Sem Maisinha no elenco principal, SBT estreia spin off de "Carrossel"
Amanda Serra
Do UOL, em São Paulo
Sem a presença da atriz e apresentadora Maisa Silva, a Maisinha, no elenco principal, o SBT estreia no dia 11 de janeiro a série "Patrulha Salvadora", um spin off de "Carrossel". Maisinha fará apenas participações especiais, o que deve ocorrer a partir do 14° episódio. Ao contrário dos outros personagens, ela não terá um "superpoder".
"Quando começamos a escalar o elenco respeitamos os compromissos profissionais das crianças e a Maisa estava no 'Bom Dia & Cia'", justificou o diretor da trama Ricardo Mantoanelli, em conversa com a imprensa nesta quarta (11), nos estúdios da emissora em Osasco, São Paulo.
Os fãs do folhetim infantil poderão rever os personagens: Cirilo (Jean Paulo Campos), Maria Joaquina (Larissa Manoela), Jaime (Nicholas Torres), Alicia (Fernanda Concon), Mario (Gustavo Daneluz), Davi (Guilherme Seta), Carmem (Stefany Vaz), Daniel (Thomaz Costa), Jorge (Léo Belmonte) e o cão Rabito. Maduros, como fazem questão de ressaltar, terão super poderes e todos serão apresentados como super-heróis. Em cada capítulo, eles terão que desvendar mistérios e vencer um vilão na cidade fictícia de Kauzópolis.
Alicia possui o poder da "velocidade", Mario é um poderoso "encantador de animais", além de cientista, Davi possui uma excelente "pontaria", Cirilo tem o dom do "coração puro", Maria Joaquina usará sua "bolsa de utilidades", Jaime o poder da "força", Carmen é dotada de uma poderosa "visão", Daniel trabalha com seu "super-QI" e, por fim, Rabito, o supercão. Jorge tenta comprar uma vaga no grupo de super-heróis, mesmo sem ter qualquer superpoder e estar por trás das maldades.
Com 26 episódios de 45 minutos, inspirados nos desenhos animados "Scooby Doo" e "Capitão Planeta", além de outros clássicos dos quadrinhos e da TV, a trama deve ficar no ar dia 5 de julho - totalizando duas temporadas. "Se der 7,8 pontos de audiência já estamos felizes. Estamos fazendo um trabalho honesto, se desdobrando com a mesma equipe de 'Chiquititas'", afirmou Mantoanelli, que também espera alcançar dois dígitos no Ibope. O investimento em cada capítulo custa R$ 250 mil, mas a ideia é baixar o valor para R$ 220 mil.
A série será exibida aos sábados, às 20h30. A estratégia do SBT é aproveitar a baixa da Record em baixa aos sábados, desde a mudança de Rodrigo Faro para o domingo, para manter-se na vice-liderança e tornar a série um produto fixo na grade de programação. Além, é claro, de trazer o público infanto-juvenil de "Chiquititas" para o fim de semana. "Acredito que esse núcleo pode crescer e se tornar um projeto sólido", afirmou Mantoanelli, sobre a ideia de prolongar a série até o fim de 2014.
Diferentemente de "Carrossel" e "Chiquititas", "Patrulha Salvadora" tem roteiro original de Iris Abravanel e sua equipe de oito pessoas. "A gente está super feliz em criar e não mais adaptar. Estamos nos desdobrando, mas a palavra paixão resume tudo", afirmou a supervisora de texto, Rita Valente ao UOL.
Com a intenção de criar um núcleo de teledramaturgia no SBT, a expectativa é que um novo autor seja contratado, já que apenas a mulher de Silvio Santos ocupa esse lugar hoje. "A gente pensa diariamente no segundo horário, falta apenas uma logística. Já existe até o projeto de uma próxima novela", adiantou o diretor artístico Fernando Pelégio, sobre o desejo do SBT de produzir folhetins.
"O nosso grande desafio é fazer cada vez mais com menos dinheiro. Isso não é só no SBT, mas uma questão empresarial. Não tenho dúvidas que hoje a direção do SBT olha com bons olhos para teledramaturgia e pensa no futuro em investir mais, diante do sucesso de 'Chiquititas' e do potencial de 'Patrulha' [Salvadora]", afirmou Ricardo.
Maturidade
Usando aparelho nos dentes, Larissa Manoela diz que seu papel agora é o de uma pré-adolescente menos metida. "A Maria Joaquina cresceu, amadureceu e agora consegue conviver com o Cirilo, com as outras crianças. Ela agora é uma heroína. É uma nova experiência", afirmou a atriz.
Já Cirilo continua sendo satirizado pelo grupo, por conta de sua ingenuidade. "Ele continua apaixonado pela Larissa Manoela e é o coração bom do grupo", contou Jean.