Novela é o que não falta na TV atual

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução/"Babilônia"/GShow

    Em cena de "Babilônia", Regina (Camila Pitanga) dá um tapa em Inês (Adriana Esteves) quando a advogada tenta comprar seu depoimento em "Babilônia"

    Em cena de "Babilônia", Regina (Camila Pitanga) dá um tapa em Inês (Adriana Esteves) quando a advogada tenta comprar seu depoimento em "Babilônia"

Mais uma vez na história da televisão brasileira, quatro grandes redes estão com horários reservados em suas grades para exibição de novelas. É um momento curioso.

A Bandeirantes tem a turca "Mil e uma noites", o SBT uma inédita e cinco reprises, a Record uma inédita e a Globo quatro inéditas e uma reprise.

Só no horário das 8 e meia da noite, três delas, a partir desta segunda-feira, passaram a concorrer diretamente. Isto no que diz respeito à aberta.

Se considerarmos que o Viva é o grande sucesso da TV paga, a Fox tem em exibição "A Escrava Isaura" e "Carrossel" já está no catálogo do Netflix, podemos entender que hoje existe de tudo para todos os gostos.

Mais do que nunca, além da força incontestável do produto e da atenção que se tem destinado a ele, se revela a relação de absoluta dependência do telespectador brasileiro com as telenovelas.


Agora sim

O "Jornal da Record", como todo telejornal que se preza, teve devolvida a sua escalada.

Antes de entrar no noticiário, voltou a apresentar as manchetes do dia.


Cara nova

O "Jornal do Rio", da Band carioca, levado ao ar diariamente às 18h50, foi totalmente repaginado. A ideia do editor-chefe Igor Peixoto é trazer o rádio para dentro da TV, promovendo uma maior interação dos repórteres com o estúdio.

A apresentação é de Cândida Oliveira, ex-BandNews TV.

 
Não espalha

O canal Sports+, da Sky, foi o único que transmitiu o grande clássico espanhol de domingo, Barcelona e Real.

Mas como sempre acontece, fez isso no mais absoluto silêncio. Não contou pra ninguém.


Aproveitamento

Alguns apresentadores do BandNews rádio, também já estão ocupando seus lugares na bancada da BandNews TV, de acordo com o processo de integração das várias empresas do grupo.

São os casos de Débora Alfano, Roberta Russo, Rafael Colombo e Eduardo Barão.

 
Plano da Record - 1

Reprodução/Instagram
Guilhermer Winter, Camila Rodrigues e Sérgio Marone nos bastidores das gravações


Dentro da Record, "Os Dez Mandamentos", que estreou ontem, poderá se transformar num divisor de águas.

Se, como se espera dela, atingir bons resultados de audiência e faturamento, poderá ser apenas a primeira de uma série de "novelas bíblicas", baseadas no Velho e Novo Testamentos.


Plano da Record – 2

Para 2016, por exemplo, já está prevista a produção de "Josué", sobre a conquista da Terra Prometida.

O que se deseja é alternar, durante as próximas temporadas, a produção de novelas religiosas e atuais, como será o caso deste ano com "Os Dez Mandamentos" e "Escrava Mãe".

 
Se segura aí


O diretor Alexandre Avancini foi orientado pelo comando da  Record a seguir fielmente o orçamento destinado a "Os Dez Mandamentos".

Não pode sair, mas em hipótese nenhuma, da linha estabelecida.        

 
Musicais


Cláudia Raia marcou para o dia 14 de maio, no Theatro Net, em São Paulo a estreia de "Chaplin, O Musical", produzido por ela e pelo marido, Jarbas Homem de Mello.

Também no Net, mas no final de julho, entrará em cartaz o musical "Raia, 30 Anos", que celebrará os 30 anos de carreira da atriz.

 
Catapulta

Antes da estreia de novela "Mil e uma noites" na Bandeirantes, a música-tema de abertura, "Eu só queria te amar", com Lais, tinha 800 mil visualizações, na Internet.

Logo depois da exibição do primeiro capítulo, o clipe superou a marca de um milhão. A novela tem oscilado entre 2 e 3 pontos de média na Grande São Paulo.


Vida que segue

Gilberto Barros grava nesta semana, para exibição no sábado,  o seu último programa para a Rede TV!, incluindo externas no Rio de Janeiro e São Paulo.

Será uma edição normal, como todas as outras, sem despedidas ou choradeira no ar.

 
Situação difícil - 1

Reprodução/Band
Rafinha Bastos


Em decisão tomada na sexta-feira e conhecida ontem, a Bandeirantes acabou com o "Agora é Tarde", do Rafinha Bastos.

O drama é que pode não ser só ele. Os casos de outros programas estão sendo analisados.
 

Situação difícil – 2

Embora não exista até agora uma manifestação oficial sobre o caso, sabe-se que o custo de produção considerado exagerado levou a direção da Band acabar com o programa do Rafinha.

O "Café com Jornal", segundo fontes, é outro que também se encontra na linha de tiro.

 
Assalto no supermercado

Wayne Camargo/Divulgação/RedeTV!
Gabriela Pasqualin


A apresentadora Gabriela Pasqualin, da Rede TV! é só mais uma vítima da onda de assaltos em São Paulo. Levanta a mão quem ainda não foi.

Ontem, bateram a carteira dela, que ainda está de licença maternidade, dentro do supermercado Extra, no Morumbi.

 

 

Ju Coutinho/Divulgação
A sétima temporada de "Detetives do Prédio Azul", produção do canal Gloob, está prevista para estrear em agosto. Miriam Freeland é uma das novidades do elenco


Bate – Rebate


·       Ainda não houve a renovação de contrato do R.R. Soares com a Rede TV!...

·       ... Acredita-se que isto deva ocorrer até esta próxima quinta-feira, no máximo...

·       ... O que se sabe é que a Rede TV! levantou o preço e o religioso se assustou um pouco.

·       Larissa Erthal entrará em férias na Band nesta semana e será substituída por Roberta Barroso no "Jogo Aberto" do Rio...

·       ... Já no "Terceiro Tempo", domingo que vem, Sandro Gama apresentará o programa ao lado de Milton Neves e, no outro, será a vez de Fernanda Maia.

·       Nesta terça-feira, no entanto, a Bandeirantes irá apresentar uma única edição do "Jogo Aberto" para todo o Brasil...

·       ... Ancorado por Renata Fan em São Paulo e Larissa Erthal no Rio, será exibido um programa especial sobre os 500 dias para os Jogos Olímpicos do Rio.

·       As gravações de "Verdades Secretas", segundo informação da Globo ao elenco, terão início na segunda semana de abril...

·       ... É a próxima novela das 23h, com texto de Walcyr Carrasco e direção de Mauro Mendonça Filho.  

·       A Band também confirma para abril o início das gravações do próximo "MasterChef".


C´est fini

Curioso o desempenho do filme "À espera de um milagre", já tantas vezes exibido nas tevês pagas e abertas. Reapresentado sábado pelo SBT, nocauteou Sabrina e Marcos Mion.

Perdeu para o "Zorra", da Globo, mas ganhou do "Altas Horas" durante 52 minutos, ali, apertadinho,  9,9 x 9,8.    

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos