Televisa se abstém de participar de projetos vinculados a Donald Trump

  • AP

    Em discurso, Donald Trump disse que os imigrantes procedentes do México "estão trazendo drogas, crime, são estupradores"

    Em discurso, Donald Trump disse que os imigrantes procedentes do México "estão trazendo drogas, crime, são estupradores"

O Grupo Televisa anunciou na segunda-feira (29) que não participará de nenhum projeto de comunicação relacionado com Donald Trump devido às declarações do magnata americano contra os imigrantes mexicanos.

Em comunicado, a empresa disse ter recebido "com incredulidade as declarações do senhor Donald Trump, que ofendeu a população migrante latino-americana e, particularmente, os mexicanos".

"Dias após sua infeliz declaração, o senhor Trump, longe de reconsiderá-la, continuou atacando os migrantes e qualquer meio de comunicação que o criticou", afirmou a companhia, que assegurou que "não está indiferente a essas declarações e rejeita energicamente toda forma de discriminação, racismo e xenofobia".

A Televisa assinalou que tem relações comerciais com vários países no mundo todo, e que "o tratamento com as pessoas de todas essas nações está baseado no respeito mútuo".

"O senhor Trump não demonstrou compreensão nem respeito para os migrantes mexicanos e ofendeu toda a população mexicana. Para o Grupo Televisa é inaceitável qualquer forma de relação comercial com o concurso Miss Universo e com as empresas que fazem parte da organização Trump", especificou.

O anúncio da empresa mexicana acontece no mesmo dia em que a rede americana "NBC" rompeu seus vínculos com Trump e deixará de exibir os concursos Miss America e Miss Universo, além de cancelar sua participação no reality show "The Apprentice" (O Aprendiz).

O magnata chamou a "NBC" de "frágil" por romper o contrato e reiterou suas declarações sobre os imigrantes mexicanos.

Donald Trump garantiu no dia 16 de junho que os imigrantes procedentes do México "estão trazendo drogas, crime, são estupradores", no discurso em que se apresentou como candidato a representar o Partido Republicano na corrida presidencial dos EUA.

Além disso, Trump propôs a construção de "um grande muro" na fronteira sul dos Estados Unidos para evitar o fluxo migratório, e prometeu remeter os custos ao México.

Desde então, a chuva de críticas a Trump não parou. A emissora hispânica "Univisión" foi a primeira a romper suas relações comerciais com a Trump Organization, na última sexta-feira, também em relação à transmissão no dia 12 de julho do concurso Miss America 2015. Trump reagiu assegurando que processaria a emissora hispânica por descumprimento de contrato.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos