Em Família

Bruna Marquezine rouba a cena em festa de lançamento de "Em Família"

Carla Neves

Do UOL, no Rio

Com um look "meio bonequinha", como ela mesma definiu, Bruna Marquezine roubou a cena na festa de "Em Família", nova trama das nove da Globo, na noite deste domingo (2), no Copacabana Palace. Sempre acompanhada de sua assessora de imprensa, a atriz - que usou um vestido Dolce & Gabanna, uma bolsa Louis Vouitton, sapatos Christian Louboutin, brincos Ara Vartanian e anel Carla Amorim - foi a mais assediada pelos repórteres e convidados da festa, cuja decoração foi inspirada em elementos da cultura austríaca, por onde a novela passa para contar parte da história.

"Está sendo uma honra fazer uma Helena. Faço a Helena com 18 anos, uma menina que preza a sua liberdade e é muito intensa e verdadeira. Depois faço a Luiza, filha da Helena [vivida por Júlia Lemmertz]", contou, despistando se terá um romance com Laerte, papel de Gabriel Braga Nunes, que foi o grande amor de Helena na juventude.

"Por enquanto, a Luiza não se envolve com o Laerte. Ele primeiro se encanta por ela pela semelhança com a Helena", adiantou, abrindo um sorriso ao ser questionada se o namorado, o jogador de futebol Neymar, é ciumento como o da personagem.

A atriz afirmou que se identifica com Helena no que se refere à independência e ao fato de ser destemida. E contou que tem planos de estudar cinema depois que a novela terminar.

"Sempre quis fazer faculdade de cinema, mas não está dando por conta da novela. Depois que acabar, pretendo ir provavelmente para Nova York e fazer uns cursos", disse, explicando como faz para manter a ótima forma. "Fecho a boca e malho. Tenho que estar sempre me cuidando. A televisão engorda 5 quilos".

Manoel Carlos, autor da novela, admitiu que está nervoso às vésperas da estreia, nesta segunda. "Sempre rola essa incerteza da estreia. No dia que isso acabar, acaba a emoção", confidenciou, reafirmando que pretende que seja a última novela da sua carreira. "Meu contrato com a Globo vai até 2017. Novela é uma carga muito pesada. Mas tenho várias ideias para seriados e minisséries", acrescentou.

Como a trama também vai mostrar a história de Clara e Marina um casal homossexual vivido respectivamente pelas atrizes Giovanna Antonelli e Tainá Müller, Maneco comentou sobre a exibição do beijo gay entre Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano) no último capítulo de "Amor à Vida".

"Toda história de amor cabe um beijo, claro. Sempre fui muito cobrado por isso, mas eram outras épocas. Agora tenho duas moças na novela e pode sim ter um beijo entre elas. Escrevo novelas e não tenho problema de falar sobre o assunto. Só não quero que seja um beijo por beijar. A história tem que pedir", opinou, adiantando que em uma cena Clara, papel de Antonelli, vai ler em uma revista uma matéria sobre Daniela Mercury e a esposa, Malu Verçosa.

"E ela vai dizer: 'Santa Daniela, que você me ajude'. Esse é o momento que estamos vivendo. Se os casais de gays podem estampar a primeira página dos jornais com seus casamentos, o beijo é uma coisa óbvia, consequente", argumentou.

Intérprete da última Helena de Maneco, Júlia Lemmertz comentou sobre a emoção de viver a protagonista em uma novela dedicada pelo autor à sua mãe, a atriz Lilian Lemmertz, que interpretou a primeira Helena de Maneco em "Baila Comigo", trama exibida em 1981 na Globo.

"Você tem que estar muito preparada para a emoção, mas digo a minha emoção de personagem, não a minha de filha", declarou.

Gabriel Braga Nunes, que vive Laerte, par de Júlia Lemmertz na novela, falou sobre o prazer de interpretar o texto de Maneco e contou como surgiu o convite para atuar na trama, dirigida por Jayme Monjardim.

"O convite surgiu pessoalmente pelo Jayme, antes de acabar 'Saramandaia'. Sempre quis fazer uma novela do Maneco. Quando soube que era com a Júlia Lemmertz, aceitei na hora. E foi uma alegria completa", elogiou.

O ator contou que o Laerte adulto é totalmente diferente do personagem na juventude.

"Ele é talhado pela vida e não se parece em nada com o jovem. Ele trabalhou as dificuldades da adolescência, mas o amor não morreu. Mesmo quando parece que acabou, não acabou", adiantou ele.

Uma grande árvore genealógica dourada, bem no meio do salão e retratando os personagens, recebia os cerca de mil convidados, entre elenco, direção, equipe técnica e de produção e jornalistas. Arranjos de galhos de pitanga e folhagens naturais, cachos de astromélias e mini rosas vermelhas naturais decoravam o espaço.

Na varanda, a descontração carioca do famoso Leblon de Manoel Carlos foi representada pelo calçadão que fez Copacabana famosa em todo o mundo, e por paisagens impressas em grandes bandeiras espalhadas pela ampla sacada.

O Golden Room, terceiro ambiente da festa, abrigou uma exposição de fotos femininas sensuais em preto e branco, feitas pelo próprio Jayme Monjardim e que fazem parte do portfólio da personagem Marina, interpretada por Tainá Müller.

Para apresentar a novela, subiram ao palco as Helenas das três fases da trama: Júlia Lemmertz, Bruna Marquezine e Júlia Dalavia, que leram textos sobre a mítica personagem, escritos por Maneco. Em seguida, os cantores Gaby Moreno e Ricardo Arjona se apresentaram, seguidos por Sandy. A cantora Ana Carolina interpretou a música de abertura da novela, "Eu Sei que Vou te Amar", e deu lugar a Humberto Martins, que convidou a todos para assistirem ao clipe da novela.

A apresentação se encerrou com a atriz Roberta Almeida e uma performance de Zouk. Em seguida, a pista de dança foi aberta e começou a ser animada pelo DJ Papagaio, que passeou por hits nacionais e internacionais.

Assinado pelo chef Itamar Araújo, residente do Copacabana Palace, o bufê teve toques da gastronomia austríaca, e reinventou comidas tradicionais do país, como vieira com abacaxi ao molho sriracha; käsespätzle com leve molho de queijo; e spätzle com goulash e a sacher torte.

Cenas de "Em Família"
Cenas de "Em Família"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos