Gilberto Barros nega mal-estar na RedeTV! e afirma que não vai para Record

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

Desde que Luiz Bacci deixou a Record e foi para a Band, surgiram rumores de que seu sucessor no "Balanço Geral" seria Gilberto Barros, apresentador do "Sábado Total", da RedeTV!. Em entrevista ao UOL, Leão, como é conhecido, disse que sequer recebeu convite da emissora. A história aumentou depois que foi noticiado que ele estaria insatisfeito com a RedeTV! após ser repreendido pela cúpula da emissora por apresentar seu programa usando bermuda, no dia 10 de maio.

Acostumado a aparecer para o público sempre de terno e gravada, Gilberto surpreendeu os telespectadores ao aparecer mais à vontade, mas negou qualquer repreensão por parte da direção. "Se tivesse tomado alguma chamada, acataria como um funcionário. Nunca rolou esse tipo de situação. Não teve bronca nenhuma, apenas vieram me perguntar se tinha acontecido alguma coisa. Aguardem que no verão estarei de tanguinha", brincou.

Wayne Camargo / Divulgação Rede TV!
Gilberto Barros apresentou o programa "Sábado Total" de bermuda e teria irritado diretores da RedeTV!

Para Leão, as notícias de que ele iria para Record pipocaram depois que ele participou do programa "Domingo Show", comandado por Geraldo Luiz. "O que eu penso é que quando o Leão começa a rugir, incomodar a concorrência, vira vitrine. Não tem nenhum fundo de verdade isso. Não vou sair da RedeTV!, estou muito satisfeito aqui, meu contrato vence em 2015 e pretendo renovar", garantiu. "Tenho uma cumplicidade com a minha equipe e com a emissora. Se não fosse assim, me sentiria rejeitado", declarou.

A cumplicidade com a RedeTV! não é à toa. Gilberto ficou afastado da TV de 2008 até 2012, quando recebeu uma ligação do vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho, o convidando para um novo projeto na emissora. A saída da Band foi traumática. Foi lá que o apresentaor viveu seu auge, no ar seis dias por semana, com o "Sabadaço" e o "Boa Noite, Brasil" de segunda à sexta-feira.

Neste período longe da TV, ele contou que adoeceu. "Foi muito difícil mesmo. Entrei em uma profunda depressão de último grau e, por conta disso, ganhei diabetes nervosa. Tenho casa em Orlando (EUA) e fui para lá com a intenção de deixar os problemas aqui, mas não adiantou, foi terrível. Não tinha vontade para nada, era desesperador. Quando vinha para o Brasil, a esperança brotava de novo de receber um convite para trabalhar, mas ficava um mês aqui e nada. Me esqueceram", desabafou.

Ele lembra que alguns "amigos" também sumiram. "Tenho que agradecer demais à minha família e aos amigos que vi que realmente eram verdadeiros". Ao ser questionado se sente mágoa da Band, Gilberto limitou-se a dizer que continua amigo da família Saad, dona da emissora.

Manuela Scarpa/Foto Rio News Não admito que inventem notícias ao meu respeito. Quando trato assuntos desse tipo no meu programa, fico incomodado, mas é meu trabalho, é o que me mandam fazer. Gilberto Barros

Na RedeTV!, Leão apresenta um programa semelhante ao "Sabadaço", da Band. Exibido ao vivo, "Sábado Total" é um típico programa de auditório. Nas quase quatro horas de duração, Gilberto entrevista famosos, faz reportagens especiais, game shows com famosos e leva atrações musicais. "Eu adoro o meu programa. Minha equipe funciona sem mim, mas faço questão de vir trabalhar todos os dias", enfatizou.

Apesar de entrar na vida íntima dos famosos em seu programa, o apresentador afirma que não gosta de ver seu nome envolvido em fofoca. "Não admito que inventem notícias ao meu respeito. Quando trato assuntos desse tipo no meu programa, fico incomodado, mas é meu trabalho, é o que me mandam fazer. Mas não invento nada. E se inventarem notícias a meu respeito, eu processo mesmo, não tenho medo de nada. Minha vida toda é constituída na honestidade. Jamais permito que duvidem da minha índole", afirmou.

Briga com Datena
Apesar de terem trabalhado na mesma emissora, Gilberto e José Luiz Datena nunca foram amigos. Em 2009, ele se envolveu em uma polêmica com o apresentador do "Brasil Urgente". Após Gilberto dar nota cinco para o Datena num programa de TV, os dois se encontraram em uma churrascaria em São Paulo. Mas o clima não foi dos melhores, eles bateram boca e houve até agressão física. Gilberto não entrou em detalhes sobre o episódio e limitou-se a dizer que tudo já foi resolvido entre eles, mas que não mantém nenhum tipo de relação. "Não tenho nenhuma relação com o Datena e é assim que deveria ser mesmo. Não o conheço a ponto de dizer se gosto ou não dele. Não somos amigos", afirmou.

"Mas conquistei muitos amigos nessa minha carreira. Existe muita gente falsa nesse meio, mas eu nunca puxei o tapete de ninguém, estou aqui para ajudar. É muito bom quando as pessoas te olham no corredor e te admiram pelo seu profissionalismo e não por puxar saco de ninguém. Devo ter conquistado inimigos, pois existe muita gente invejosa", declarou.

Com 55 anos e 44 de carreira, Gilberto Barros, assim como Datena, já comandou programa policial. Em 1998, ele foi contratado pela Record para apresentar o "Cidade Alerta", mas hoje Leão garante que não quer mais saber disso. "É muita encrenca, saía 'carregado' do estúdio, me sentia mal comigo. As pessoas não me olhavam mais como artista. Me abordavam na rua e diziam: 'Seu delegado, vai em casa prender meu marido porque ele me bateu'. Começou a ficar pesado para mim. E não somos super-heróis e nem donos da verdade. Temos responsabilidades como jornalistas. Tem que tomar cuidado com o que fala. Tem gente que apela para fingir que é o Superman e não é", disparou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos