Emissora cancela vínculo com Donald Trump após comentários xenófobos

Em Nova York

  • Richard Drew/AP

    Donald Trump é pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano

    Donald Trump é pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano

A emissora "NBC" anunciou, nesta segunda-feira (29), que rompeu todo e qualquer vínculo com Donald Trump e deixará de transmitir os concursos Miss EUA e Miss Universo, além de cancelar sua participação no reality show "The Apprentice" (O Aprendiz), devido aos comentários xenófobos feitos pelo magnata no lançamento de sua pré-candidatura à presidência pelo Partido Republicano.

"Devido às afirmações depreciativas sobre os imigrantes realizadas por Donald Trump recentemente, a "NBCUniversal" encerra sua relação comercial com o senhor Trump", informou o comunicado da emissora, antes de acrescentar: "Na "NBC" o respeito e a dignidade de todas as pessoas são pilares básicos de nossos valores".

Mais de 200 mil telespectadores, por meio de assinaturas, pediram o cancelamento da exibição dos concursos de beleza e hoje, finalmente, a emissora anunciou a ruptura das relações comerciais com o multimilionário, que também inclui o reality show "The Apprentice", pelo qual foi indicado ao Emmy.

Donald Trump afirmou que "quando o México envia suas pessoas, não manda os melhores, mas cidadãos com muitos problemas. "Estão enviando drogas, crimes. São violadores", afirmou ele, durante o discurso em que apresentou sua candidatura às primárias republicanas para a corrida à Casa Branca.

Além disso, o empresário ainda propôs construir "um grande muro" na fronteira sul dos Estados Unidos, para evitar o fluxo migratório, e sugeriu que "o México pagasse" por ele. Desde então, a chuva de críticas a Trump não parou.

Efeito cascata
A emissora latina "Univision" foi a primeira a romper relações comerciais com a Trump Organization, na sexta-feira, também em relação à transmissão no dia 12 de julho do Miss EUA 2015, por considerar as declarações "ofensivas". Trump reagiu e disse que processaria a "Univisión" por quebra de contrato.

Celebridades como o produtor musical Emilio Estefan, o cantor colombiano J. Balvin, o ator chileno Cristián de la Fuente e a atriz porto-riquenha Roselyn Sánchez criticaram os comentários de Trump e cancelaram suas participações no evento. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos