"The Voice Brasil" vai ter calouros pré-contratados da gravadora Universal

Renato Damião

Do UOL, no Rio

A versão brasileira da competição musical "The Voice", que estreia na Globo no próximo domingo (23), às 14h, vai apresentar cantores com contrato com a gravadora Universal, conforme adiantou J. B. de Oliveira, o Boninho, diretor de núcleo da atração, durante a apresentação do show, na tarde desta terça-feira (18), no Projac. Nesse sentido, o concurso procura se diferenciar de programas que "formam talentos", como o "Fama", apresentado pela Globo no passado, e o "Ídolos", da Record.

O 'Fama' era um programa de calouros, o 'The Voice' lida com artistas prontos.

Boninho, diretor geral do "The Voice"

"O 'Fama' era um programa de calouros, o 'The Voice' lida com artistas prontos. Todos os 105 selecionados são pré-contratados da Universal", comparou Boninho, acrescentando que os artistas participantes não têm vínculo com a Globo.

Segundo a produção, para serem selecionados, os candidatos deveriam "cantar bem e entender de música". Durante a competição, os quesitos visual e postura não estarão em avaliação - tanto que os pré-selecionados cantarão para os jurados sem serem vistos, para que o único fator de decisão seja a voz. "O que pesa na competição é o talento puro. Não importa a história, o visual ou a postura", disse Boninho. As seletivas foram feitas em oito cidades: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Natal, Salvador e Brasília.

A atração pretende valorizar diferentes estilos musicais, a começar pelo time de músicos escolhidos como jurados do programa: Carlinhos Brown, Cláudia Leitte, Daniel e Lulu Santos. O conceito é o mesmo do programa americano exibido pela NBC, que já está em sua terceira edição e é apresentado por Carson Daly, com Adam Levine (Maroon 5), Billie Joe Armstrong (Green Day), Blake Shelton, Christina Aguilera e Cee Lo Green como mentores dos calouros.

"Não estamos procurando o candidato pelo estilo", frisou o sertanejo romântico Daniel, que relatou dificuldade em escolher o melhor candidato nas audições. "É muito difícil apertar o botão, como também é difícil não apertar. Não queremos ser injustos".  Lulu Santos declarou estar supreso "com a perfeição técnica dos participantes e com a química que estamos tendo". Brown viu que "já está rolando as primeiras táticas" no primeiro programa, gravado nesta segunda-feira.

Esportista no comando

O comando do "The Voice Brasil" ficará a cargo do jornalista esportivo Tiago Leifert, que deixou momentaneamente suas funções na edição paulista do "Globo Esporte" para conduzir o programa, ao lado de Daniele Suzuki, que dará flashes diários sobre os bastidores. "Estou 'emprestado' do programa até dezembro. Nesse meio tempo, vou fazer matérias especiais pro "Globo Esporte". Para mim profissionalmente esta sendo ótimo dar esse tempo. Retomar  trabalho como repórter, mas eu sempre encarei o esporte como entretenimento. Como telespectador, me emociono mas não falo com os jurados para não influenciá-los", contou Leifert.

AgNews
Sempre encarei o esporte como entretenimento

Tiago Leifert, apresentador do "The Voice"

Ao todo, a competição terá 13 episódios, de 70 minutos de duração em média, e terminará no dia 13 de dezembro.  Foram mais de 20 mil inscritos e para as audições finais sobraram apenas 105. Na fase seguinte, cada jurado escolhe 12 participantes. Depois, sobram 24 e, durante os shows ao vivo, ficam 8 candidatos para as semifinais. A final será disputada por 4 artistas, vinculados a cada um dos jurados.

O campeão do "The Voice Brasil" será escolhido por voto popular e vai ganhar R$ 500 mil em prêmio, além de um contrato para gravar um álbum.

UOL Cursos Online

Todos os cursos