Babilônia

Gilberto Braga perdeu excelente oportunidade de ficar quieto

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • João Miguel Jr/Divulgação/TV Globo

    Gilberto Braga, autor de "Babilônia"

    Gilberto Braga, autor de "Babilônia"

A infeliz entrevista concedida a "O Globo" no último domingo (31), revelou um Gilberto Braga que até então ninguém conhecia. Uma pessoa amargurada ou um alguém que, diante de alguma contrariedade, se torna desrespeitoso e mal-educado.

Lamentavelmente, foi esse o frustrante apanhado de tudo o que ele disse ao repórter Zean Bravo, ao tentar explicar as dificuldades que atingem a sua "Babilônia". Resumir a São Paulo – porque "paulista é esquisito" –, os problemas de audiência da sua novela comprovadamente comuns nas diversas praças, é como querer que todos aceitem uma mentira como verdade ou assinem o atestado de idiotas. 
 
Desde as primeiras semanas de exibição, saltaram aos olhos de mineiros, cariocas, gaúchos... e paulistas os vários erros cometidos, a ponto da própria teledramaturgia da TV Globo – também atacada na matéria – ser obrigada a intervir para minimizar o que já se vislumbrava como um grande fracasso.
 
Em vez de atirar pra tudo quanto é lado, Gilberto Braga tinha mais é que agradecer a todos pela paciência que temos com ele.  
 
E onde já se viu...
Um autor, como é o caso do Gilberto, com tantos anos de janela, em um determinado trecho dizer "até agora eu sofro a humilhação pública diária de perder para a novela das 19 horas", ao se referir a "I Love Paraisópolis", que estreou no dia 11 passado?
 
Humilhação onde? Será que mais essa grosseria também era necessária?
 
Atenta a tudo...
E também repudiando o que foi jogado ao ventilador, a direção da Globo ontem mesmo já fez a devida advertência ao Gilberto.
 
Não será com tiros ou inconsequências como as cometidas, que os problemas da sua "Babilônia" se resolverão.
 
Ironia? 
A coluna procurou ouvir Alcides Nogueira e Mário Teixeira, autores de "I Love Paraisópolis", a respeito das declarações de Gilberto Braga.
A resposta veio do Alcides:
 
"Mário e eu achamos a entrevista do Gilberto muito bem humorada. Ele é um mestre!". Só não explicou no quê. 
 
Desculpa
A coluna desta segunda-feira cometeu um erro histórico, dizendo que o primeiro beijo gay da televisão brasileira foi na novela do Tiago Santiago, "Amor e Revolução", no SBT.
 
Foi, sim, o primeiro na era moderna, mas antes dele teve o da Vida Alves e Geórgia Gomide, na adaptação da peça "Calúnia", exibida na TV Tupi em 1963.
 
Curioso...
É que a própria Vida, quando se refere ao assunto, diz que não houve na ocasião qualquer tipo de discriminação por parte do público.
 
Foi, segundo a Vida, uma cena comentada, mas sem o mesmo barulho que se ouve nos tempos de agora.
 
Mattaus Zillig/Divulgação/RedeTV!
Marcelo de Carvalho, ao centro, e os apresentadores Dennys Motta, Tatola Godas, Ricardinho Mendonça e Ângelo Campos
"Encrenca" até 2018
A Rede TV! renovou na tarde de ontem, segunda-feira, contrato por mais três anos com os integrantes do "Encrenca".    
 
Já há alguns meses o programa, exibido aos domingos, alcança os maiores índices da emissora e anteontem registrou sua melhor audiência desde a estreia, mesmo com mais tempo no ar, das 19h55 às 22h40. O "Encrenca" é uma aposta do vice Marcelo de Carvalho.
 
Ambiente 
O novo programa das manhãs de sábado da Globo, que entra em produção este mês e tem estreia prevista para  agosto, será ambientado no cenário de uma casa. É a ideia que prevaleceu.
 
A sua direção decidiu, ainda, que irá sempre ao vivo, das 9 às 12 horas.   
 
AgNews
Camila Queiroz estreia em "Verdades Secretas"
Por obra 
A estreante Camila Queiroz, nem poderia ser diferente, fechou contrato por obra com a Globo para trabalhar em "Verdades Secretas", nova novela das 23h, com estreia na próxima segunda-feira.
 
Uma renovação antecipada só deverá ocorrer se ela "arrebentar" nas primeiras semanas. Do contrário, dependerá de um futuro convite.   
 
Vilã...
Paolla Oliveira concluiu em locações no Rio Grande do Sul, no fim de semana, a primeira bateria de gravações da novela "Além do tempo", a próxima das seis na Globo.
 
Depois do barulho como Danny Bond, em "Felizes para sempre?", ela fará a vilã Melissa, rival da mocinha de Alinne Moraes, Lívia.
 
... Mas nem tanto
Só que a Paolla não será uma vilã ruim de tudo, mas só uma vilãzinha, sem carregar muito na tinta.
 
No meio disso existem as inevitáveis questões de classificação indicativa. E porque antes de tudo e até enxergar a Paolla como vilã, vai uma distância enorme.
 
Volta da Mamma 
A volta de Mamma Bruschetta ao "Mulheres", da TV Gazeta, está programada para dia 15, uma segunda-feira.
 
Segundo a equipe do programa, será um retorno com 20 quilos a menos, perdidos durante passagem por um spa em São Paulo. A ideia é que ela possa chegar ao peso ideal para fazer uma cirurgia de redução de estômago.
 
Divulgação
Guga com Flávio Saretta e Oliveira Andrade (esquerda)
Flagrante
Gustavo Kuerten visitou a equipe do BandSports, em Paris, durante a transmissão do Roland Garros.
 
Na foto, ele, Guga, na companhia de Oliveira Andrade e Flávio Saretta.
 
Bate – Rebate
•       Com passagens por "Carrossel" e "Chiquititas", ambas do SBT, Matheus Lustosa também entra em "Os Dez Mandamentos" na Record. 
•       Nesta quinta-feira, em "A Praça é Nossa" no SBT, vai acontecer a estreia do quadro "Os Ninjas"...
•       ... Os personagens são "Shoyo", Tuca Laranjeira, e "Temaki", Alexandre Frota...
•       ... Tipos especialmente criados devido ao veto da Warner, que ameaçou processar o SBT se o programa continuasse explorando "Batman e Robin".  
•       Com exibição de terça a quinta, às 21h, estreia hoje no Fox Sports o programa de entrevistas "Boa Noite". Apresentação de Benjamin Back.
•       Profissionais da ESPN Brasil embarcaram domingo rumo à Berlim para a cobertura da final da UEFA Champions League...
•       ... O jogo entre Juventus e Barcelona acontece neste próximo sábado às 15h45...
•        Serão 20 profissionais diretamente envolvidos com a transmissão na Alemanha...
•       ... No vídeo, Paulo Andrade, Paulo Calçade, Mauro Cezar Pereira, Juan Pablo Sórin, Alex (ex-jogador), Mendel Bydlowsi e João Castelo Branco.
•       ... Globo e Band farão o jogo do Brasil.
 
C´est fini
Definitivamente, não foi um bom negócio para o "Medida Certa", no "Fantástico", a presença do ex-jogador Ronaldo no último episódio.
 
Como ex-participante do quadro e novamente em sua forma mais arredondada, ele é tudo que pode servir de mau exemplo.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos