Império

"Audiência preocupa em qualquer circunstância", diz autor de "Império"

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

Aos 71 anos, mas com cabeça e corpo de 18 anos. É assim que Aguinaldo Silva se autodefine a poucas semana da estreia da sua próxima novela das 21h. Conhecido por suas tramas intensas e  personagens reais, o autor resume que "Império" tem tudo para agradar ao telespectador. "Seguramente essa  novela não perde tempo, ela sempre vai seguir em frente, nunca andar para os lados como eu gosto de dizer. Escrevo para manter a atenção do público mesmo e é isso que eu sinceramente espero", revelou um Aguinaldo renovado e assumidamente preocupado com a pressão diante da aceitação das pessoas. "Eu me preocupo. Audiência preocupa em qualquer circunstância. Toda novela é como um salto no escuro, você nunca sabe se vão gostar. É sempre como se fosse a minha primeira novela", admitiu na entrevista coletiva da novela nesta terça-feira (1º).

Nas últimas semanas, Aguinaldo Silva só respira e pensa na novela que estreia no dia 21 de julho. Sai pouco de casa e até um dos seus maiores prazeres na vida, que é ficar conectado nas redes sociais, fica em terceiro plano. Esse isolamento tem uma explicação: não deixar se abater com possíveis críticas. "Quando estou escrevendo, fico mergulhado nos textos. Também não leio colunas, matérias nem redes sociais, até porque eu não teria tempo de criar se me importasse com os comentários para o bem ou para mal. Algumas pessoas se dão ao luxo de serem cruéis com o profissional, torcem contra. Não entendo isso", disparou.

Beijo gay

Assim como nas últimas duas novelas das 21h, "Império" também vai mostrar a relação entre duas pessoas do mesmo sexo. Claudio, interpretado por José Mayer, e Leonardo, por Klebber Toledo. Antes mesmo de começar a trama, Aguinaldo já sabe o que todo mundo quer saber: vai ter ou não um beijo do casal?

"Prefiro mostrar mais o clima de intimidade entre eles do que o próprio beijo gay. Tenho que levar em conta o público que assiste novelas, que é uma maioria heterossexual. Pode ser que essa maioria não esteja querendo mais isso! Tenho que ver, sentir e aí sim colocar ou não na trama. Não sinto pressão de colocar uma cena de beijo gay, a pressão parte mais da imprensa mesmo", explicou.

Sobre o tema central da novela, o autor não pensa duas vezes na hora de uma definição. "Eu sempre escrevo sobre família. A minha última novela, "Fina Estampa", falava sobre uma família pobre que conseguia sobreviver e enfrentar todas as dificuldades porque era unida. Desta vez eu quis escrever sobre uma família desunida exatamente por causa de dinheiro. Cada um vê o outro como rival, um concorrente. A novela também é sobre paternidade e poder", finalizou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos