"Panicats são cópias das musas da banheira", diz Solange Gomes nos 20 anos do "Domingo Legal"

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

  • Zeca Guimarães/Folhapress/Roberto Setton/UOL/Divulgação

    Luiza Ambiel, Solange Gomes e Alessandra Scatena relembram momentos marcantes do "Domingo Legal"

    Luiza Ambiel, Solange Gomes e Alessandra Scatena relembram momentos marcantes do "Domingo Legal"

Musas da TV brasileira na década de 90, Alessandra Scatena, 37, Luiza Ambiel, 40, Solange Gomes, 38, relembram momentos divertidos do programa "Domingo Legal", do SBT, que completa 20 anos nesta quinta-feira (17) e já chegou a bater 40 pontos no Ibope, ultrapassando a Rede Globo.

"As panicats [assistentes de palco do programa 'Pânico'] são cópias das musas da banheira. Nenhuma panicat chegou aos pés do sucesso da banheira. Vejo as meninas dançando de biquíni e falo – 'olha lá eu'. A beleza era mais natural, atualmente as meninas usam muito anabolizante, se transformam", disse ao UOL, a modelo Solange.

Com apenas oito meses no ar, Solange não só ganhou fama, como estampou três capas de revistas masculinas, ganhou o título de "Garota da Banheira", teve um rápido relacionamento com o cantor Waguinho, do grupo Os Morenos, do qual engravidou e hoje não tem contato. Por conta da gestação, a modelo, na época com 26 anos, deixou a atração, mas não antes de revelar ao Brasil a identidade do pai de sua filha, Stephanie.

Criado em 1993, o programa de variedades é até hoje exibido pelo SBT. Em 2009, o apresentador Gugu Liberato deixou o comando do dominical e foi para Record. Considerado o substituto de Silvio Santos, Celso Portiolli assumiu o cargo.

Além de atrações musicais, entrevistas com artistas, pegadinhas com anônimos e famosos, ações sociais, a atração também ganhou destaque com a gincana "Banheira do Gugu", que tinha como objetivo evitar que seu adversário, homem ou mulher, encontrasse sabonetes espalhados no local. A brincadeira ganhou notoriedade ao exibir mulheres de biquínis.

As cantoras Ivete Sangalo, Thalia, a banda Mamonas Assassinas [1995 -96],  o ator Jean Claude Van Damme, entre outros ícones nacionais e internacionais também foram responsáveis por alavancar a audiência da atração, assim como a participação da dupla "ET & Rodolfo", no quadro "Bom Dia Legal". 

Em 2003, Gugu e sua equipe exibiram uma falsa entrevista com supostos integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). O caso teve uma repercussão negativa provocando a suspensão do programa. Desde esse episódio constrangedor, a audiência nunca mais foi a mesma, e dos 40, 37 pontos, atualmente amarga cinco no Ibope.

  • Zeca Guimarães/Folhapress

    "Posso dizer que se a Solange Gomes existe até hoje é por causa do 'Domingo Legal' e a 'Banheira do Gugu'", diz Solange Gomes

"A banheira marcou uma época"

"Posso dizer que se a Solange Gomes existe até hoje é por causa do 'Domingo Legal' e da 'Banheira do Gugu'. O programa mudou a minha vida, acompanhou o nascimento da minha filha. Tenho um carinho enorme", relembra a modelo.

Classificada pelo Mistério da Justiça como uma atração imprópria para o horário, já que exibia mulheres de biquínis e muitas vezes cenas de nudez, a "Banheira do Gugu" foi censurada em outubro de 2000, sendo exibido pela última vez em novembro do mesmo ano.

"A banheira marcou uma época e as pessoas vão lembrar sempre. Fico pensando como seria ser a musa da banheira hoje, com essa onda de internet, com a rapidez da informação. Como eu seria vista? Acho que ganharia muito dinheiro e teria uma fama muito maior", divaga Solange, que na época não era contratada do SBT e recebia R$ 190 por programa. "Era pouco, mas a projeção foi enorme".

"Adorei quando soube que a banheira ia ser suspensa do ar. Ficava triste de ver o quadro e não me ver ali. Depois da gravidez, emagreci rapidinho, mas não consegui voltar... Logo que saí, veio a Helen Ganzarolli para me substituir. Ela está no SBT hoje porque saí", cutuca Solange.

Mesmo tendo sido vítima de assédio, Solange não acredita que a "Banheira do Gugu" expunha a imagem da mulher ao ridículo. "Há 10 anos até poderia ser exagerado, hoje não. Claro que tinha uns abusados, sempre rolava uma paquera. O Anderson do grupo Molejo uma vez colocou a mão dentro da parte de baixo do meu biquíni. Levei um susto, não gostei da atitude, mas aconteceu..."

Afastada da mídia desde 1999, Solange há 18 anos desfila na escola de samba Porto da Pedra, do Rio de Janeiro, e espera voltar à TV. "Falo bem, apresento bem, mas ainda não me deram uma oportunidade".

Para comemorar sua fase dourada, Solange irá reviver seu momento de "musa da banheira" na boate The Week no Rio de Janeiro no próximo dia 26.

"As panicats [assistentes de palco do programa 'Pânico'] são cópias das musas da banheira. Nenhuma panicat chegou aos pés do sucesso da banheira"

diz Solange Gomes, "musa da banheira"

"Quero convidar dois famosos e chamar algumas pessoas do público para participarem. Só não vou entrar com mulher". Por causa da filha de 12 anos, Solange irá usar uma peça mais discreta na estreia. "Será um maiô sensual, cavado, mas reforçado na parte de cima, afinal sempre escapa né?", conta a modelo, que no início não gostou da ideia. "Tive medo de dizerem que eu vivo de passado, que não dei certo. Mas se até a Xuxa faz programa infantis."

Apesar de ter realizado o sonho de trabalhar na televisão e ganhar fama por conta de seu corpo escultural, Solange afirma que a "musa da banheira" é uma personagem. "A Solange com decotes, máscaras, biquíni é um personagem. No dia a dia uso vestidos, camisetas, short, cabelo sempre preso".

"Sou uma gata idosa"

  • Alex Ribeiro/Folha Imagem

    Luiza Ambiel e Tiririca participam do quadro "Banheira do Gugu" no programa "Domingo Legal"

Estrela de três capas femininas, Luiza Ambiel recebeu uma proposta de R$ 1 milhão para fazer um filme pornô e fez parte do fetiche de muitos marmanjos nas tardes de domingo. Com um fio-dental e corpo escultural, ela tentava impedir com que famosos encontrassem os sabonetes espalhados em uma banheira cheia de espumas. "Eu sou cria do 'Domingo Legal', do Gugu. Era muito bom ser considerada uma musa, apesar da responsabilidade", conta ao UOL a atriz.

Luiza não se envergonha de ter sido a "Garota da Banheira", mas não voltaria a participar do quadro novamente. "Não tem nada a ver eu entrar em uma banheira de biquíni hoje, é muito apelativo. Tenho 40 anos, sou uma gata idosa", afirma aos risos.

"Fui a mulher que ganhou da Globo. A 'banheira' foi muito boa para minha carreira, me trouxe estabilidade. Foi muito importante, consegui realizar meus sonhos. Não me importo, não tenho vergonha. Muitas vezes ouço o refrão 'uba uba uba ê' e me divirto. Não fico incomodada", diz Ambiel sobre rótulos.

Sem se incomodar com o estigma de sensual, atualmente Luiza participa de quadros humorísticos da "A Praça É Nossa" e atua no espetáculo escrito por ela "Eu não Sei Guardar Segredo". 


O Tiririca tentou uma graça, mas arranquei a peruca dele e tudo se resolveu. Brinco que foi a primeira vez que 'descabelei o palhaço' [risos]

afirma Luiza Ambiel

Questionada se algum participante tentou alguma "mão boba", a atriz defende sua postura profissional e diz que isso só acontece quando a mulher permite.

"Entrava na banheira e já avisava - 'Vou ficar atrás e você na frente, não encosta em mim'. Tinha cara que tentava lutar comigo e eu lutava também. Preferia apanhar, do que ser 'zuada'. O cantor Salgadinho [grupo Katinguelê] uma vez pegou na minha perna e na hora reclamei. O Tiririca tentou uma graça, mas arranquei a peruca dele e tudo se resolveu. Brinco que foi a primeira vez que 'descabelei o palhaço' [risos].  Se alguém tentasse abusar de mim eu quebraria o dedo, jogaria fora da banheira, não ia prestar".

Apesar de evitar o assédio dos famosos, Luiza se rendeu aos encantos do ator Rômulo Arantes, que morreu em 2000, com quem namorou durante 1 ano. "Ele me ensinou a se vestir, maquiar, arrumar o cabelo. Foi uma pessoa muito positiva na minha vida, me conquistou aos poucos", relembra a atriz.

Por onde anda Alessandra Scatena?

Longe da fama, Alessandra Scatena, que foi assistente de palco de Gugu por 12 anos, hoje é mãe de dois filhos e relembra da fase no "Domingo Legal" com carinho. "Foi maravilhoso, uma experiência bem bacana, em que aprendi bastante. Foi gratificante para mim. É um programa que deu certo e tem seu brilho próprio, por isso está no ar até hoje", reflete a atriz.

  • Divulgação

    "Dava audiência e eu participava", relembra Alessandra Scatena sobre a "Banheira do Gugu"

A loira de olhos azuis era considerada a musa da década de 90 e além de estampar diversas capas de revistas, também participou do clipe "Proibida pra Mim", da banda Charlie Brown Jr. e da primeira edição do reality show "A Casa dos Artistas".

Assim como Solange Gomes, Helen Ganzarolli e Luiza Ambiel, Alessandra também participou do quadro a "Banheira do Gugu", mesmo contra sua vontade em aparecer de biquíni na TV brasileira.

"Fiz algumas participações na banheira, mas meu trabalho era como assistente de palco. 'O Gugu dizia que eu tinha que participar e eu dizia: 'O que você não me pede sorrindo que eu não faço chorando'... Não tinha malícia nessa brincadeira, os participantes me respeitavam. Mas eu não curtia fazer, de me expor daquele jeito, mas não me arrependo. Dava audiência e eu participava... Era um quadro muito bacana", afirma.

Com os altos e baixos do sucesso, Alessandra se diz apaixonada por televisão e sonha em ter um programa seu. Seu último trabalho foi em 2011, no "Todo Dia", atração da TV Poços de Caldas.

"Minha carreira teve uma ascensão e passei a ser conhecida pelo público.  O 'Domingo ' foi minha ascensão. O Gugu sempre foi uma pessoa muito amorosa comigo, trocávamos muitas ideias", relembra a apresentadora, que hoje não tem mais contato com seu "mestre".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos