"Salve Jorge" tem apoio da Justiça e da Polícia Federal para mostrar o tráfico humano, diz autora

Renato Damião

Do UOL, no Rio

Depois de “O Clone” e “Caminho das Índias”, a autora Gloria Perez vai usar a Turquia para promover um encontro de brasileiros com costumes e padrões sociais "não ocidentais" em "Salve Jorge", a próxima novela das nove da TV Globo, que substitui "Avenida Brasil" a partir do dia 22. A trama aborda o tráfico internacional de pessoas e a pacificação do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. O primeiro capítulo irá reconstituir a ocupação da favela, que aconteceu em novembro de 2010 e contou com apoio das Forças Armadas. Na manhã desta terça-feira (2), autora, diretores e atores apresentaram a nova trama para a imprensa no Projac, complexo de estúdios da Globo no Rio.

  • PhotoRio

    O casal protagonista, formado por Rodrigo Lombardi e Nanda Costa

Gloria disse que precisava de um país no exterior para relatar a questão do tráfico humano e escolheu a Turquia "por simbolizar o encontro do Oriente com o Ocidente". Ao tratar a temática sobre mulheres que se iludem ou são enganadas por traficantes e não conseguem retornar para o Brasil, a autora espera que a novela "ajude a encontrar muitas dessas mulheres que desapareceram" e disse que conta com o apoio do Ministério da Justiça e da Polícia Federal. "'Salve Jorge' vai fazer as pessoas pensarem. É uma novela que fala de guerreiros, de pessoas que têm dragões a conhecer", declarou durante a apresentação do elenco.

Ao longo dos capítulos, a mobilização contra o tráfico humano será reforçada com a exibição de depoimentos de vítimas e de familiares que ainda hoje procuram moças desaparecidas. Expressões turcas, como "alá alá" (algo como "ai meu deus"), serão apresentadas nos diálogos dos personagens e prometem se tornar bordões, como o "are baba!" de "Caminho das Índias".

Istambul e Capadócia serviram como cenário real para as cenas do início da novela, assim como as ruas do Complexo do Alemão, mas também foi preciso recriar a favela em uma cidade cenográfica de 1.800m².

Globo apresenta elenco de "Salve Jorge"
Veja Álbum de fotos

Militar e vítima do tráfico vivem história de amor

Teo e Morena, respectivamente interpretados por Rodrigo Lombardi e Nanda Costa, encaram uma história de amor tumultuada. Enquanto ele é um militar da cavalaria do Exército que sonha em casar, ela é uma jovem nascida e criada no Complexo do Alemão, que vive com a mãe Lucimar (Dira Paes) e sonha em mudar de vida. Atraída pela oferta de uma mulher sofisticada, Lívia (Cláudia Raia), Morena vai trabalhar como garçonete na Turquia, mas é obrigada a se prostituir numa boate, em condições desumanas. Para a preparação da personagem, Nanda conta que visitou o Complexo do Alemão, onde conheceu várias meninas da comunidade, e fez aulas de funk e samba, além de malhar duas horas por dia. "A Morena é uma guerreira, pedia um corpo mais definido. Não dá para negar que também existe prazer em vestir uma calça que fica justinha nos lugares certos", contou.

AgNews
Tudo é um enorme desafio, mas a Giovanna Antonelli é sensacional, não tenho palavras para descrevê-la. Nunca conheci alguém tão incrível

Thammy Miranda, que fará seu 1º papel em novelas

Quatro outras personagens serão traficadas para a Europa: Jessica (Carolina Dieckmann), Sheila (Lucy Ramos), Rosângela (Paloma Bernardi) e Valeska (Laryssa Dias). A personagem de Dieckmann irá morrer logo no início da trama, e a atriz emagreceu para evidenciar a fragilidade do papel. Carol disse que foi "emocionante" reencontrar a Vera Fischer. "Ela fez a minha mãe [em "Laços de Família", de Manoel Carlos] e agora ela é minha algoz.  O universo do tráfico de mulheres é muito barra pesada e por isso a Glória vai inserir a história bem aos poucos". Vera interpretará uma gerente de boate chamada Irina, e disse que foi difícil "não ser a boazinha". "Eu tenho que tirar toda essa crueldade de dentro de mim. Não tenho em quem me espelhar", contou a atriz.

Em sua estreia na teledramaturgia, Thammy Miranda, filha da dançarina Gretchen, fará o papel da oficial de cartório Joyce, chamada de escrivã Jô, que faz parte da equipe da delegada Heloisa (Giovanna Antonelli), que comandará a investigação sobre o tráfico humano, num jogo de gato e rato com a traficante Lívia. "Para mim tudo é novo. Parece que eu estou começando minha vida profissional agora. Acho que me descobri. Hoje eu posso dizer que acordo feliz para trabalhar. Tudo é um enorme desafio, mas a Giovanna Antonelli é sensacional, não tenho palavras para descrevê-la. Nunca conheci alguém tão incrível", elogiou a iniciante.

A aniversariante Cleo Pires, que completa 30 anos nesta terça, ganhou um "parabéns" em coro do elenco e da imprensa presente no evento de apresentação, puxado pelo diretor Marcos Schechtman. Cleo fará o papel da brasileira Bianca, uma moderna produtora de moda, que se envolverá com o turco Zyah (Domingos Montagner).

"Salve Jorge" tem direção de núcleo de Marcos Schechtman e direção geral de Marcos Schechtman e Fred Mayrink. Ao todo, 96 personagens compõem o elenco, entre eles Flavia Alessandra, Fernanda Paes Leme, Dalton Vigh, Caco Ciocler, Alexandre Nero, Stênio Garcia, Lizandra Souto, Murilo Rosa, Tiago Abravanel, Nicette Bruno, Eva Todor, Ana Beatriz Nogueira, Natália do Valle e Nívea Maria, Antônio Calloni, Totia Meirelles, Cristiana Oliveira, Marcelo Airoldi, André Gonçalves, Oscar Magrini, Cissa Guimarães, Otaviano Costa, Bruna Marquezine, Anderson Muller e Odilon Wagner.

UOL Cursos Online

Todos os cursos