Avenida Brasil

Em "Avenida Brasil", Tufão diz que quer levar a família para Paris

Carla Neves

Do UOL, no Rio

Tufão (Murilo Benício) vai ter uma ideia que surpreenderá sua família em “Avenida Brasil”. Tudo por conta das sugestões de leitura de Nina (Débora Falabella). No capítulo do dia 18 de agosto, após ler “Fisiologia do Gosto”, de Brillat Savarin, o ex-jogador de futebol convidará a família para viajar para Paris.

Todos estão à mesa, jantando, quando Tufão sugere um brinde à família. O problema é que ele percebe que Jorginho (Cauã Reymond) não está muito bem, já que o rapaz nem está mexendo no polvo preparado por Nina. No mesmo capítulo, antes do jantar, Jorginho tem uma conversa com Carminha (Adriana Esteves), que o faz acreditar que Nina foi a responsável pelo seu sequestro.

TUFÃO—Que é que foi, Jorginho? Tu tava doido pra comer esse polvo e nada de experimentar... Tu vai se sentir nas nuvens! Sabe que eu acabei de ler um livro que a Nina me indicou “Fisiologia do Gosto” de um tal... Como é, Nina?

NINA— Brillat Savarin.

TUFÃO— Esse aí. É muito interessante porque fala das sensações que a comida desperta, entendeu? Aí tu vê que esses franceses é que sabem das coisas! É comida, pintura, moda, arquitetura, perfume e o escambau! Por isso eu decidi que vou pegar vocês todos botar num avião e alugar um apartamento em Paris pra gente passar um mês, que tal?

Todos comemoram. Jorginho olha a alegria da família e troca olhares com Nina, que está tensa.

ÁGATA— Eu vou amar, pai! O meu sonho é um dia estudar na França! A Nina disse que lá tem o melhor curso de culinária do mundo. Como é mesmo o nome, Nina?

NINA— Cordon Bleu!

MURICY— Eu também adorei a ideia! Até hoje só estive em Miami!

IVANA— Nos shoppings de Miami, a senhora quer dizer...

TUFÃO— Eu morei em Paris quando joguei no Paris Saint-Germain, mas não aproveitei nada naquela época, não falo nem bonjour!

ADAUTO— Ô, Mury... Eu não vou não, que eu não entro em coisa que voa de jeito e maneira... Só de pensar já tô suando...

MURICY— Deixa de ser bobo! Você vai amar voar de avião!

JORGINHO— A gente vai passear muito em Paris, Ágata. Vou te levar pra ver a cidade todinha lá do último andar da Torre Eiffel!

CARMINHA— Que ideia maravilhosa, Tufão! Veio a calhar, sabia? Poder estar longe do Brasil agora com a minha família é um sonho. Tenho certeza que essa viagem vai me curar de vez!

IVANA— Pena que eu não vou poder levar o Max...

LELECO—Pena pra ele, né...

ÁGATA— (RI) Fica assim não, tia! Você vai arranjar um francês muito chique! Vai trocar um Maxwell por um Jean-Louis!

TUFÃO— E você vai também, Nina!

CARMINHA— Como assim? Por quê?

TUFÃO— Porque ela fala francês e vai cozinhar pra gente. Eu quero experimentar por um mês a sensação de ter uma vida em Paris, como se a gente morasse lá, não como turista!

JORGINHO— Se for assim, eu não vou!

TUFÃO— Teu problema é com a Nina? Que foi que ela te fez pra merecer esse tratamento seu?

Jorginho e Nina trocam olhares. O rapaz disfarça e tenta explicar que o que quis dizer é que não tem necessidade de levar empregada. Leleco afirma que a Nina é necessária na viagem porque eles não saberiam se virar sem falar francês e morreriam de fome. Carminha diz concordar com Jorginho.

A vilã explica que a viagem é de família e que ela quer aprender a cozinhar e não depender mais dos empregados. Carminha avisa que não quer mais saber de gente de fora escutando as conversas da família.

TUFÃO— Você quer é matar a gente com as suas comidas! As últimas vezes que você tentou cozinhar, é melhor nem lembrar. Nina, me desculpe a falta de verniz desses dois aí.

NINA— Agradeço a sua gentileza, seu Tufão, mas entendo a razão deles. Não quero ser um incômodo nem invadir a privacidade de ninguém. Aliás, sempre me preocupei com isso.

Leleco (Marcos Caruso), Ágata (Ana Karolina Lannes) e Adauto (Juliano Cazarré) falam ao mesmo tempo, defendendo a ida de Nina com a família para Paris.

ÁGATA— Mas você tem que ir Nina...

LELECO— Quero ver a gente pedir um misto quente naquele lugar!

CARMINHA— Quem tem boca vai a Roma! É só mostrar uma nota de dólar e tudo se resolve...

TUFÃO— Que dólar, Carminha? É euro! Tu nem sabe que moeda é lá... Tá vendo? Essa viagem pode ser boa pra gente, vamos ganhar um pouco de cultura e a Nina também, pô... Ela pode aproveitar que tá lá na França e se aprimorar como profissional e quem vai ganhar somos nós...

NINA— Quem sabe uma próxima vez, num outro momento?

Ágata diz que se Nina não for a viagem não vai ter graça. Tufão concorda.

CARMINHA— Então vão com a querida Nina pra França! Eu fico!

Irritada, Carminha sai da mesa. Logo em seguida, Jorginho também desaprova a ideia de levar Nina para a viagem.

TUFÃO— Mas a Carminha tá maluca mesmo, né não?

JORGINHO— Ela pode ser tudo menos maluca! E dessa vez eu concordo com a Carminha. (LEVANTA) Vou nessa!

Jorginho deixa o jantar e Tufão pede desculpas para Nina, que vai buscar a sobremesa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos