"Breaking Bad" e "Modern Family" são os favoritos para os Emmy


As séries de televisão "Modern Family" e "Breaking Bad" partem como favoritas como melhor comédia e melhor drama do ano, respectivamente, para os críticos na 65ª edição dos prêmios Emmy, o "Oscar" da televisão que será entregue neste domingo (22) em Los Angeles.

A festa vai acontecer no Teatro Nokia do centro da cidade californiana a partir das 17h (horário local) e será transmitida ao vivo pela rede "CBS" com Neil Patrick Harris como mestre de cerimônias.

Tudo aponta que "Modern Family", com 12 indicações, se consagrará pela quarta vez consecutiva como melhor comédia, em uma edição onde deve voltar a dominar nas categorias de atores coadjuvantes.

A colombiana Sofía Vergara aparece em melhor posição do que nunca para ficar com o Emmy de melhor atriz coadjuvante em comédia, prêmio que lhe escapou nas três últimas edições e para o qual terá novamente como principal adversária Julie Bowen, sua companheira em "Modern Family".

Julie venceu em 2011 e 2012. Ty Burrell e Ed O'Neill travam a mesma queda de braço como melhor coadjuvante, ambos por "Modern Family".

Julia Louis-Dreyfus parece ter assegurado o sucesso como atriz protagonista de comédia por "Veep", em vista do critério dos analistas de Hollywood publicado na página Gold Derby do "Los Angeles Times", apesar de não terem entrado em acordo para o prêmio masculino.

Louis C.K. ("Louie"), Jim Parsons ("The Big Bang Theory") e Alec Baldwin ("30 Rock") são os que tem mais votos.

Na categoria drama tudo aponta para que finalmente "Breaking Bad" terá no ano de sua despedida o reconhecimento que espera desde sua primeira indicação em 2009 e vencerá como série do ano, apesar de "Homeland", que causou sensação em 2012.

Seu protagonista, Bryan Cranston, poderia conseguir seu quarto Emmy de melhor ator pelo papel de Walter White, embora não haja unanimidade a respeito. Damian Lewis ("Homeland") e Kevin Spacey ("House of Cards") têm fortes chances de ficar com o prêmio.

Claire Danes ("Homeland") parece que vai repetir o prêmio de melhor atriz, embora não causaria surpresa se Kerry Washington ("Scandal") vencesse, enquanto uma vitória da brasileira Morena Baccarin como melhor atriz coadjuvante por "Homeland" seria inesperadam, frente a candidatas como Maggie Smith ("Downton Abbey") e Anna Gun de "Breaking Bad".

Também poderia ir para "Breaking Bad" o Emmy de melhor ator coadjuvante em drama, prêmio disputado tanto por Jonathan Banks como Aaron Paul, o último vencedor, embora não se deva descartar Mandy Patinkin por "Homeland".

O cineasta David Fincher tem, por sua vez, muitos votos para ser escolhido melhor diretor de série dramática pelo episódio piloto de "House of Cards".

Em relação ao Emmy de melhor filme para televisão ou minissérie o favoritismo é de "Behind the Candelabra", do canal a cabo HBO. A obra foi dirigida por Steven Soderbergh e protagonizada por Michael Douglas e Matt Damon.

"Behind the Candelabra" deve vencer em sua categoria, o mesmo que Douglas como ator principal e Soderbergh como melhor diretor, segundo as apostas.

A melhor atuação feminina em filme para televisão ou minissérie recai sobre duas candidatas: Elisabeth Moss ("Top of the Lake") e Jessica Lange ("American Horror Story: Asylum").

A vitória de Lange pode ser uma das poucas para "American Horror Story: Asylum", apesar de no dia 18 de julho ter conseguido o maior número de indicações para estes prêmios, 17 no total.

A minissérie somente levou um prêmio na entrega dos Emmy técnicos do fim de semana passado, onde "Behind the Candelabra" conseguiu oito estatuetas.

"Game of Thrones", segundo programa com mais indicações (16), não parece ter chances reais em nenhuma categoria e só levou um Emmy técnico.

Quem também poderia sair de mãos vazias é a série "Mad Men", que, com as mesmas indicações de "Modern Family", não surge forte para levar algum prêmio.

Fernando Mexía

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos