Retrospectiva 2012

Dramas superam as comédias entre as séries de destaque na TV em 2012

Alessandro Giannini

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/FX/HBO/FOX

    "Homeland", "Game of Thrones" e "The Walking Dead" foram as séries dramáticas de maior destaque em 2012

    "Homeland", "Game of Thrones" e "The Walking Dead" foram as séries dramáticas de maior destaque em 2012

Depois de ver os orçamentos aumentarem exponencialmente e atrair os grandes nomes do "star system", as séries de TV se firmaram como uma das formas de entretenimento mais populares e rentáveis dos Estados Unidos. Isso explica o sucesso recente de dramas sofisticados e super produzidos como "Game of Thrones", "Homeland" e "Walking Dead", apenas para citar alguns.

Entre as comédias, "Modern Family" continua em alta. No entanto, títulos populares, como "Two and a Half Men" e "The Big Bang Theory", estão em franca decadência. Entre as comédias de costumes, "New Girl", "Girls" e "2 Broke Girls" --fortemente focados em públicos femininos-- fizeram algum barulho no início, mas não se sustentaram como grandes campeões de audiência.

Entre os gêneros mais incomuns em se tratando de séries, os já citados "Game of Thrones" e "Walking Dead" ajudaram a ampliar o leque de possibilidades narrativas dos criadores de televisão. E "American Horror Story" ressuscitou o terror como gênero. A seguir, alguns dos melhores momentos das séries neste ano de 2012

"Game of Thrones"
O que é
: Adaptação para a TV da saga "Crônicas de Gelo e Fogo" do escritor George R.R. Martin, essa aventura de capa, espada e feitiçaria produzida pela HBO acompanha a luta pelo poder de vários clãs em um mundo medieval fictício.
Por que se destacou: Exibida este ano, a segunda temporada avançou bastante nas tramas paralelas envolvendo as três principais famílias que disputam o trono, especialmente o clã liderado pela khaleesi Daenerys Targaryen. A terceira temporada estréia nos EUA em 31 de março de 2013.


"Homeland"
O que é: Versão norte-americana de uma série de sucesso israelense sobre espionagem e terrorismo, ganhou popularidade nos EUA por seu elenco estrelado, no qual se destaca Claire Danes, e por suas reviravoltas.
Por que se destacou: A segunda temporada, que foi interrompida no fim de ano, trouxe de volta a agente interpretada por Danes, colocou Brody (Damien Lewis) no radar da CIA novamente e apresentou personagens de procedência duvidosa na trama para criar mais tensão.


"Modern Family"
O que é
: Criada por Christopher Lloyd e Steven Levitan, a série acompanha a rotina de três famílias provenientes do mesmo núcleo familiar no formado de falso documentário.
Por que se destacou: Além de trazer Ed O'Neill, de "Um Amor de Família" encabeçando o elenco, a série coloca a descoberto uma série de clichês e preconceitos que se escondem por traz do modelo de família norte-americana feliz. Sempre com muito humor.


"Walking Dead"
O que é: Transpõe para a TV os quadrinhos de Robert Kirkman que mostram um mundo pós apocalíptico tomado por zumbis.
Por que se destacou: A terceira temporada, cujos episódios a TV por assinatura brasileira exibe com apenas dois dias de atraso em relação à americana, avançou bastante na trama em comparação com a segunda. Os grupos de Rick e o Governador finalmente se enfrentam pela primeira vez e mais uma leva de personagens surge.


"Newsroom"
O que é: Criada e escritor por Aaron Sorkin, acompanha a rotina da equipe de telejornal de um canal de TV à cabo norte americano e a relação do âncora, interpretado por Jeff Daniels, com seus produtores e com a corporação.
Por que se destacou: Sorkin tem o hábito de colocar em discussão assuntos candentes em suas criações, como por exemplo os princípios éticos do jornalismo e o dever cívico de "educar" dos jornalistas, valores que na opinião dele estão dando espaço para uma corrida desmedida por audiência.


Também se destacaram a série de terror "American Horror Story", o suspense "The Killing", as comédias "Girls", "2 Broke Girls" e "New Girl" e a série de ação pós apocalíptica "Last Resort", que apesar das boas críticas não teve sua segunda temporada renovada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos