Globo lança nova programação; foco estará no público, diz diretor

Thiago Azanha

Do UOL, em São Paulo

A TV Globo promoveu na noite desta quarta-feira (27) uma festa para divulgar a programação da emissora para 2013. O evento foi realizado em uma casa de shows em São Paulo.

O diretor geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder, foi o responsável por anunciar as novidades para 2013. "Não haverá um lançamento específico que marque a nova programação. Durante o ano todo, novos produtos serão anunciados para surpreender o público", disse.

O evento foi gravado e irá ao ar pela TV Globo nesta quinta-feira após a novela "Salve Jorge", com direção de Boninho. "Queremos dividir a festa de lançamento com o público", afirmou Schroder.

Ao comentar sobre eventos esportivos, Schroder ressaltou a importância da Copa das Confederações para a emissora. "Nós a trataremos como se fosse a Copa do Mundo, vamos lançar mais tecnologia e interação com o telespectador", afirmou o executivo. O ex-jogador Ronaldo Fenômeno  também foi anunciado como novo comentarista especial na transmissão da Copa.

As novidades também poderão ser vistas nos celulares e tablets. O diretor-geral citou o cotidiano dos paulistanos para explicar os novos formatos de transmissão, como já acontece no "Globo Esporte". "Percebemos que o paulistano raramente volta para casa para almoçar. Por isso colocamos o programa ao vivo nos aparelhos portáteis".

Ao citar a concorrência com a internet, o diretor demonstrou certo ceticismo. "Criamos produtos na internet para recuperar o público da TV. O caso da novela 'O Astro' é um exemplo. Colocamos o capítulo inteiro na internet, de graça, e percebemos que a audiência na TV não caiu", disse.

O executivo ainda comentou sobre o desejo de trazer mais partes do Brasil para a apreciação do público. "Temos uma necessidade de ter um país mais visível na tela da Globo. É o exemplo da novela Flor do Caribe, que se passa no Nordeste do país."


Durante o ano todo, novos produtos serão anunciados para surpreender o público

Novidades

A partir da próxima semana, o público poderá acompanhar a volta das séries "Tapas & Beijos" e "A Grande Família", além dos jornalísticos "Profissão Repórter" e "Globo Mar".

Mas a grande estreia do ano na emissora ficará a cargo de "O Dentista Mascarado". A série estrelada por Marcelo Adnet irá ao ar todas às sextas-feiras, na faixa das 23h. Escrita por Alexandre Machado e Fernanda Young, com direção de José Alvarenga Jr., o elenco de "O Dentista Mascarado" contará também com Leandro Hassum, Taís Araújo, Otávio Augusto, Diogo Vilela e Helena Fernandes.

Quem também trocou a MTV pela emissora carioca foi a humorista Tatá Werneck. Ela interpretará uma mocinha evangélica na nova novela das 21h, "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, que tem estreia prevista para junho, substituindo "Salve Jorge".

Além das contratações, a Globo deve estrear em 2013 as novas temporadas de "Na Moral", programa de debates comandado por Pedro Bial e "Amor & Sexo", de Fernanda Lima.

Contrariando especulações, Schroder revelou que a emissora não pretende alterar a faixa vespertina no curto prazo. "Não haverá alteração no 'Video Show', 'Vale a Pena Ver de Novo' ou 'Malhação'", garantiu.

Mudança de ares

Carlos Henrique Schroder revelou que "levou um susto" ao receber o convite para assumir a direção da Rede Globo. "Em agosto do ano passado o Octavio [Florisbal]  foi na minha sala e fez uma sondagem. Tomei um susto e fiquei algumas noites sem dormir", revelou.

Schroder, que está na Globo há 28 anos e já havia colaborado com Boni [José Bonifácio de Oliveira Sobrinho] e Marluce Dias, afirmou que tem total liberdade para trabalhar na emissora. "A Globo pulsa talento e jorra criatividade. É uma empresa com liberdade e tranquilidade para fazer as coisas e a equipe está preparada para os desafios do futuro", garantiu.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos