Gabriela

Último capítulo de "Gabriela" tem 29,5 pontos de média no Ibope e ultrapassa "O Astro"

  • Reprodução/TV Globo

    Nacib e Gabriela se entregam a paixão e transam

    Nacib e Gabriela se entregam a paixão e transam

O último capítulo de “Gabriela”, desta sexta-feira (26), alcançou 29,5 pontos de média e pico de 31 pontos no Ibope. Os dados são preliminares e cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo. A novela das 23h conseguiu ultrapassar a marca final conquistada pela trama antecessora, “O Astro”, que foi de 26 pontos de média de audiência.

Os telespectadores de algumas cidades de São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e outros 11 estados puderam ver o capítulo desta sexta antecipadamente. Devido à transmissão do debate dos candidatos à prefeitura pela Globo, a novela foi exibida logo depois de “Salve Jorge”, às 22h15.

  • 4852
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2012/10/27/o-que-achou-do-ultimo-capitulo-de-gabriela.js

A adaptação de Walcyr Carrasco da obra "Gabriela, Cravo e Canela" (1958), de Jorge Amado, chegou ao fim com uma média de 19 pontos. Apesar de não ter médias estáveis, o número é o mesmo que de “O Astro”. A emblemática cena da pipa, por exemplo, interpretada por Juliana Paes, rendeu 17,6 pontos no Ibope. O número esteve entre as piores médias da trama, que chegou a 13 pontos em alguns capítulos.

O capítulo
Logo no ínicio do episódio, o Coronel Ramiro (Antônio Fagundes) morre de infarto. A cidade entra em pânico e os coronéis Melk (Chico Diaz), Croriolano (Ary Fontoura) e outros, passam a apoiar Mundinho Falcão (Mateus Solano).

Gerusa (Luiza Valdetaro) descobre a morte de seu avô e, ao mesmo tempo que sente tristeza, fica livre para ter seu relacionamento com Mundinho. Ao sair do convento, a garota conta para seu namorado que está grávida dele. Ele se ajoelha e a pede em casamento.

  • Maria Machadão se despede do grande amor, coronel Ramiro e todos ficam escandalizados com a atitude da cafetina

No enterrro, Maria Machadão (Ivete Sangalo) comparece e todos os habitantes de Ilhéus ficam horrorizados com sua presença. No momento em que todos se despedem do coronel, Mundinho faz um discurso sobre a vida de Ramiro. Os moradores da cidade ficam abismados e dizem que o mundo da política é assim. "Às vezes, eles se apoiam. Outras vezes, são oposição", diz um dos coronéis.

Em clima de romance, Gerusa e Mundinho se casam. Grávida, ela é criticada por Dorotéia (Laura Cardoso). Mesmo depois de desmerecer a garota, a senhora diz que, se alguém a pagasse, voltaria a ser quenga. "Voltaria com gosto", afirma.

Já Nacib (Humberto Martins) e Gabriela (Juliana Paes) se reconciliam e fazem amor com direito a cenas de nudez. Depois do sexo, discutem a relação e ela desabafa que não quer ser senhora. Gabriela exige que o casamento dos dois não seja na Igreja e não tenha "papel passado".

No final do capítulo, os dois protagonizam cenas de amor na praia embalados pela música tema da união de Gabriela e Nacib na voz de Gal Costa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos