Avenida Brasil

"Não acho a Zezé engraçada", diz atriz que interpreta a empregada em "Avenida Brasil"

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

Um dos maiores divertimentos dos telespectadores de “Avenida Brasil”, a novela das nove da Globo, tem sido ver a autenticidade da empregada Zezé (Cacau Protásio). Toda vez que fala ou tem alguma atitude inesperada, imediatamente suas frases e imagens viram hits nas redes sociais, além dos fãs manifestarem seu amor à personagem. 

Sobre o jeito sincero e extrovertido da doméstica, que foi criado a partir das observações da artista no comportamento de suas tias e pessoas comuns, Cacau revela em entrevista ao UOL que não acha a personagem divertida. “Não acho a Zezé engraçada, ela é séria. Ela vai trabalha, faz sua fofoquinha, assim como acontece com várias pessoas no dia a dia. O público que a vê de forma cômica”.

No episódio do dia 2 de outubro, Zezé parodiou a música “Eu quero ver você correndo atrás de mim”, da banda Aviões do Forró e a cena ganhou um remix, que foi divulgado no YouTube e tem 611 mil visualizações. Enquanto fazia seus afazeres domésticos, ela cantava e dançava o hit “Eu quero ver você tu me chamar de amendoim”, até ser surpreendida por Tufão (Murilo Benício) e Leleco (Marcos Caruso).

“Quando eu fui gravar, a Amora [Mautner] pediu para eu cantar e a produção deu a ideia da música, não sei se a letra é uma brincadeira interna. Aí eu dancei e cantei de verdade mesmo. Eu não imaginava que fosse ter tanta repercussão. O Caruso [Marcos] e o Murilo [Benício] riram muito. O Murilo pediu para fazer a cena sozinho, pois não conseguia parar de gargalhar. A gente teve que parar várias vezes”, relembra a atriz.

As falas de Zezé também ganharam repercussão no capítulo 169, em que Carminha (Adriana Esteves) é expulsa de casa por Tufão. Depois de saber que a patroa traía o marido com o cunhado dentro da própria casa, a empregada corre para fofocar para Janaína (Claudia Missura). “Esse negócio de ‘tiro’, ‘porrada’ e ‘bomba’, por exemplo, peguei do meu primo Marcelo Chocolate – coreógrafo da comissão de frente da escola da samba Mangueira. Antes de subir ao palco, ele sempre diz isso.”

A ficha da Zezé ainda não caiu. Ela sabe que a Carminha traía o Tufão, que tem dois filhos com o Max, mas ainda não tem uma opinião. Ela não tem consciência da gravidade de tudo, mas acredito (espero) que ela fique do lado da Nina (Débora Falabella)

Desfecho

Defensora do comportamento espontâneo e agressivo da patroa Carmem Lúcia, Zezé ainda não tomou um partido no folhetim. “A ficha da Zezé ainda não caiu. Ela sabe que a Carminha traía o Tufão, que tem dois filhos com o Max, mas ainda não tem uma opinião. Ela não tem consciência da gravidade de tudo, mas acredito (espero) que ela fique do lado da Nina (Débora Falabella)”, opina Cacau.

Sempre de olho em algum homem, a atriz torce para que sua personagem termine ao lado de alguém. “Qualquer opção da novela é muito bem-vinda, a Zezé é muito receptiva. Se for o Herculano será muito bem-vindo. Eles vão sair pra tomar uma cervejinha, ir ao baile do charme, fofocarem sobre o trabalho. A Zezé quer  ter alguém”, repercutiu Cacau sobre o resultado da enquete do UOL - “Com quem Zezé deve ficar” – Herculano ganhou 66% dos 64 mil votos.

Ainda sobre o fim da novela, que termina dia 19 de outubro, e que teve como pano de fundo:  justiça contra maldade, Cacau torce para que a vilã da trama pague pelos seus crimes na prisão ou volte para o lixão. “A Carminha mentiu muito, ela deve ir para prisão, trabalhar, mostrar que fazer o que ele fez é grave e precisa de lição. Se não for isso, espero que ela volte para o lixão e se regenere”.

Já escalada para uma novela e com uma peça de teatro agendada para este mês – “Domésticas”, no Teatro do Sesi –, a artista comemora o sucesso do folhetim. “Existia uma Cacau antes de ‘Avenida Brasil’ e uma Cacau agora. Acredito que agora terei mais oportunidades de trabalho”, afirmou a atriz, que foi  interrompida diversas vezes durante a entrevista para cumprimentar os fãs que elogiavam seu trabalho.

UOL Cursos Online

Todos os cursos