Mudança de regra e confusão marcam fim da primeira fase do "SuperStar"

Do UOL, em São Paulo

O último dia de audições do reality show "SuperStar" foi marcado mais pela confusão provocada pela mudança de regras do que pela performance das bandas.

Diferentemente do critério adotado nos três primeiros programas, a classificação das bandas neste domingo (27) não ficou condicionada aos 70% de aprovação - contando voto popular e dos jurados, a partir de quando sobe o telão que "esconde" a concorrente -, mas de um ranking que classificou as seis bandas mais votadas da noite.
 
Fernanda Lima tentou, mas não conseguiu deixar claro como funcionaria a classificação. "O telão subiu, mas isso não significa nada", disse à primeira banda. Em outro momento, a apresentadora avisou que a próxima banda teria que superar o percentual do grupo anterior - que tinha sido de mais de 80% - para que o telão subisse. "Ah, não, mantém os 70%", corrigiu-se depois de ser alertada pela produção.
 
A alteração forçou a eliminação de duas bandas que alcançaram os 70% e teriam se classificado de acordo com critério adotado nas outras audições. "Mudou a norma do programa e a gente não tem nada a declarar", disse a vocalista da banda Lapada, ao saber que seu grupo havia sido eliminado após ter sido superado por outros seis.
 
Das nove bandas que se apresentaram no palco do "SuperStar" nesta noite, apenas uma não atingiu os 70% de votos. As seis classificadas para a próxima fase foram: Jamz, Melody, Curtindo a Vida, Gafieira Carioca, Bicho de Pé e Macucos. 
 
Os padrinhos só foram revelados no último bloco, sem uma explicação objetiva sobre como foram escolhidos. André Marques disse que o jurado que aprovou primeiro cada banda tinha preferência na distribuição das equipes. 
 
Nas semanas anteriores, as bandas Cidade do Reggae, Cluster Sisters, Fuzzcas, Tarcisio Meira's Band, The Soul Session, To de Cara, Youte Lions, Radio Hits, Trio Violada, Lion Jump, Move Over, Luan e Forró Estilizado, Depois do fim, Grupo do Bola, Instinto, Malta, Mary Di e Suricato haviam garantido uma vaga na próxima fase do reality.
 
Reprodução/TV Globo
Fábio Jr. deu beijo em fã no "SuperStar"
Selinho e debate sobre indie
A noite deste domingo também teve declarações inusitadas dos jurados e um selinho de Fábio Jr. na mãe de uma das concorrentes.
 
Depois da apresentação da banda Tipo Uísque, que acabou desclassificada, Dinho Ouro Preto falava sobre a cena independente nacional quando Ivete Sangalo declarou: "Eu nunca vi uma banda indie. Se vi, não sabia que era indie", provocando risos do público e comentários nas redes sociais.
 
Minutos antes, ela classificou como punk o som feito pela banda Jamz, que tocou a música "Happy", de Pharrell Williams, faixa pop que faz parte da trilha sonora do filme "Meu Malvado Favorito 2".
 
Menos perdido e mais participativo do que em outras semanas, Fábio Jr. parecia ter pesquisado sobre cada uma das bandas antes do programa, fazendo comentários sobre suas trajetórias, como músicas autorais, discos gravados, shows e participações em festivais.
 
Mas seu momento mais festejado foi quando atendeu o pedido de um abraço feito pela mãe de uma concorrente. Depois de abraçá-la, o cantor ainda deu um selinho na fã. "Minha mãe agora vai querer vir aqui e ganhar esse selinho", brincou André Marques.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos