O Rebu

"O Tony é o maior piadista de todos os atores", diz José de Abreu

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo

    José de Abreu e Tony Ramos em cena de "O Rebu"

    José de Abreu e Tony Ramos em cena de "O Rebu"

José de Abreu volta à TV em "O Rebu", trama das onze da Globo que estreia na próxima segunda (14). O ator contou que a produção terá um sabor especial, já que ele vai contracenar mais uma vez com Tony Ramos, que, para ele, é "o maior piadista de todos os atores".

"Mais uma vez eu estou fazendo uma dobradinha com o Tony. A gente começou em 'Bebê a Bordo'. Eu era o Tonhão e ele era o Tonico. O Lombardi [Carlos, autor da novela exibida em 1988 na Globo] tinha me dito: 'talvez seja o mesmo personagem, duas faces da mesma moeda. Você é o Tonhão louco e o Tonico careta'. Eu perguntei: 'tem alguma coisa a ver com José de Abreu e Tony Ramos?'. Qualquer semelhança é mera coincidência. Porque eu sempre tive essa vida, digamos, um pouco menos regrada do que o Tony. Isso não vai nenhum demérito nem para mim nem para ele. Ele é um crédito também", contou.

Cedoc
Em "Bebê a Bordo", Tony Ramos e José de Abreu encarnaram Tonico e Tonhão, respectivamente

Outra dobradinha dos atores foi em "Caminho das Índias", trama exibida em 2009 na Globo. "Eu era o Pandit, o sacerdote do Opash, que era o personagem do Tony. A gente ria muito, se divertia muito. Nas cenas na casa do Opash eram 12 pessoas: Laura Cardoso, Eliane Giardini, Flávio Migliaccio... A gente brincava muito", afirmou.

José de Abreu lembrou da primeira vez que gravou com Tony Ramos e contou que foi aí que conheceu a veia cômica do amigo. "Antigamente se falava: 'atenção. Roda VT! VT rodando, gravando'. O Tony soltava uma mini piada entre o 'atenção' e o 'gravando'. Eu me lembro de uma que é assim: 'conhece a do português que foi jogar tênis? Voltou descalço'. Você começa a rir e quando o diretor fala 'gravando' você está rindo feito um idiota. E ele faz aquela cara de Tony Ramos como quem nunca fez uma piada na vida e você leva um esporro do diretor. E o Tony continua com aquela cara de Tony Ramos", disse.

Divulgação/TV Globo
Em "Caminho das Índias", Tony Ramos e José de Abreu interpretaram Opash e Pandit, respectivamente

O ator revelou que além de ser um piadista sensacional, Tony também é um imitador maravilhoso. "Ele tem uma facilidade de imitar línguas. Ele fala muito bem inglês, francês, italiano e espanhol. Tem um ouvido maravilhoso. Então ele imita muito as pessoas. E ele contando piada de caipira é uma coisa maravilhosa. Teve uma que ele contou sobre a possibilidade de dois caipiras velhinhos terem uma relação sexual ou tomarem um cafezinho. E ele fala: 'nessas alturas da vida eu acho que eu prefiro mesmo o cafezinho'. E a mulher responde: 'sabe que eu estou sem pó?' (risos). Ele inventa essas piadas. Eu acho que ele tem insônia de madrugada. Porque nós, velhos, já temos problemas – a gente acorda várias vezes à noite para fazer xixi. É uma coisa dos maiores de sessenta anos", disse Zé, que está com 68.

O ator contou que em "O Rebu" escrito por George Moura e Sérgio Goldenberg ele será o ressentido Bernardo Rezende, advogado de Carlos Braga, empresário poderoso vivido por Tony Ramos. O personagem é casado com Gilda, papel de Cassia Kis Magro, mas tem um caso com Mirna, vivida por Bianca Müller. Gilda, por sua vez, tem um caso com Bruno (Daniel de Oliveira).

"Na história, a minha mulher, que é a Cássia Kis, tem um namorado e eu tenho uma namorada. Então ele é um corno infiel. Na realidade eles estão vivendo uma relação muito ruim. Os dois são advogados e têm um lema: 'melhor o pior acordo do que uma boa causa'. E o Bernardo fala: 'divórcio, todo advogado sabe, é pior do que um terremoto'. Então para divorciar ali... Mas ele pega a menina na frente dela, e ela pega o menino na frente dele. Eles dormem em quartos separados. É uma relação que já está desgastada", adiantou.

José de Abreu também elogiou a nova parceria com Cassia Kis, com quem ele também já trabalhou em outras novelas. "É um prazer contracenar de novo com a Cássia. Nós fizemos um casal maravilhoso em 'Porto dos Milagres' [novela exibida em 2001 na Globo]. Eu era apaixonado por ela. Ela era casada com o Fagundes. E no final ela tentava me matar com vinho envenenado. Eu trocava o copo e ela morria. E antes de ela morrer, eu falava: 'por amor, eu vou tomar o resto do veneno'. E ele bebia o resto do veneno e morria junto com ela. A Cássia é uma atriz completamente fora de qualquer parâmetro. É maravilhosa", elogiou.

Emendando em mais um trabalho, logo depois de "Joia Rara", onde interpretou o personagem Ernest, José de Abreu disse que vai descansar depois de "O Rebu". "Vou entrar em um ano sabático. Não sei se vai durar um ano. Mas só volto agora em maio ou junho do ano que vem. No meio de 'Joia Rara', a Amora [Mautner, diretora] me contratou por quatro anos. Em setembro eu vou morar em Paris. Aluguei um apartamento por prazo longo. Vou ficar até a Globo me chamar de volta", avisou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos