"Laboratório é coisa para químico", diz Fagundes, que só decora texto na hora de gravar

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo

    Antonio Fagundes durante gravação no Peru

    Antonio Fagundes durante gravação no Peru

Com mais de 40 novelas e seriados no currículo, Antonio Fagundes, de 64 anos, contou que não é do tipo de ator que faz laboratório, termo usado pelos atores para a preparação para viver seus papeis.

"Laboratório é coisa para químico. Somos atores. Temos, ao longo da carreira, como formação profissional, a observação. Isso faz com que sempre estejamos prontos para fazer um personagem. Todo mundo conhece um médico, um advogado, um engenheiro, um arquiteto. Então trazemos essa experiência de vida para os personagens que vamos fazer", contou Fagundes, que será o cirurgião César em "Amor À Vida", próxima trama das nove da Globo.

Além de não fazer laboratório, Fagundes também tem um hábito inusitado antes de gravar suas cenas na TV. Ao contrário dos colegas de elenco, ele sempre decorou e decora o texto poucos minutos antes do gravando.

"Graças a Deus, continuo decorando o texto na hora de gravar. Para a inveja dos meus colegas", afirmou o ator, aos risos, acrescentando que não tem nenhuma técnica para memorizar. "É um dom. Se eu pudesse eu passava para todo mundo, mas é meu mesmo. Não adianta ensinar. Cada um descobre o seu jeito de decorar".

Em "Amor À Vida", César é casado com Pilar, papel interpretado por Susana Vieira. Fagundes afirmou que a parceria com Susana está sendo um gostoso reencontro. Em 1997, os atores viveram o casal Atílio e Branca em "Por Amor".

"A gente morre de rir. São muitas lembranças", contou ele, confirmando que, dia desses, Susana o chamou de Atílio durante uma gravação. "Foi um lapso", justificou.

  • Divulgação/TV Globo

    Susana Vieira e Antonio Fagundes durante gravação no Peru

César e Pilar são pais de Félix (Mateus Solano) e Paloma (Paolla Oliveira). Os dois jovens atores também já trabalharam com Fagundes. A última parceria entre Fagundes e Paolla foi em "Insensato Coração", novela exibida em 2011, em que os atores interpretaram sogro e nora. Já com Mateus, a parceria foi mais recente. Eles eram rivais em "Gabriela", trama exibida em 2012.

"Nosso núcleo é muito gostoso. Hoje mesmo quando acabamos de sair da gravação rimos muito. Eu acho que vai ser muito gostoso fazer essa novela", contou.

Embora a sinopse da trama afirme que César tem uma relação extraconjugal há anos com sua secretária Aline, vivida por Vanessa Giácomo, Fagundes não entrou em detalhes a respeito de seu personagem.

"Sei que ele é um médico cirurgião dono de um hospital, que foi fundado pelo pai dele. Ele é casado com a Pilar e os filhos são o Félix e a Paloma. Aí tem os conflitos da família, brigas de poder, quem vai ficar com o hospital, quem não vai ficar. Vai ter muita história boa dentro do hospital. Ele é apaixonado pela filha e tem um probleminha com o filho. Aí vamos ver o que vai dar e por quê", adiantou.

A história começa há mais de dez anos, quando a família de César viaja ao Peru para comemorar o ingresso de Paloma no curso de medicina. É lá onde as relações familiares são colocadas à prova. Coincidentemente, Fagundes contou que tinha passado as férias, dois meses antes, no país.

"Quando eu vi estava voltando ao Peru para gravar. Não sabia que gravaríamos lá. Se eu soubesse nem tinha gastado. Gastei dinheiro à toa (risos). Mas é muito bonito lá. Eu acho que os primeiros capítulos vão ser lindos. Foram todos gravados em Cuzco e Machu Picchu. Vai ser uma beleza. A imagem está muito bonita", elogiou.

O ator contou que nos primeiros dias sofreu com a altitude. "Passei um pouquinho mal. Fiquei com falta de ar. Mas é normal. Lá tem 3.500 m de altitude. O ar é meio rarefeito. Você leva uma semana, dez dias para se acostumar. Você escova o dente e tem que sentar para descansar", lembrou.

Morador de São Paulo há anos, Fagundes afirmou ter adorado a novela ser ambientada na capital paulistana.

"São Paulo é uma cidade rica culturalmente, cheia de vida noturna, restaurantes extraordinários, bairros muito divertidos. E eu acho que a novela vai mostrar bastante disso. A intenção é que pelo menos uma ou duas vezes por mês a gente vá gravar em São Paulo mesmo. A ideia é fazer de São Paulo um personagem", contou.

Quando a novela estrear, no dia 20 de maio, Fagundes vai ficar no ar em quatro produções. É que atualmente "Rainha da Sucata", "Renascer" e "Carga Pesada" estão sendo reprisados no canal pago Viva. "Só dá eu, né? Não estão enjoando não?", brincou o ator, revelando que não tem tempo para se rever nas produções.

"De vez em quando eu dou uma zapeada, mas acompanhar não consigo. Eu até gostaria porque eram novelas muito boas. Depois que passa um tempinho não é mais você. É um cara lá. Você já envelheceu um pouquinho, já mudou, já engordou", disse, aos risos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos