Em Família

Júlia Lemmertz diz que Helena terá conflito com filha na nova trama das 9

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Gabriela Andrade e Thyago Andrade/Foto Rio News

    Atriz será a protagonista de "Em Família", trama que substituirá "Amor À Vida" no horário nobre da Globo

    Atriz será a protagonista de "Em Família", trama que substituirá "Amor À Vida" no horário nobre da Globo

Prestes a começar a gravar "Em Família", nova trama das nove da Globo em que dará vida à última Helena do autor Manoel Carlos, Júlia Lemmertz confirmou que sua personagem viverá um conflito com a filha Luiza (Bruna Marquezine). É que a jovem vai se apaixonar pelo músico Laerte (Gabriel Braga Nunes), que foi o grande amor de infância e adolescência de Helena.

"A história começa em Goiás Velho, onde tem duas famílias. Dois irmãos se casam com duas irmãs e o filho de um desses casais, que é o Laerte, é primo da Helena. Eles são primos-irmãos e namoram desde criança. Namoram, brigam, namoram... E prometem se casar. Só que esse casamento dá errado e eles se separam. Mas voltam a se encontrar 20 e tantos anos depois. E aí a Helena já está casada com o Virgílio [Humberto Martins], que é o melhor amigo do Laerte", adiantou a atriz nesta quarta (30), durante a festa de lançamento de "Além do Horizonte". Júlia acompanhou o marido, Alexandre Borges, que integra o elenco da nova trama das sete da emissora.

Júlia contou que a novela terá três fases e todos os personagens aparecerão em todas elas. "A terceira fase, que começa a partir do 11º capítulo, mostra os personagens adultos. A primeira e a segunda são como uma minissérie, com dez capítulos", explicou.

A Luiza não sabe que o Laerte já foi casado com a Helena porque a mãe nunca contou para a filha sobre seu passado. A briga foi tão feia que ela não quis contar essa fase da sua vida para a menina. Aí é uma loucura

Júlia, sobre relação de Helena e Luiza

A atriz disse que Luiza vai se apaixonar por Laerte sem saber. "A Luiza não sabe que o Laerte já foi casado com a Helena porque a mãe nunca contou para a filha sobre seu passado. A briga foi tão feia que ela não quis contar essa fase da sua vida para a menina. Aí é uma loucura", contou, acrescentando que Luiza e Laerte vão se conhecer em Viena.

Apesar de ainda não ter começado a gravar – ela começa no meio de novembro -, Júlia contou que já teve contato com Marquezine e aproveitou para elogiar a colega de elenco, com quem já participou de algumas leituras para se preparar para viver a personagem.

"Eu e a Bruna somos super próximas. Ela é um amor, já é minha filha. É uma graça, super compenetrada, estudiosa e disponível", disse ela, garantindo que não fez nenhum laboratório específico para o papel. "O texto do Maneco é tão bom e tão bem escrito que a gente não precisa ficar fazendo muito laboratório. Tudo o que é importante está nele. Ele dá o personagem pronto para a gente".

Júlia comentou sobre o fato de ter sido escolhida para viver a última Helena do novelista, que a escalou por ser filha de Lilian Lemmertz, atriz que deu vida à sua primeira Helena em "Baila Comigo", trama exibida em 1981 na Globo.

"A homenagem está no fato de eu estar fazendo a última Helena do Maneco. Mas são Helenas muito diferentes. Diferentes na história, talvez. Mas no íntimo elas têm coisas muito próximas: questões familiares, amor. A Helena de agora é uma mulher muito interessante. Tem essa história de amor que não deu certo e ainda é mal resolvida na vida dela. Mas ela age bem. É feliz do jeito que é, com o marido que casou, com a filha que tem", contou.

A atriz também falou sobre a declaração de Manoel Carlos, que disse que a nova Helena terá um pouco de cada uma das outras oito. "Ela realmente tem um pouco de todas as Helenas. Como todas as outras, ela é uma mulher de contrastes. É boa, mas ao mesmo tempo é má. Não má de fazer maldade, mas de tomar atitude. E nem sempre as atitudes estão certas. Ela é uma mulher de verdade. Não é a heroína, porque ela sofre, tem coisas que não conta. Tentando acertar às vezes erra. Mas é uma mulher extremamente positiva e forte", definiu.

Ela realmente tem um pouco de todas as Helenas. Como todas as outras, ela é uma mulher de contrastes. É boa, mas ao mesmo tempo é má. Não má de fazer maldade, mas de tomar atitude. E nem sempre as atitudes estão certas. Ela é uma mulher de verdade. Não é a heroína, porque ela sofre, tem coisas que não conta. Tentando acertar às vezes erra. Mas é uma mulher extremamente positiva e forte

Júlia Lemmertz, sobre a sua Helena

Ainda de folga, Júlia contou que tem aproveitado para frequentar leilões, já que sua Helena será uma leiloeira na história. "Ela herdou uma casa de leilões da família. Então estou indo muito a leilões, fazendo umas pesquisas. É uma loucura! Dá vontade de comprar tudo. Comprei uma estatueta e uns copos. Agora estou me segurando", admitiu, aos risos.

 Afastada da TV desde "Fina Estampa", onde deu vida à personagem Esther, a atriz contou que não vê a hora de começar a gravar "Em Família". "Quero colocar a mão na massa", entregou, evitando dar mais detalhes sobre a nova trama das nove. "O Maneco diz que a novela vai acontecendo. Acho uma chatice ler nas revistas o que vai acontecer. Antigamente, a gente via novela e ficava parado em frente à televisão. Você acabava de assistir e ficava ansioso pelo próximo capítulo. Prefiro a surpresa".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos