Em parceria com o YouTube, Eliana dará R$ 50 mil a "fenômeno da web"

Amanda Serra
Do UOL, em São Paulo

Em parceria com o canal de vídeos YouTube, o "Programa da Eliana" exibirá o quadro "Fenômenos do YouTube", em que o vencedor ganhará R$ 50 mil.

O objetivo é transformar um desconhecido em um sucesso da internet. "Vale gravar seu cachorro fazendo alguma graça, seu filho chorando. O fenômeno da internet não tem explicação. Mas para estar no palco precisa ter um diferencial", afirmou o diretor do "Programa da Eliana", Ariel Jacobowitz, durante entrevista a imprensa nesta segunda-feira (12).

Previsto para estrear em outubro, o quadro é uma adaptação do alemão "YouTube Secret Talents", que foi exibido exclusivamente na web, e essa é a primeira vez que será apresentado na televisão em parceria com a internet. "É moderno o que a gente está fazendo. É uma evolução do quadro 'Fenômenos da Internet'. Isso mostra que a televisão e a internet são complementares", disse a apresentadora Eliana, à frente da atração há quatro anos.

A partir do dia 25 de agosto, o público poderá enviar um vídeo de alguma situação engraçada, após uma seleção da produção, o que tiver mais "curtidas" no canal do YouTube será julgado no palco da programa. Caso não seja escolhido, permanecerá apenas na web.

Com um júri de seis pessoas formado por "talentos do YouTube" e artistas [que ainda não foram escolhidos], a atração terá 16 etapas e 15 eliminatórias. A votação final será por meio do YouTube. Apesar de não ter um tema, os materiais que exibirem conteúdos pornográficos ou políticos serão eliminados. Não há limite de inscritos. 

"A ideia não é fortalecer a carreira das pessoas inscritas. A gente quer dar espaço para pessoa, mas não apadrinhar ninguém. Será um quadro de humor inusitado", explicou Ariel.

"A gente não está  lançando uma plataforma para revelar um talento. É um produto de entretenimento. O telespectador evoluiu, hoje ele assiste televisão na hora que quer e o canal está aberto para quem quer contar uma história", complementou o diretor do YouTube, Alvaro Paes de Barros. 

Segundo o diretor do canal os maiores sucessos do YouTube no Brasil hoje são "Porta dos Fundos", "Makeup by Camila", "Parafernalha", "Improváveis" e os canais da Som Livre e SBT.  

"O YouTube é um complemento da televisão e se tornará o destino do entretenimento. É a grande celebração da audiência na internet", afirmou Alvaro ao UOL.

Vice-liderança

Única mulher à frente de uma atração dominical na TV brasileira, Eliana acredita que o Ibope de seu programa está relacionado ao respeito que construiu com os fãs ao longo da carreira de 25 anos. "Me consolidei ao domingo falando para família. A audiência também tem como o diferencial o fato de ser uma mulher falando para um público familiar. É importante informar e entreter", comemorou a apresentadora.

"Programa ao vivo não significa sinônimo de audiência", afirmou Ariel, que descarta a mudança no formato do "Programa Eliana", caso "O Melhor do Brasil", apresentado por Rodrigo Faro na Record passe a ser ao vivo aos domingos.

Já Eliana acredita que uma atração ao vivo é mais interessante para o público e também para o apresentador. "Artisticamente, acho bacana apresentar um programa ao vivo. Hoje isso só não acontece por questões técnicas, porque o 'Domingo Legal' já tem esse formato. Que bom que há concorrência, isso movimenta a equipe", concluiu Eliana.

25 anos de carreira

Com passagem pela Record e pelo SBT, Eliana contou que teve altos e baixos em sua trajetória profissional e que lidou com suas angústias por meio de análise. "O momento mais complicado da minha carreira foi deixar de falar com as crianças e começar a falar com a família. Fiz aulas de fonoaudiologia, análises... Mas o bacana foi passar por tudo isso de forma tranquila e conseguir manter a credibilidade do leitor", afirmou Eliana, que a partir do dia 1° de setembro terá um novo cenário no Sistema Brasileiro de Televisão. 

Notícias relacionadas



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos