Cheias de Charme

"Globo não é apenas uma rede de TV", diz diretor-geral; emissora terá plataforma de celular

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

O diretor-geral da Globo, Octávio Florisbal, anunciou nesta segunda-feira (5) que a emissora não é mais apenas uma rede de TV, mas também de internet e em breve também apresentará uma plataforma de celular no ano de 2013.

Embora não tenha dado detalhes, a emissora se baseia em projeções da Anatel de que nos próximos anos o Brasil terá cerca de 100 milhões de usuário da tecnologia 3G (que permite o acesso à internet via telefone celular). "As pessoa chegam a passar de 2h a 3h nos transportes coletivos da grandes cidades, se elas puderem ver a programação da Globo por meio dessa plataforma, será ótimo, embora ainda haja muitos problemas a serem resolvidos, como a resistência do usuário a anúncios publicitários nos telefones. 

A fala se deu durante a apresentação da programação 2012 da Globo em São Paulo. Florisbal também disse que a transmissão deverá estar 70% digitalizada em cidades com população acima de 50 mil habitantes até a Copa de 2014. "Já instalamos 50 geradoras [de sinal digital] e 20 retransmissoras desde 2008, o que corresponde hoje a 50% da população. Até 2014 serão 122 geradoras e 300 transmissoras."

Mesmo assim, cerca de 4.000 cidades ainda ficarão sem o sinal digital devido a um problema de falta de retorno comercial, por isso, disse o diretor-geral, cogita-se que essa cidades devam receber o sinal digital via satélite. Florisbal falou ainda que em um ou dois anos, toda a programação jornalística da emissora deverá estar em HD.

Florisbal ressaltou, ainda, o otimismo acerca da economia brasileira, embora tenha admitido as dificuldades em alcançar as metas de audiência devido ao acirramento da concorrência.

 

A apresentação teve pocket show de Gaby Amarantos acompanhada da atriz Cláudia Abreu. As duas cantaram juntas enquanto era exibido o clipe da nova novela das 19h, "Cheias de Charme".

A abertura da novela foi feita pelas protagonistas da trama Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond, que trajavam um figurino prateado que lembrava a cantora Beyoncé, inspiração de Gaby Amarantos.

Também durante o evento, o elenco da nova novela das 18h, "Amor Eterno Amor", assistiu ao primeiro capitulo da trama. Houve ainda a apresentação de clipes de outras duas estreias de 2012: "Avenida Brasil", trama das 21h que irá subistituir "Fina Estampa", e o remake de "Gabriela". Entre as séries, as novidades são "Louco Por Elas" e "Casseta e Planeta Vai Fundo" com novo elenco, que inclui a ex-bbb Maria Melilo, Miá Mello (ex-Legendários) e Gustavo Mendes.

UOL Cursos Online

Todos os cursos