Pecado Mortal

Record aluga mais de 150 carros dos anos 1970 para novela "Pecado Mortal"

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

  • Munir Chatak/Record

    Picasso (Vitor Hugo) com seu Maverick, um dos carros mais caros dos anos 1970

    Picasso (Vitor Hugo) com seu Maverick, um dos carros mais caros dos anos 1970

Para dar veracidade à trama de "Pecado Mortal", novela de Carlos Lombardi ambientada na década de 1970, a Record tem alugado cerca de 150 carros da época. São diversos modelos de Fusca, Kombi, Opala, Veraneio, 1600 "Zé-do-Caixão", Mercedes-Benz, Puma, Passat, Brasília, Galaxie Landau, Maverick, entre outros. Há até modelos de Alfa Romeo que provavelmente eram de períodos mais recentes.

Segundo o diretor de arte da novela, Carlos Rangel, foi difícil encontrar os veículos, pois o único colecionador que dispunha dos veículos não permitia que eles fossem usados em cenas de ação.

"Esses carros são relíquias. E você sabe que esses colecionadores tratam os carros melhor que suas mulheres. Este primeiro fornecedor não queria nem que os dublês entrassem nos veículos, o que inviabilizava completamente o nosso uso. É uma novela de ação, escrita pelo Carlos Lombardi... Além do mais a gente precisa destruir alguns durante as cenas. Já mandamos cinco pelos ares", diz o diretor de arte.

A solução, segundo Rangel, foi encontrar outro fornecedor, que se dispôs a comprar uma frota especialmente para alugar para a emissora. "Nós temos entre 30 e 35 carros fixos, que são aqueles que pertencem a cada personagem. Cada vez que tem uma gravação, eu aviso ao fornecedor quais personagens estarão em cena e eles mandam os carros a reboque."

Rangel explica que os veículos são rebocados por serem muito antigos. "Temos medo de haver alguma pane no meio da rua e atrapalhar a agenda de filmagens. Tanto que, quando estamos em gravações, tem sempre um mecânico à disposição."

Carros combinam com personagens

Que carro é esse?

Divulgação/Record
A identificação dos modelos teve a colaboração de Fabrício Samaha, editor do site Best Cars.

Carlos Rangel disse que fazer pesquisa para chegar aos carros foi fácil. "Eu tenho 51 anos e vivi os anos 70. Além disso, tem muita informação na internet. A partir disso, mostrei os modelos para o diretor-geral, o [Alexandre] Avancini , e para o Lombardi. Aí eles escolheram o carro para cada personagem de acordo com sua personalidade."

A filhinha de papai Leila (Juliana Didone), ganhou um Puma; o Carlão (Fernando Pavão), que tinha uma escolinha, usava uma Kombi, que era a van escolar da época; já o policial corrupto Picasso (Vitor Hugo), ganhou um Dodge Dart.

"Era um carro caríssimo para a época. E como ele é um homem que gosta de se mostrar muito e aparentar o que ele não é, foi escolhido esse. Apresentei de seis a sete carros por personagem para que o Lombardi e o Avancini escolhessem. Donana [Jussara Freire], ganhou um Opala vinho quatro portas com capota bege, que era um carro de família; já o bicheiro Michelle Vêneto [Luis Guilherme], tem um Galaxie. O Otávio [Felipe Cardoso], que é um playboy, ganhou um Opala SS laranja. Os carros eram super coloridos naquele tempo. Tinha de amarelo a azul calcinha", relembra o diretor de arte.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos