"Under The Dome" estreia na Globo; 2ª temporada tem roteiro de Stephen King

James White

Do UOL, em Wilmington (EUA)

Na cidadezinha americana de Chester's Mill, no estado do Maine, uma misteriosa redoma cai do céu e isola a cidade do resto do mundo. Enquanto a lei e a ordem começam a ruir, e o vendedor de carros usados que virou político local, Big Jim Rennie (Dean Norris), tenta assumir o controle da cidade, um grupo de adolescentes começa a experimentar estranhas visões que podem ser a chave para desvendar o mistério.

O fenômeno é o ponto de partida da série de suspense "Under The Dome", baseada no livro homônimo do escritor Stephen King - que no Brasil ganhou o título "Sob a Redoma" -, cuja primeira temporada estreia nesta segunda na Rede Globo. A segunda começa a ser exibida pelo canal pago TNT no dia 28 de julho, com o primeiro episódio escrito por King e uma participação especial do escritor, que costuma fazer aparições em filmes e séries baseados em suas obras. 

Apesar do cenário na Nova Inglaterra, a série foi filmada na Carolina do Norte, no estúdio da Screen Gems, antes usado por "Dawson's Creek", onde Stephen King e parte do elenco e da produção receberam o UOL no início das filmagens da segunda temporada. King colabora com a série desde o início, mas no segundo ano os produtores decidiram ampliar seu envolvimento e ofereceram a ele a oportunidade de escrever o primeiro episódio, na prática permitindo a ele dar a direção para a série.
 
"Eu disse 'OK, nós estávamos aqui no final da primeira temporada, com o ex-militar Barbie (Mike Vogel) em apuros, e essas outras coisas acontecendo na cidade. Então, o que acontecerá a seguir?'. E eles me disseram que não tinham a menor ideia!", lembrou King, aos risos. "E isso, para mim, é como um cheque em branco. Você pode fazer o que quiser. Obviamente, nenhuma pessoa cria individualmente uma série de TV, há muita gente envolvida e há certas coisas que elas querem que aconteçam, mas isso me deu uma chance. Então, se transformou em um esforço colaborativo", contou o escritor.
 
A equipe não quis revelar muito sobre o futuro da série, para não estragar as surpresas. Mas King deixou algo escapar: "Uma das coisas que a segunda temporada discutirá é: o que você faz quando descobre que sua população é muito maior do que seus recursos? Big Jim e Rebecca Pine (Karla Crome), que é uma das novas personagens, começam a falar sobre matar algumas das pessoas que não estão colaborando ou que não querem colaborar".
 
São desdobramentos sombrios, mas dificilmente um choque vindo de King, um homem que gosta de dissecar questões sociais e grandes temas em sua obra. "Em uma série como 'Under The Dome', que é uma fantasia, é possível discutir esses temas, como na primeira temporada, quando falaram, de modo codificado, sobre controle de armas. Eu não entregaria minha arma para Big Jim Rennie", continuou o escritor.
 
Divulgação/TV Globo
Dean Norris é Big Jim Rennie em "Under The Dome"
Norris, que passou do arrogante, porém heroico, Hank em "Breaking Bad" para praticamente despótico (sob o disfarce de um homem comum encantador) em "Under The Dome", aguarda ansiosamente para descascar as camadas de seu personagem.
 
"Eu acho que veremos um pouco de reabilitação para Big Jim neste ano. Eu meio que esperava para que olhassem para sua psique. Logo, acho que o veremos confrontar algumas das coisas que fez, e talvez passar por alguma transformação em termos de como ele vê as coisas, o que acho que será uma parte importante da série", disse o ator.
 
A nova personagem mencionada por King, Rebecca Pine, será uma professora cujas ambições equivalem às de Jim. E será que haverá algum interesse romântico? "Eu espero que sim. Para ser honesto, eu não sei, mas está sendo insinuado que algo assim pode acontecer", torce Norris.
 
Na segunda temporada, outros personagens serão apresentados – apesar de ser uma cidade pequena, nós só conhecemos uma fração dos moradores locais de Chester's Mill na primeira temporada –, mais problemas surgirão (incluindo um obstáculo no relacionamento de Barbie e da jornalista Julia, vivida por Rachelle Lefevre, graças ao médico Sam, interpretado por Eddie Cahill) e mais motivos para a existência da redoma serão revelados.
 
Além disso, graças ao próprio King, o início da temporada exibe a sensibilidade característica do criador original de "Under The Dome", segundo Norris. "É um grande primeiro episódio. A ideia, o lance kinguiano para mim em particular, é a ideia de você ser assombrado pelo seu passado, e que o horror está ali, mas também há um pouco de leveza de coração", resumiu o ator.
 
A primeira temporada de "Under The Dome" será exibida pela Globo de segunda a sexta sempre depois do "Jornal da Globo". No canal pago TNT, a segunda começa no dia 28, exibida sempre às segundas-feiras, às 22h30.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos