Cantando "Flashdance", freira bate metaleiro e vence "The Voice Itália"

Do UOL, em São Paulo*

A freira Cristina Scuccia, de 25 anos, venceu a final do programa "The Voice Itália" nesta quinta-feira (5) com uma sequência de apresentações de música pop. Ela superou os competidores Giacomo Voli, Tommaso Pini e Giorgia Pino – respectivamente em segundo, terceiro e quarto lugares –, depois de cantar as músicas "Beautiful That Way", da trilha sonora do filme "A Vida é Bela", "Lungo La Riva", "Gil Anni", "No One" e "Flashdance... What a Feeling".

No último embate, contra Giacomo Voli, Cristina teve 62,30% dos votos do público. Com longos cabelos cacheados, olhos claros e um visual metaleiro, Voli mostrou um repertório que foi da ópera "Nessun Dorma", famosa na voz de Luciano Pavarotti, ao rock "Stairway To Heaven", da banda Led Zeppelin. Em sua última apresentação, da música "Vivere il mio tempo", da banda italiana Liftiba, o músico tocou violão e ganhou elogios dos jurados pela versatilidade.

Reprodução/RAI
Cristiana e Giacomo Voli aguardaram o resultado da final abraçados
Para ganhar a batalha final, a freira fez covers inéditos, duetos e até recitou o "Pai Nosso" no palco, arrancando muitos aplausos da plateia. 

"Agradeço a todos aqueles que me ajudaram nesse período difícil", declarou a religiosa, que teve uma experiência missionária de quase dois anos no Brasil, durante a qual ela trabalhou com jovens em situação de pobreza. 

Sucesso no mundo inteiro, a freira recebeu apoio de internautas de outros países durante a transmissão da final. "Toda a sorte à freira Cristina! Te seguimos e torcemos da Argentina", escreveu um deles no site oficial. Mensagens semelhantes foram postadas por torcedores de países como México, Canadá, Colômbia, Equador e do Brasil. "Brasil, com Sour Cristina, belissima", escreveu Elisa Siqueira, de Guaratinguetá.

Surpresa com música de Alicia Keys
Cristina surpreendeu jurados e telespectadores do mundo inteiro ao cantar "No One", de Alicia Keys, na audição do programa. Indagada se o Vaticano poderia reagir negativamente a sua participação no programa, ela respondeu: "Já que o papa Francisco fala de um evangelho de alegria, acho que estou em um bom caminho". 

Quando entrou no palco pela primeira vez no programa, de hábito preto e com uma cruz no pescoço, a freira surpreendeu pela aparência e pela voz, causando um verdadeiro furor nas redes sociais.

Até o cardeal Gianfranco Ravasi, o "ministro da Cultura" do Vaticano, publicou um tuíte, citando o apóstolo Pedro: "Cada um de nós, segundo o dom que recebeu, põem-no a serviço dos outros #irmãcristina". "Tenho um dom, e eu o dou", disse a irmã Cristina a um dos membros do júri, a apresentadora e cantora Raffaella Carrà, que lhe perguntou se era, realmente, uma freira.
 
"Mas o que o Vaticano diz?", questionou o júri. "Espero um telefonema do papa Francisco", brincou Cristina. O papa "nos diz que devemos sair (dos conventos), que digamos que Deus não nos exclui de nada, pelo contrário, Ele nos estimula a dar", acrescentou.
 
Confira abaixo a primeira apresentação de Cristina no "The Voice" italiano:
 

 

*Com agências ANSA e AFP

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos