Humorista do SBT diz que "Zorra Total", da Globo, copiou seu papel

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/SBT

    Maurício Manfrini interpreta o personagem Paulinho Gogó no programa "A Praça É Nossa"

    Maurício Manfrini interpreta o personagem Paulinho Gogó no programa "A Praça É Nossa"

O humorista Maurício Manfrini, que interpreta o Paulinho Gogó no programa "A Praça É Nossa", do SBT, afirmou que o Seu Fininho, vivido por Thalita Carauta no "Zorra Total", da Globo, é cópia do seu personagem.

"Descobri a semelhança porque me avisaram no Twitter. Não conheço a Thalita e não tenho nada contra ela. Só que é muito deselegante ver um personagem usando calça branca, camisa vermelha e cordões e com o mesmo jeito de falar do Paulinho Gogó, que já existe há 17 anos. É muito parecido para ser apenas uma coincidência", contou ao UOL.

Manfrini afirmou ter ficado muito chateado com a semelhança entre os personagens e disse que ainda não decidiu se vai entrar na Justiça contra a Globo. "No 'Zorra', os personagens ficam no ar apenas dois ou três meses. Mas se o personagem continuar por mais tempo, vou tomar as medidas legais porque isso me atrapalha nos meus shows e caracteriza danos morais. O Paulinho Gogó é registrado desde 1997", afirmou.

Reprodução/TV Globo
Thalita Carauta interpreta Seu Fininho no "Zorra Total", da Globo

O humorista contou que já trabalhou no "Zorra Total" e criticou a postura do Maurício Sherman, diretor geral do humorístico. "O Sherman conhece meu personagem. Era para alguém chegar e falar: 'vamos mudar um pouquinho'. Não é porque sou de outra emissora que pode copiar e fazer um personagem tão igual", disse ele, acrescentando que na gravação da última quarta de "A Praça É Nossa" pediu para Carlos Alberto de Nóbrega para mandar uma mensagem para Sherman.

"Mandei um abraço para ele, disse que ele está me homenageando, fazendo um personagem que de tão parecido está quase igual. Fui bem irônico", disse.

Procurada pelo UOL, a CGCom (Central Globo de Comunicação) afirmou que os quadros e personagens dos programas são desenvolvidos com base em criações originais realizadas  por seus contratados. "O personagem do 'Zorra Total', interpretado por Thalita Carauta, traz características típicas de um sambista, conhecido popularmente no cenário brasileiro, e inúmeras vezes retratado em diferentes expressões artísticas, como o teatro e a TV", informou a assessoria da emissora.

Essa não é a primeira vez que um humorista reclama de ter um trabalho plagiado pela equipe do "Zorra Total". No último dia 14 de abril, em um desabafo publicado em sua conta do Facebook, o ator Marcelo Médici alegou que o humorístico da Globo se apropriou de bordões e trejeitos de seu personagem, o Sanderson, sem a sua autorização.

"Eu podia estar roubando, matando... mas estou aqui perplexo com a falta de ética, de respeito. Ontem, ao ver uma chamada do humorístico 'Zorra Total', me deparo com um ator vestido com um gorro preto e branco, regata na mesma cor, dentro de um ônibus. Essa figura, um corinthiano, um mano, um motoboy que fala gírias, é uma velha conhecida de nós paulistas, reflexo de uma realidade comportamental e linguistica. Muitos personagens parecidos com ele vieram depois", relatou o ator, na ocasião.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos