Mascarado de "A Viagem" diz que aderiu ao apelido após pedido do Faustão

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Arquivo Pessoal

    Breno Moroni era o Mascarado Adonay na novela "A Viagem", que está sendo reexibida pelo canal Viva

    Breno Moroni era o Mascarado Adonay na novela "A Viagem", que está sendo reexibida pelo canal Viva

O mistério sobre o homem disfarçado de pierrô está de volta em "A Viagem", novela escrita por Ivani Ribeiro em 1994 e reprisando no ar no canal Viva desde o último dia 14. Vinte anos depois da primeira exibição, na Globo, o ator Breno Moroni, com 60 anos, refere-se ao personagem mascarado como "um prêmio" e "o mais marcante" em seus mais de 40 anos de carreira.

Na história, ele é um sujeito com o rosto desfigurado por um acidente que não sabe como se revelar para Carmem (Suzy Rêgo), um antigo amor. Ao falar com carinho do mascarado, Moroni conta que no início da trama ele era apenas uma espécie de palhaço que fazia propaganda em frente às lojas. Aos poucos, o personagem cresceu, ganhou profundidade, até que finalmente recebeu um nome: Adonay.

Arquivo Pessoal
O ator e diretor Breno Moroni atualmente trabalha em companhias de teatro no Estado do Mato Grosso do Sul
 

A ideia de ter um personagem fazendo mímicas nasceu de um problema técnico, conta o ator. "Chegamos a gravar com texto, mas como eu falava de dentro da máscara, e o som saía ruim. Foi aí que virou uma coisa só de pantomima". Outro fato inusitado é que, antes de ganhar o apelido de mascarado, os demais personagens se referiam a ele como Sombra.  "Em uns dois, três capítulos sou chamado de Sombra, mas depois trocaram para mascarado para atender a um pedido do Faustão, que já tinha um Sombra em seu programa", revelou, mencionando o quadro do "Domingão" no qual o ator Santiago Galassi fazia brincadeiras com as pessoas nas ruas.

A experiência nos picadeiros o encorajou a dar algumas sugestões para Ivani Ribeiro e para o diretor, Ignácio Coqueiro, que o autorizaram a executar manobras mais arriscadas, como andar no arame e subir no telhado. "Levaram várias vezes dublês ao set, mas nunca usei porque tenho formação de dublê. Além disso, como eu mesmo sugeria as cenas, já sabia como fazê-las. Os dublês ficavam até meio zangados, mas eles recebiam [o cachê] porque estavam lá", lembra.

Como sempre aparecia disfarçado no folhetim, ele quase não era assediado nas ruas. "Isso é uma qualidade no teatro e um defeito na TV, que requer que um ator fique marcado para vendê-lo junto à novela", acredita. Natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Moroni mora há três anos em Campo Grande (MS), onde trabalha em companhias de teatro. E foi lá que ele teve um encontro que provou o quanto Adonay mexeu com os telespectadores. Ele mesmo conta. "Fui procurado por um menino que disse: 'Meu nome é Adonay, e é assim porque meu pai gostava muito da novela'. Fiquei espantado, arrepiado, mas ao mesmo tempo com orgulho e, claro, um pouco de vaidade", admite.

Reprodução/Youtube
Carmem fica espantada ao ver o rosto de Adonay na novela "A Viagem"

Novo final para o Mascarado Adonay

A aguardada revelação da identidade de Adonay permeou o imaginário popular até a reta final da novela, quando ele tira a máscara, para espanto de Carmem. Suzy Rêgo se recorda da repercussão da cena. "Ele fez um sucesso gigantesco. Tanto que ele se desmascara e mostra que foi uma queimadura. A Globo recebeu milhares de cartas de crianças pedindo o mascarado de volta. E o final feliz dele foi voltar a ser mascarado", lembra a parceira de cena. Porém, Adonay não tem o seu amor correspondido e vai embora sozinho.

Já Breno tem o seu próprio desfecho para o final triste do mascarado. "A minha sugestão para a Ivani era que, quando ele tirasse a máscara, o seu rosto aparecesse vazado, com nuvens atrás. Seria como se ele fosse um enviado espiritual, um ser do céu."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos