China censura "The Big Bang Theory" e outras séries

  • AP

    "The Big Bang Theory" não pode mais ser transmitida online na China

    "The Big Bang Theory" não pode mais ser transmitida online na China

As autoridades chinesas ordenaram neste domingo (27) a remoção de quatro populares séries de televisão norte-americanas de sites de streaming: "The Big Bang Theory", "The Good Wife", "NCIS" e "The Practice".  A primeira se tornou a série de televisão estrangeira mais vista no país.  

A ordem do Departamento de Estado de Imprensa, Publicações, Rádio, Filmes e Televisão, órgão do governo que regula a mídia na China, chegou aos administradores dos sites, mas não foi justificada. Um porta-voz do site chinês Youku confirmou o recebimento da notificação do governo.  

Os programas em questão nunca foram transmitidos na rede televisiva tradicional, porque não têm autorização. Os sites chineses, porém, detinham os direitos de forma regular.  

Na Internet, foram registrados muitos comentários contrários a decisão e aumentou a procura de sites onde é possível baixar os episódios das séries, de forma ilegal.  

Recentemente, a série "House of Cards" foi indicada como uma das possíveis a serem censuradas, já que retrata casos de corrupção entre altos dirigentes chineses.  

A medida sugere que o governo chinês está aumentando a fiscalização na Internet que tem mais liberdade de atuação do que a televisão e o cinema.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos