Banda indie eliminada no "SuperStar" diz que Ivete "deveria pesquisar mais"

Natalia Guaratto

Do UOL, em São Paulo

Eliminada do programa "SuperStar" após uma mudança de regra aplicada no último domingo (27), a banda Tipo Uísque, do Rio de Janeiro, disse estar "conformada" com o resultado da primeira fase do reality show, mas que não considera o critério justo. Alvo de um comentário de Ivete Sangalo sobre a cena indie nacional, o grupo ainda disse que a cantora "deveria pesquisar mais".

Mesmo depois de ter atingido 72% de aprovação do público e recebido "sim" dos três jurados, o grupo não prosseguiu na competição. Com nove bandas e apenas seis vagas a serem preenchidas, o "SuperStar" improvisou um ranking para definir a classificação no último programa. Nas três audições exibidas anteriormente, qualquer banda que atingisse 70% de votos se classificava. Além da Tipo Uísque, a Banda Lapada também ficou de fora mesmo com mais de 70%.

"Não foi totalmente justo", disse Joana Cid, baixista da Tipo Uísque, em entrevista ao UOL. A instrumentista contou que os grupos concorrentes só souberam da mudança na avaliação no dia da apresentação. "A gente ficou chateado de não continuar, mas só de levantar o telão, já valeu a pena", completou, destacando que a exposição já fez a  quantidade de seguidores na fan page do grupo no Facebook aumentar.
 
"Cedo ou tarde, seríamos eliminados"
Apesar de ter apresentado o hit radiofônico "Royals", da cantora Lorde, Joana acredita que o som indie rock e autoral do grupo não iria ter vida longa no reality show por não ter apelo popular. "Cedo ou tarde, seríamos eliminados", disse, acrescentando que a escolha da canção foi sugestão da produção do programa. Além de "Royals", a banda havia pré-selecionado uma música autoral e um cover de "Beijinho no Ombro", faixa da funkeira Valesca Popozuda. 
 
Além do resultado polêmico, a apresentação da Tipo Uísque também gerou comentários nas redes sociais por uma observação feita pela cantora Ivete Sangalo. "Nunca tinha visto uma banda indie. Se eu vi, não sabia que era indie", disse a jurada. Em resposta, Joana, a baixista do grupo, disse: "Por ela [Ivete] ser uma musicista, deveria pesquisar mais". 
 
Formada em 2009, a Tipo Uísque já tocou na edição brasileira do Lollapalooza e no festival texano SXSW. Além disso, o grupo abriu shows de bandas internacionais como Passion Pit, Band of Horses e The Naked and Famous, e tem dois EPs lançados: "Afague" (2010) e "Home" (2012). 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos