Sangue Bom

Em "Sangue Bom", Filipinho assume para a mãe que é gay

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/TV Globo

    Em "Sangue Bom", Filipinho assume para Rosemere que é gay

    Em "Sangue Bom", Filipinho assume para Rosemere que é gay

Em "Sangue Bom", após passar a noite com Peixinho (Julio Almeida), Filipinho (Josafá Filho) irá assumir para a mãe Rosemere (Malu Mader) que é homossexual. A cena vai ao ar nesta sexta-feira (30).

Chegando em casa depois de ter ficado a noite fora sem dar notícias, Filipinho enfrentará a preocupação da mãe e será direto, contando que ficou com Peixinho. Sem querer aceitar, ela pede para ele não fazer mais isso. "Você ouviu o que eu disse?", insiste o filho.

Atordoada, Rosemere tenta fugir dizendo que fará uma ligação, mas é interrompida pelo rapaz. "Mãe, eu tenho uma coisa para te dizer", diz ele. A mãe rebate: "Eu não quero ouvir! Eu não vou ouvir. Você não é! Você não é isso que pensando! Isso é uma fase, filho! É normal, muita gente passa por isso".

Filipinho então a interrompe novamente e se assume. "Isso não é uma fase. Eu sou gay, mãe", diz ele. Rosemere começa a chorar quando Perácio (Felipe Camargo) entra e percebe o que está acontecendo. O pai diz que isso não faz a menor diferença para ele e a avó, Glória (Yoná Magalhães).

"Não faz diferença porque não foram vocês que criaram! Não era você que tinha que ir no colégio semana sim, semana não, conversar com a diretora porque o teu filho apanhava dos colegas e sofria todo o tipo de humilhação", explode Rosemere.

  • Divulgação/TV Globo

    Filipinho recebe apoio de Perácio após assumir homossexualidade

Perácio diz que isso é mais um motivo para ela aceitar orientação sexual do filho. A mãe responde que tem medo de que o filho sofra ainda mais. "Só de imaginar o que você vai sofrer, que você vai ser discriminado. Tanta gente ruim e ignorante que tem nesse mundo! Eu não quero que você sofra, você me entende?"

O jovem ator fala que não escolheu ser desse jeito e pede desculpas, afirmando que tinha medo de fazer a mãe sofrer.  "Não tem nada que pedir desculpa. Você é o melhor filho que uma mãe podia ter. Eu te amo muito e, agora, ainda mais! Te amo, muito, muito", diz Rosemere.

Tempos após a revelação, Filipinho vai abandonar tudo para estudar música em Nova York.

Os atores
Para Josafá Filho, o intérprete de Filipinho, a homossexualide de seu personagem tem sido tratada de forma simples e leve pela novela de Vicente Villari e Maria Adeladide Amaral. "Ele é um garoto sensível e simples. Às vezes, a gente coloca a questão da homossexualidade como algo distante de nós".

"Todo mundo gosta do Filipinho. E quando você descobre que uma pessoa próxima a você, amiga, parceira, é gay, você vai gostar menos dela? A novela traz isso. Ela aproximou um garoto simples, de bairro, que a gente se compadece do sofrimento dele, do sonho que ele tem, e logo depois vem o fato de que ele é gay! E isso pode ser encarado de uma forma simples. O preconceito ainda reina, mas é muito bacana essa simplicidade", acrescentou o ator.

Julio Oliveira, o Peixinho, ressaltou a importância de se falar sobre o tema da homossexualidade na novela. "O papel do ator vai muito além do entretenimento, temos uma função social. Acho que falar sobre homossexualidade numa novela das sete e ter a oportunidade defender esses personagens é um modo de contribuir com toda essa modificação que está acontecendo no nosso país", afirmou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos