.

Em um dos momentos mais impressionantes do programa, foram exibidas imagens de uma cirurgia espiritual de catarata, com close no momento em que um médium passava uma faca no olho do paciente. Com a legenda "Milagre ou ciência? Bacci participa de cirurgia espiritual", a tela foi dividia em dois para mostrar a reação da plateia no estúdio. 

Comparação com Datena
A quantidade de matérias policiais – dez crimes foram tratados em menos de 30 minutos – fez com que internautas comparassem o programa de Luiz Bacci com o do companheiro de emissora José Luiz Datena. 

Segundo o colunista Flávio Ricco, do UOL, a ideia da direção da Band era desenvolver um programa para o Bacci que, embora fincado em bases jornalísticas, em nada se assemelhasse com o "Brasil Urgente". "Não deixa de ser um desafio, inclusive para o próprio Bacci, que vem desta escola, a do 'police show', desde os seus tempos de SBT", avaliou o colunista, em junho.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos