"Não posso me comparar com o Gugu que tem 40 anos de televisão", diz Rodrigo Faro

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

À frente do "O Melhor do Brasil", Rodrigo Faro terá a missão de apresentar, a partir do próximo domingo (16), seu primeiro programa dominical - no lugar do "Programa do Gugu", extinto após a saída de Gugu Liberato da Record. 

"Vou começar do zero e levar 'O Melhor do Brasil' aos domingos. Fomos pegos de surpresa. Não vai ser fácil, mas vou trabalhar duro", comentou oficialmente o apresentador em entrevista coletiva nesta terça-feira (11). "Será a semana mais longa", brincou.

Meu grande sonho sempre foi apresentar um programa aos domingos, mas não achava que isso fosse acontecer em tão pouco tempo

afirma Rodrigo Faro, que tem cinco anos de experiência como apresentador

Consciente de que o horário que vai ocupar está associado ao Gugu, Faro afirmou que seus cinco anos como apresentador não lhe permitem se comparar com o colega. "Não posso me comparar com o Gugu que tem 40 anos de televisão. Nem com a Eliana, o Faustão, o Silvio nem se fala, que estão aí aos domingos. Quando eu tiver 15 anos de experiência aos domingos, começo a pensar em comparação". 

O programa terá duração de 4 horas - 15h30 às 19h30 - e, inicialmente, não será ao vivo.  O presidente do comitê artístico, Mafran Dutra, explicou que "O Melhor do Brasil" foi projetado para ser gravado, por conta dos cenários. A produção, segundo Faro, também é trabalhosa. "Se for ao vivo, até eu vou ter que ajudar a montar e desmontar cenário".

"Estou super ansioso, nervoso, não estou dormindo direito. Meu grande sonho sempre foi apresentar um programa aos domingos, mas não achava que isso fosse acontecer em tão pouco tempo. Estou indo para aprender, conhecer o domingo. Buscar meu espaço no coração das pessoas, dos jovens. Humildade e trabalho são os meus lemas para esse domingo".

Comparação

O apresentador comparou a mudança com sua entrada no "O Melhor do Brasil", quando substituiu o ator Marcio Garcia. "Quando eu estava no 'Ídolos', chegaram em mim em uma quinta e falaram que eu ia apresentar o 'Melhor do Brasil'. Mas a diferença é que agora não estou substituindo o Gugu, estou transferindo meu programa para os domingos".


Estamos no azul com louvor

diz Rodrigo Faro, que não acredita que os cortes na emissora prejudicam a imagem de seu programa

O quadro "Dança Gatinho" promete continuar fazendo sucesso, agora aos domingos. "O Faustão tem a 'Dança dos Famosos', eu tenho o 'Dança Gatinho'", brincou com Faro o concorrente da Globo. Para a estreia, a mulher de Faro, Vera Viel, dançará com ele ao som de John Travolta, no ritmo do filme "Grease – Nos Tempos da Brilhantina". Também será exibido uma nova edição quadro "Faça e Disfarça", um game show no qual um cliente de um restaurante têm de realizar vários desafios.

Rodrigo e Gugu ainda não conversaram, mas o "novato" ainda aguarda por um bate-papo. "O Gugu é um caso raro na televisão. Cresci assistindo ele. Dancei no 'Viva Noite', ganhei um tênis montreal dele. Espero que ele volte logo para televisão", afirmou Faro, que nesta manhã trocou afagos com Liberato pela rede social Instagram.

"Garoto Prodígio"

Esse foi o adjetivo usado pelo presidente do comitê artístico da Record, Mafran Dutra, para definir Rodrigo Faro. "Ele sempre está disposto a ser desafiado, assim como a Record. O Faro está muito alinhado com o nosso pensamento. É um cara jovem e por isso contamos com ele aos domingos agora', explicou. 

Garoto propaganda de diversos produtos, a emissora acredita em um "boom" no setor comercial com o apresentador aos domingos. "O programa o 'Melhor do Brasil' e o Faro já tinham uma grande demanda e o domingo será um grande projeto comercialmente", explicou Mafran.

Em relação às demissões ocorridas na Record nos últimos meses, o diretor não vê como cortes, mas "ajustes" que precisam se adequar com o mercado publicitário. "Produzimos uma TV aberta, que é sustentada basicamente pela publicidade. Em 2002, resolvemos investir na emissora e conseguimos valorizar nossa marca e a grade. A decisão agora é ajustar a estrutura com a realidade  do mercado. Isso não implica em redução, mas em fazer programas que economicamente sejam compatíveis com o potencial de faturamento", afirmou Mafran, que completou: "Isso, claro, implica em ajustes de pessoas".

A grade do segundo semestre será mantida e as atrações "Aprendiz", "Fazenda" e novelas serão mantidas. "Tivemos apenas uma surpresa, que foi a saída do Gugu. Mas a expectativa é que teremos números, economicamente falando, melhores e nada  irá prejudicar nosso conteúdo e nossa audiência", opinou o diretor.

Para Mafran, o foco da Record não mudou: "A questão não é ser líder de audiência, mas em estar presente na vida das pessoas. Continuamos disputando com a Globo. Nosso alvo é a liderança, os objetivos são os mesmos. Não temos interesse em fazer um canal infantil, isso deixa claro que não estamos concorrendo com o SBT (vice-líder no Ibope), mas sim com a líder. Nossa grade é muito mais favorável. Queremos falar sobre cultura, sociedade, sobre o dia a dia, nos comunicar com o público. O sonho está mais vivo do que nunca", afirmou o diretor, mesmo sabendo que a emissora de Silvio já conseguiu bons índices de audiência com o desenho animado "Pica-Pau".

O foco da Record não mudou, continuamos disputando com a Globo. Nosso alvo é a liderança, os objetivos são os mesmos. Não temos interesse em fazer um canal infantil, isso deixa claro que não estamos concorrendo com o SBT (vice-líder no Ibope)

afirmou o diretor do comitê artístico da Record, Mafran Dutra

Aos sábados, a atração tem obtido de 7 a 8 pontos no Ibope. "Estamos no azul com louvor", completou Faro, que não acredita que os cortes na emissora prejudicam a imagem de seu programa.

Saída do Gugu

Depois da saída do apresentador Gugu Liberato da Record, a emissora oficializou Rodrigo Faro como substituto nas tardes de domingo. "O Melhor do Brasil" estreia dia 16 em novo horário e dia. Para ocupar as tardes de sábado da Record, Marcelo Rezende apresentará o "Cidade Alerta" e ficará colado do "Jornal da Record", que será substituído pelo "Legendários". O reality show infantil "Ídolos Kids", que está na reta final, será apresentado aos sábados agora.

Gugu não suportou a pressão e o corte de verbas de seu programa nos últimos meses. O programa de domingo (9) foi o último do apresentador na Record. Ele recebia um salário estimado em R$ 3 milhões e  estava sendo pressionado também a aceitar uma redução salarial. As informações foram publicadas na quinta-feira (6) pelo colunista Ricardo Feltrin.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos