"Walmor é um dos maiores atores que este país já produziu", diz José Wilker

Do UOL, em São Paulo

  • Fernando Donasci/Folha Imagem

    Walmor Chagas aos 75 anos em , na sua residencia em Guaratingueta-SP

    Walmor Chagas aos 75 anos em , na sua residencia em Guaratingueta-SP

O ator Walmor Chagas, de 82 anos, foi encontrado morto na chácara onde morava em Guaratinguetá, em uma área de difícil acesso, segundo o Corpo de Bombeiros local.

Chagas foi visto pelo caseiro, segundo uma pessoa que atendeu o telefone na casa do ator. "Realmente aconteceu esta tragédia", disse.

Para o ator José Wilker, que trabalhou com ele no filme "Xica da Silva" (1976), a maneira como Walmor levava a vida era sua maior qualidade. "Walmor é um dos maiores atores que este país já produziu. Tive a oportunidade de trabalhar com ele em 'Xica da Silva', acompanhar como ele criava os personagens um senso de humor muito dele. Uma pessoa sensacional", finalizou Wilker.

Wilker disse ainda que um possível suícidio de Walmor não seria uma surpresa. "Nunca imaginei, mas sempre soube que ele era tão dono da própria vida e que poderia cometer um ato desses por ser uma pessoa certeira. Uma pessoa que não tinha meias palavras, sempre dizia o que pensava e sempre assumia tudo que ele dizia".

Veja mais repercussão:

"Walmor tinha uma ironia fina, culta, inteligente."
José de Abreu, ator

"Eu acabei de saber dessa notícia, o Walmor foi uma pessoa muito importante para mim, ficamos amigos fazendo Xica da Silva, era uma grande responsabilidade fazer aquele personagem e ele deu forças, disse que eu iria conseguir. Estou muito triste porque ele saiu do Rio em busca de paz e agora aconteceu uma coisa dessa. A gente perde as esperanças."
Zezé Mota, atriz

"Eu encontrei com ele no Festival do Rio. Ele me deu uma entrevista sobre ‘Coleção Invisível’ (2007) . Ele reclamou que não estava enxergando direito, mas que estava muito feliz. Ele falava com muito vigor, deu uma entrevista para o "Metrópolis" [programa da TV Cultura].

O personagem, que ele fez no filme ‘São Paulo S/A’ com meu pai Luís Sérgio Person, o ator e o personagem se fundiram. Ele ficou marcado positivamente deu vida de um jeito sensacional. Isso aconteceu porque ele foi o que foi muito por causa dele ter conseguido incorporar a sua amargura. Ele dizia que meu pai era parecido com ele.  Meu pai era muito direto e falava as coisas na cara.

Walmor era uma figura muito emblemática para o cinema brasileiro."
Marina Person, apresentadora, filha do ator Luís Sérgio Person, que faleceu em 1976

"Cada vez que morre um colega eu me perguntou: ‘isso não vai parar nunca?’. Walmor foi um homem extraordinário, um ator culto, preparado, que tinha todo um charme pessoal. Era um prazer conversar com ele porque ele era um homem culto e inteligente. A morte do Walmor com certeza é uma grande perda para o teatro brasileiro, ele vai deixar uma lacuna."
Othon Bastos, ator

"Perdemos um dos grandes atores brasileiros, não só da geração dele e com uma história de vida incrível, desde o tempo da Cacilda Becker. Trabalhei com ele no "Filhos do Carnaval" [minissérie], que foi sensacional, ele aceitou de primeira cortar careca, [perder] aquela cabeleira que é a marca dele. [Ele era] muito livre, querendo desafios, com a idade dele, tenho uma relação afetiva porque ele trabalhou com o meu tio, Flávio Império. [Trabalhar com ele era] muito fácil. Ele era muito disposto a novos desafios, a experimentar, e com um talento e uma criatividade incrível, o papel dele [na minissérie], de um paralitico doente, foi marcante."
Cao Hambúrguer, diretor de cinema

"Tchau Walmor! O céu vai ter histórias incríveis para ouvir!! Paz!"
Priscila Fantin, atriz

"Muito triste com a morte do grande Walmor Chagas. Um dos maiores atores desse país. #triste"
Suzana Pires, atriz

"Ficamos mais órfãos!"
Glória Perez, autora de novela

"Esses impactos deixam a gente meio sem chão. Walmor foi um grande ator com quem trabalhei algumas vezes. Um dos maiores atores da história brasileira, muito culto, intelectual, muito bem informado. Ele tem uma história rica, principalmente pelo seu vasto conhecimento de grandes autores e dramaturgos. Tivemos momentos de altas conversas nos intervalos. Quero que ele tenha um descanso mais que merecido e que os brasileiros se lembrem da importância e da grandeza desse ator".
Lucélia Santos, atriz, em entrevista ao Globo News

"Sempre considerei o Walmor um dos maiores atores do Brasil e do mundo. Muito além disso, ele era um dos melhores amigos da minha vida inteira. Estou desestruturada diante do impacto da notícia, estou muito triste."
Antonia Fontenelle, atriz

"Grande ator, um dos maiores do nosso pais se foi hoje! Bjo Walmor Chagas!!!"
Marcelo Serrado, ator

"O Walmor foi um grande amigo. Ele me dirigiu no teatro e lembro dele sempre com aquela vontade de ensinar. Era um professor espontâneo, que dividia com todos suas experiências. Foi uma das pessoas mais inteligentes que conheci. Como ator ele carregou dentro de si a historia do teatro brasileiro. Estou muito triste, falei com ele pela última vez tem três meses. Engraçado que essa semana senti muita saudade dele, liguei e ele não atendeu. É uma grande perda"
Estepan Nercessian, ator

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos