Atriz de "Avenida Brasil" é a nova VJ da MTV

Arto Magalhães

Do UOL, em São Paulo

Apesar de estar com o nariz irritado pela rinite, a atriz paulistana Patrícia Dejesus tem pelo menos três motivos para comemorar: os dois meses de namoro, com um rapaz que conheceu quando trabalhava de modelo na agência Ford; a participação na novela "Avenida Brasil", no ano passado; e sua contratação como a mais nova VJ da MTV.

Aos 34 anos, Patrícia vai apresentar o "Top 10", programa tradicional na grade da emissora, a partir desta segunda (18). Ela dividirá o estúdio com Didi Effe durante as primeiras semanas, até o dia 1o de abril, quando assume o comando.

O processo de contratação foi rápido. Ela fazia um workshop para atores em São Paulo, promovido pela TV Globo, quando foi convidada para uma reunião com um diretor da MTV, no começo deste mês.

"Minha empresária ligou e disse que eles gostariam de me encontrar para um bate-papo", disse Patrícia em entrevista ao UOL. "Fui num dos intervalos do workshop, cheguei esgotada, suada. Conversamos com a câmera ligada, li um texto três vezes. Estava tão cansada que não conseguiria fazer gracinhas nem se quisesse. Acho que isso os cativou."

O set-list de Patrícia Dejesus

Divulgação
Além de atriz, a nova VJ da MTV também discoteca. O UOL perguntou a ela quais são suas cinco faixas favoritas:

1 - Jorge Ben - Cinco Minutos

2 - Mary J. Blige - Family Affair

3 - Kendrick Lamar - Real

4 - Fundo de Quintal - Nova Esperança

5 - Earth, Wind & Fire - Reasons

Recebeu a confirmação de que havia sido escolhida no dia seguinte. O processo seletivo com outros candidatos se estendia desde agosto do ano passado.

"Para o trabalho de VJ tenho que desconstruir tudo que aprendi. Claro que o trabalho de atriz vai ajudar muito, no posicionamento de câmera, na boa expressão do texto, na hora de falar de um jeito que a dicção fique bacana. Mas não é um personagem. Tenho que ser autêntica."

Criada no bairro da Casa Verde, em São Paulo, ela é a filha mais velha numa família de três irmãos. "Quando fiz 13 anos, meu pai falou que eu deveria começar a trabalhar. Perguntei por que precisava daquilo, e tivemos nossa primeira conversa séria. Ele me disse 'você é mulher e negra. Na pirâmide da sociedade, está embaixo. Você cresce num ambiente cômodo, seus amigos sempre vão lhe tratar bem, mas a realidade do mundo não é essa."

Patrícia fala do pai com carinho, um incentivador de sua carreira de modelo, que começou em 1994 com uma campanha para a grife italiana Benneton. Decidiu mudar de ares em 2004, quando começou a atuar. Participou de novelas no SBT e na Record. Em 2012, viveu a vendedora Jéssica em "Avenida Brasil", da Globo.

"Me chamaram para fazer uma participação em 'Avenida', um dia ou dois de gravação. Deu certo e continuei fazendo. Foi um período cansativo, não morava no Rio, então tinha que ir e voltar para gravar cenas picadas."

Apesar do desgaste, Patrícia diz que a experiência valeu também pelas duas amigas que fez nos estúdios, Isis Valverde e Fabíula Nascimento.

"Elas são joias preciosas que carrego até hoje. Amo as duas. Sempre que estou no Rio a gente se fala. A Fabíula é um monstro, e a Isis faz as coisas com uma facilidade? Ela é intensa, me emociona."

O "Top 10" da MTV vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos