Episódio dos Simpsons na Copa chama torcidas de nazistas

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

O episódio dos "Simpsons" em que Homer vem ao Brasil para apitar os jogos da Copa foi exibido no Centro de Treinamento do Corinthians nesta quarta (29), na zona leste de São Paulo.

Chamado "You Don´t Have to Live Like a Referee", o episódio se refere a torcedores brasileiros e alemães, que disputam a final no Maracanã, como nazistas. A piada, no entanto, é engraçada. Em meio à partida, um torcedor brasileiro grita para um alemão: "Nazistas!" O alemão retruca: "Estivadores nazistas!" Um terceiro torcedor interfere: "Calma, caras! Vocês dois têm razão!"

Para o lançamento, esteve presente o próprio Homer Simpson, que chegou a "treinar" com a equipe de reservas do time.

Com quase meia hora de duração, o episódio faz outras piadas com a cultura brasileira. A música que emabala as partidas da seleção nas cidades de Manaus, Recife e Brasília aparentemente faz piada do que os roteiristas do seriado consideram samba: "Em cima, em cima, em cima! Sempre assim! Embaixo, embaixo, embaixo! Sempre assim! Samba!"

Veja cena de episódio de "Os Simpsons" sobre a Copa

Mas as principais piadas são em torno da visão que os americanos fazem do futebol. Ao apresentar a principal jogador da seleção brasileira, El Divo, os narradores dizem que ele é "especialista em simular lesões" e cavar faltas. Em outro momento, quando Homer vai apitar a primeira partida, chama o esporte de "pebolim humano".

Nos estádios, há placas ironizando o esporte: "Futebol como os americanos tentam jogar e não conseguem"; "As melhores equipes contra as melhores equipes significa uma coisa: sem gols."

Em relação ao primeiro episódio da série que aconteceu no Brasil, que gerou muitas críticas pelas imprecisões geográficas e culturais, este tem uma preocupação em representar muito bem graficamente os pontos turísticos e os estádios das cidades-sede da Copa.

Em São Paulo, por exemplo, o Itaquerão é mostrado com o símbolo do Conrinthians. Um skyline da cidade também mostra a catedral da Sé, a ponte estaiada, o prédio do Banespa e a avenida Paulista. E o rio Amazonas não deságua nas Cataratas do Iguaçu como acontece em um dos filmes do James Bond.

Aliás, o trecho em que mostra a família Simpson navegando de barco pela Amazônia mostra cenas de desmatamento e a instalação de uma filial do Krusty Burger.

Os americanos, como de hábito no seriado, também não são poupados. Marge fica o tempo todo tentando aprender a falar português. Em uma das cenas, ela fala com um sotaque tão horrível que um gângster, que passa o episíodio todo tentando subornar Homer, lhe responde: "Seu sotaque é tão bom que vou pedir para você dar aula de hebraico para o bar mitzvah do meu filho!"

O episódio vai ao ar no dia 8 de junho às 20 horas, no canal a cabo Fox.em um especial com três episódios relacionados ao Brasil - visita dos Simpsons ao Rio de Janeiro, São Paulo; participação de Ronaldoe o terceiro será inédito.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos