Saramandaia

"'Saramandaia' é completamente nova", afirma autor do remake da obra de Dias Gomes

Claudia Dias

Do UOL, no Rio

Um projeto ousado e completamente diferente do que foi exibido em 1976. Assim é o remake de "Saramandaia", segundo Ricardo Linhares, dramaturgo responsável pela reedição da obra, originalmente escrita por Dias Gomes. A novela será exibida no horário das 23h na Globo, a partir do dia 24 de junho. "Eu mudei completamente a maneira de contar a novela. O público, por exemplo, sabe que o Gibão tem asas desde o primeiro capítulo. É uma maneira nova de contar aquela mesma história. É uma obra nova", afirmou.

Na apresentação para a imprensa da trama, na noite desta terça-feira (4) no Projac, no Rio de Janeiro, Ricardo fez questão de ressaltar as principais diferenças. "O foco principal da novela é a história de amor da Lília Cabral com o José Mayer, que é uma coisa totalmente nova. A personagem da Lília não existia e foi escrita especialmente para ela. Desde que a ideia do remake foi aprovada, que eu tive toda a liberdade para fazer o que eu quisesse, mudar tudo o que eu quisesse, criei o personagem da Lília como a protagonista da história.. É um projeto ousado, que foge completamente ao naturalismo de hoje em dia, que as pessoas estão acostumadas a ver", afirmou.

Ricardo também confessou que sempre pensou em fazer o remake dessa novela. "Foi uma novela que me marcou, eu tinha 14 anos quando passou pela primeira vez, além de despertar muito a curiosidade do público. É engraçado, as pessoas sabem que tinha alguém que botava formigas pelo nariz, uma mulher que explodia, mas não lembram mais de nada. E essa novela veio depois de Gabriela, mas as pessoa lembram muito mais de Gabriela que de Saramandaia. Lembram mais do título e de alguns personagens do que qualquer outra coisa. Então, é legal agora, que a Globo está fazendo um resgate dos grandes clássicos da teledramaturgia, fazer um resgate de "Saramandaia" para as novas geraçõçes, com essa possibilidade enorme de recursos, efeitos especiais e caracterizações. Isso é fantástico", completou.

Além de Lília, Ricardo incluiu novos personagens, como os de Tarcísio Meira e Fernanda Montenegro, mas manteve a ideia original, de um plebiscito para mudar o nome da cidade de Bole-Bole para Saramandaia. No original, a fictícia cidade ficava no interior de Pernambuco - nesta versão, não terá uma localização precisa. 

  • Raphael Mesquita/FotoRioNews

    José Mayer e Lilia Cabral, que já formaram um casal nas novelas "Fina Estampa", "Viver a Vida" e "História de Amor", vão se apaixonar no remake de "Saramandaia"

Dias Gomes em altar de igreja

O autor também presta homenagem a Dias Gomes. Para isto, foi construída, inclusive, uma imagem do autor, colocada no altar da igreja Santo Dias da cidade cenográfica onde se passa a história. "Eu considero que o Dias, a Janete Clair e a Ivanir Ribeiro formam a 'santíssima trindade' da teledramaturgia. Por isso, a minha forma de homenageá-lo foi  dando a ele o nome da igreja da trama. E adorei que os diretores compraram a minha ideia", completou.

José Mayer brincou sobre repetir a parceria amorosa com Lília. "Nos já somos institucionais", comento. Já a atriz disse que só consegue pensar na mulherada. "E uma cinquentona que vive um amor maduro, repleto de sensualidade. Estou adorando. Só consigo pensar nas mulheres que estarão assistindo", divertiu-se.

No elenco do remake também estarão Gabriel Braga Nunes e Marcos Palmeira -  que não conseguiram chegar a coletiva - Renata Sorrah, Fernanda Montenegro e Tarcísio Meira, entre outros.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos