Cheias de Charme

"É uma traveca tecnobrega", diz Cláudia Abreu sobre sua vilã em "Cheias de Charme"

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

Ainda em licença maternidade do quarto filho, a atriz Cláudia Abreu estava só sorrisos após sua bombástica apresentação da nova novela das 19h, “Cheias de Charme”, em evento no qual foi exibida a nova programação da Globo para 2012. Após cantar ao lado da rainha do tecnobrega, Gaby Amarantos, a atriz definiu sua vilã, que será uma cantora do mesmo gênero na trama, como “uma traveca technobrega”.

Questionada se já sabia dançar o gênero, bastante popularizado nas regiões Norte e Nordeste pela própria Gaby e pela banda Calypso, Cláudia respondeu: “Isso está dentro da gente, né? Então, a Chayene [nome da personagem] é uma ótima desculpa para botar isso pra fora.”

A trama, centrada em três empregadas domésticas interpretadas por Leandra Leal, Taís Araújo e Isabelle Drummond, terá o technobrega como tema principal. Chayene será uma estrela do gênero que fará de tudo para humilhar as protagonistas, que também sonham com o estrelato.

No entanto, Cláudia Abreu diz que sua personagem será muito diferente de Laura Prudente da Costa, a vilã pérfida de “Celebridade” (2003/2004) que lhe rendeu a alcunha de Laura Cachorra. “Ela [Chayene] tem um quê de cachorra sim, mas ela não arma. Ela só sente o máximo. Ela é cômica.”

A atriz conta que recebeu o convite para o papel quando seu quarto filho estava com apenas dois meses e diz ter aceitado o trabalho porque “não é um personagem que te oferecem todo dia”. “Não tinha como recusar, no entanto o que eu mais gosto é de ser mãe e não vou me eximir desse trabalho durante a novela, mesmo que tenha que atravessar madrugadas acordada”, disse a atriz, que contou orgulhosa que foi aprovada em um teste para saber se poderia cantar de verdade ou se teria de usar playback.

Sobre o figurino extravagante da personagem, que foi inspirado em Madonna, Beyoncé e Joelma, a vocalista da banda Calypso, a atriz conta que só deu uma sugestão: “Eu quis que ela tivesse um strass bem em cima dessa pinta que tenho no queixo.”

Coragem

Com as sobrancelhas pintadas de azul com muito glitter, Gaby Amarantos, que subiu ao palco com um figurino formado por cabos de fibra ótica e tiras de LED ao redor dos sapatos, destacou o que é preciso para se vestir como ela.

“Além de LED e muito brilho, é preciso coragem! Vale até um pneu na cabeça se você tiver consciência de que aquilo é estilo.”

A cantora ainda comentou a satisfação de ver o estilo musical que ajudou a disseminar pelo mundo (Gaby Amarantos já foi personagem de artigo do jornal “The Guardian” e do portal “The Huffington Post”) inspirando uma novela.

“Eu acho bacana esse movimento de mostrar que a periferia é criativa e, especialmente, de mostrar dessa maneira over, porque o Brasil é over!”

UOL Cursos Online

Todos os cursos