Atriz que interpreta Janaína de "Avenida Brasil" se inspirou na mãe para construir personagem
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução/Twitter
Cláudia Missura e Cacau Protásio, interpretes de Janaína e Cacau em "Avenida Brasil", posam ao lado de Louro José (10/10/12)
- "Não acho a Zezé engraçada", diz atriz que interpreta a empregada em "Avenida Brasil"
Nesta quarta-feira (10), as atrizes Cacau Protásio e Cláudia Missura, interpretes de Zezé e Janaína da novela global “Avenida Brasil”, participaram do programa “Mais Você” e comemoraram o sucesso das domésticas.
Cláudia revelou que se inspirou em sua mãe para construir o perfil de Janaína. “A Janaína foi inspirada na minha mãe. Na força e dignidade dela, que lutou para criar os filhos. O meu irmão, o ‘Amendoim’, teve problemas com drogas e só conseguiu se livrar do vício com 40 anos, meu pai era alcoólatra... Peguei a energia dela para construir a Janaína, a mulher batalhadora”.
-
Atriz Cacau Protásio participa do programa "Mais Você", da Globo (10/10/12)
Escaladas no núcleo de atores coadjuvantes, Cacau e Claudia se dedicaram ao trabalho como se fossem protagonistas da trama. “Eu sempre fui muito otimista, sempre acreditei que o dia chegaria. A gente foi ganhando nosso espaço”, revela Cacau. “Eu não esperava que fosse ter tanta repercussão, mas a Cacau sempre teve muita fé e dizia: ‘vamos trabalhar junto’”, conta Cláudia.
Acostumada com os maus-tratos de Carminha (Adriana Esteves), Janaína adotou o comportamento agressivo da patroa dentro de sua casa, com sua empregada doméstica, Zulmira.
“Eu não esperava que a Janaína teria uma empregada em casa, fiquei surpresa. O João [Emanuel Carneiro] cria os personagens mostrando que ninguém é completamente bom ou ruim, e a Janaína repete a educação que tem. Apesar do comportamento agressivo, eu pensei em tirar humor do tratamento que a Janaína dá a Zulmira”, opina Missura.
“Existem muitas Carminha por aí e as pessoas estão deixando de trabalhar como domésticas por causa disso”, acredita Cacau.
Recepção do público
“Eu não imaginava que fosse ser esse boom. Assim que a cena foi exibida na novela, logo depois já estava na internet”, contou Protásio sobre o capítulo em que dançou e cantou o hit “Eu quero ver você me chamar de amendoim”.
Sobre a fama de fofoqueira da personagem, Cacau defende a empregada. “A Zezé troca informação, é mais chique que dizer que ela é fofoqueira”, disse a atriz aos risos.
Já Claudia, recebe sermão dos fãs. “As pessoas dizem que eu deveria dar um corretivo no Lúcio (Emiliano D’Avilla)”, diz a atriz, sobre o comportamento de Janaína com o filho.
No final do programa, os familiares gravaram depoimentos e emocionaram as atrizes.