Velório tem homenagem da equipe de "Sessão de Terapia" a Claudio Cavalcanti

Carla Neves

Do UOL, no Rio

Às 12h36 foi realizada uma cerimônia de despedida no salão celestial do Memorial do Carmo, onde o corpo fica antes de ir para a cremação. Ao lado da filha Lúcia e dos cinco cachorros da SUIPA (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais), Maria Lúcia Cavalcanti observou a homenagem feita pelos amigos para o marido.

Todos entraram no salão ao som da música "Solidão", de Alceu Valença. Em seguida, Paulo Gracindo fez um discurso para o amigo.

"Todos nós somos colegas e amigos do Cláudio. Uma das coisas mais emocionantes da minha vida foi ter visto o Cláudio como ator aos 16 anos. Tinha um ciúme imenso dele, que é uma das pessoas mais próximas do meu ideal como ator. O Cláudio construiu um grande espetáculo na vida. Sempre fez muito sucesso e nos últimos seis anos resolveu se retirar. Tudo o que ele queria era um papel. E agora ele vai estar no GNT fazendo o melhor papel da vida dele. Estou aqui vendo o Cláudio e esses cachorros e morrendo de rir. Isso está sendo uma das coisas mais bonitas que já vi. Cláudio, gostaria de dizer: au, au, au, miau, miau, miau".

Depois foi a vez de a atriz Cássia Kiss homenagear Cláudio.

"Estou tendo o privilégio de estar vivendo a maior de todas as minhas emoções nesses meus 55 anos de vida. Estou me sentindo honrada de estar aqui. A maior e mais bonita referência que tenho dele como ator é a do ator elegante e com a maior de todas as qualidades que eu vi em um ator, que é a ausência de vaidade. Que esse momento nos contagie. Os animais não nos pedem absolutamente nada, só um graveto, um osso. A escolha dele foi linda", disse.

Muito emocionada, uma veterinária que trabalhou com Cláudio na Secretaria de Defesa dos Animais também discursou e elogiou a importância do ator nos projetos e leis voltados para os animais.

"Depois do trabalho do Cláudio, quem gosta de animal não é mais discriminado", disse.

Muitíssimo emocionada, Maria Lúcia falou sobre o trabalho do marido e do casamento de 35 anos.

"Tive o privilégio de ser amada por um homem da dimensão do Cláudio durante 35 anos, em cada segundo da minha vida. Ele era um gênio. Sensível, generoso... Quero passar a mensagem dele para a minha neta: ética, coragem e moral", disse.

Em seguida, Maria Lúcia explicou que seria exibido o vídeo de uma homenagem que Cláudio ganhou no último dia que gravou "Sessão de Terapia", do GNT.

"Quando ele estava fazendo esse trabalho, ele gravava nos finais de semana para conciliar com a agenda como secretário. E ele voltava das gravações numa alegria! Um dia o Selton (Mello) me ligou e disse: estou trabalhando com um menino de 17 anos! Quando terminou, fizeram uma surpresa para ele", contou.

No vídeo, Cláudio é pego de surpresa pela equipe e os colegas de elenco da série. O ator declara que foi o melhor papel que fez na vida e diz que sentirá saudade de todos. Selton Mello também elogia Cláudio.

Após a exibição do vídeo, todos aplaudiram muito e o caixão entrou na esteira para ser cremado. Para finalizar, foi colocada a música "Pedaço de  Mim", na voz de Zizi Possi.

No final da cerimônia, Lúcia, enteada de Cláudio, contou que o ator pediu para que suas cinzas fossem jogadas no mar.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos