Guerra dos Sexos

Protagonistas de nova "Guerra dos Sexos" serão sobrinhos dos personagens originais

Mirella Nascimento
Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

Um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira volta à televisão depois de 29 anos. A versão atualizada da novela "Guerra dos Sexos", novamente escrita por Silvio de Abreu e dirigida por Jorge Fernando, estreia em outubro na Rede Globo. Nesta sexta-feira (17), autor, diretor e atores apresentaram a nova trama para a imprensa em um evento em São Paulo.

"É uma nova novela, a gente não encara como um remake. Cada ator entrou com seu charme pessoal. Não tem nenhum foco em fazer o que já foi feito", declarou Jorge Fernando.  "A época de 'Guerra dos Sexos' era uma época em que o povo amava novela, e isso agora está voltando", completou o diretor.

  • Tony Ramos e Irene Ravache em cena da nova novela das sete "Guerra dos Sexos" (2012)

Exibida em 1983, "Guerra dos Sexos" apresentou a disputa entre Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran), primos que se odiavam e foram obrigados a conviver após receber uma herança. Na nova trama, que se passa nos dias atuais, os dois acabaram de morrer, deixando a herança para dois sobrinhos que também se odeiam, vividos por Tony Ramos e Irene Ravache. Como seus tios, os personagens serão obrigados a dividir a mesma casa e viverão em pé de guerra.

Segundo Silvio de Abreu, a guerra natural entre homens e mulheres continuará forte na trama, mas garante que a relação entre os sexos mudou. "São novas ideias e ideais, mas as picuinhas nunca deixarão de existir", afirmou.

Sobre as novidades da versão, os novos Charlô e Otávio se chamarão de Cumbuqueta e Bimbinho. Antes, os tios dos personagens atuais se tratavam por Cumbuca e Bimbo. Haverá também referências à novela original: sobre a lareira da mansão, estarão as fotos de Fernanda Montenegro e Paulo Autran. A emprega da casa é a mesma, Olívia, vivida novamente pela atriz Marilu Bueno.

O autor conta que imaginou fazer um remake da própria novela, mas, ao repensar a história, percebeu que o mundo, o país, homens e mulheres mudaram muito em 30 anos. A partir disso, decidiu escrever uma espécie de continuação da trama.

"Comecei a reescrever já pensando nos atores que iam fazer os personagens. Os diálogos são diferentes. O jeito de falar é diferente, os atores são diferentes. Eu reluto um pouco a chamar de remake, porque não é uma novela simplesmente refeita. Os personagens são parecidos, mas são diferentes", explicou Abreu.

Outros personagens

Manuela Scarpa/ Foto Rio News
Afastado das novelas desde "Passione" (2010/2011), Reynaldo Gianecchini volta à televisão como o motorista Nando de "Guerra dos Sexos", que estreia na Rede Globo em outubro no horário das 19h. É o primeiro trabalho do ator na TV depois de uma série de tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado no ano passado.

Os personagens se repetem, mas ganham versões atuais. O lutador Ulisses, interpretado por José Mayer em 1983, praticava boxe. Em 2012, Eriberto Leão dará vida a um lutador de MMA.

Reynaldo Gianecchini interpretará Nando, motorista da família Alcântara Pereira Barreto. Na trama, ele se apaixonará por Juliana, personagem de Mariana Ximenes, mas se envolverá com Roberta Leone, interpretada por Glória Pires. O papel marca a volta do ator à televisão depois de uma série de tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado no ano passado.

O modelo Jesus Luz também está no elenco e viverá Ronaldo, um vendedor da loja Charlô's, apaixonado por Juliana. Edson Celulari e Luana Piovani, respectivamente Felipe e Vânia, viverão um caso de amor proibido.

A trilha sonora também foi atualizada. A música de abertura da novela será a mesma da versão original, também com o nome "Guerra dos Sexos", numa regravação do conjunto Os Fevers, agora em nova formação.

A novela ainda terá Paulo Rocha, Thiago Rodrigues, Guilhermina Guinle, Bianca Bin, Drica Moraes, Daniel Boaventura, Fernando Eiras, Raquel Bertani, Marilu Bueno, Johnny Massaro, Débora Olivieri, Antonia Moraes, Maria Carol, Mayana Moura, Marcelo Barros, Hilda Rebello e Marianna Armellini.

UOL Cursos Online

Todos os cursos