"Apagão" da MPB chega também aos programas de calouros

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Ainda sobre o triste momento da Música Popular Brasileira, é curioso observar que em todos os programas de calouros, dos menos conhecidos aos mais sofisticados, como o "The Voice Brasil", a maioria dos participantes opta por cantar em inglês.

Não sei se este chega a ser um outro ponto a ser levado em conta, mas é, no mínimo, mais um indicativo que as coisas não andam mesmo nada bem para o lado de cá.

Em outros tempos, chegou a existir a exigência de se executar um "x" de música brasileira na hora de programação das rádios. Isso se perdeu com os anos.

E, por favor, que ninguém interprete isso como uma campanha contra ao que é feito lá fora. Ao contrário. O que aqui se coloca em discussão é a resistência que passou a existir contra a MPB de qualidade. Tom Jobim, por exemplo, que nos deixou há 20 anos, continua sendo tocado em todo mundo, menos aqui.

Interessante é que alguns rebatem, argumentando que existem emissoras como a Nova Brasil e JB que só tocam música brasileira. Tudo bem, mas vivemos onde?

Alex Carvalho/TV Globo
Em "Sete Vidas", próxima das seis, Letícia Colin fará Elisa, uma estudante de medicina que decide trabalhar como modelo
Tem o outro lado
A passividade da classe, compositores e intérpretes brasileiros, contra este estado de coisas, também chama atenção.

Todos estão de acordo que existe muita coisa errada a ser corrigida, mas ninguém se mexe. É importante reconhecer que, neste aspecto, a MPB nunca esteve tão mal representada. 

Inversão de maluco
Tem momentos que você, na frente de uma TV, nem acredita no que está vendo.

A Rede TV! tem por hábito espelhar imagens  para não identificar marcas ou nomes de empresas. Acontece que estão espelhando até tatuagens das pessoas. Até elas aparecem ao contrário.

Viagem de volta
Elaine Bast vai deixar a correspondência da TV Globo nos Estados Unidos ainda no decorrer deste janeiro ou começo de fevereiro.

Em dezembro passado, ela completou 4 anos trabalhando em Nova York. Aqui será repórter especial.

Michel Angelo/Divulgação/Record
Em "Os Dez Mandamentos", próxima novela da Record, Samara Felippo vai viver a mãe de Moisés, Joquebede, na fase jovem

Embarque  - 1
Kiko Pissolato, Vitor Pecoraro, Denise Del Vecchio, Larissa Maciel, Roger Gobeth, Samara Felippo,  Valéria Alencar, Stella Freitas, Marina Moschen, Vicente Tuchinski, Isabella Koppel, Mel Lisboa, Day Mesquita, Maria Ceiça, Angelina Muniz, Vera Zimmermann, Floriano Peixoto, Adriana Garambone, Kadu Schons, Guilherme Winter, Camila Rodrigues e Eduardo Lago são os artistas convocados pela Record para as externas de "Os 10 Mandamentos" no deserto do Atacama.

Embarque – 2
A viagem para o Chile está confirmada para a próxima segunda-feira.

No plano de gravações, o nascimento de Moisés e o momento em que a princesa Henutmire (Mel Lisboa) encontra o cesto com o bebê dentro.

Reclamação
A Band precisa verificar com urgência o que acontece com o site de inscrições do "MasterChef".

São muitas as reclamações de interessados, alegando que um bug está impedindo a validação do sistema. Pior é que ninguém consegue contato com a produção do programa.

Atores-cantores
Em relação a "Trem Bom", novela de Maurício Gybosky, na fila das 18h da Globo, a proposta é que seus protagonistas -  uma dupla sertaneja - sejam atores-cantores. A ordem é seguir por aí e montar uma exclusiva.

A busca pelas duas figuras ideais vem acontecendo desde meados de dezembro.

No campo das possibilidades
A produção de "Trem Bom" poderá, sim, reunir nomes conhecidos do universo sertanejo, mas para participações especiais no decorrer da novela. E não mais que isto, devido a questões de agenda de shows.

Entende-se que é  impossível, só como exemplo, segurar um Luan Santana durante cerca de um ano, que é quase o período das gravações.  

Divulgação
O humorista Maurício Meirelles

Longe daqui
De férias no "CQC", o humorista Maurício Meirelles foi trabalhar no Japão.

De 9 a 11 deste mês, ele se apresenta por lá com o espetáculo "Comédia ao Vivo".

Sem parar
O diretor Cacá Marcondes, após finalizar a segunda temporada do "Tudo pela Audiência", do Multishow, foi direto para a MTV.

É ele quem está comandando as gravações da versão brasileira do reality de relacionamento "Are You The One?", com estreia prevista para fevereiro. Felipe Titto, ex-Globo, vai apresentar.    

Bate – Rebate
•       Vinícius Dônola está no Japão gravando reportagens especiais para a Record...
•       ... Entre elas, um mergulho na Ilha de Okinawa.
•       Pessoal da Criação Visual do SBT está trabalhando sério...
•       ... As últimas chamadas de programas colocadas no ar impressionam pela qualidade.
•       Chamou atenção como os meios de comunicação deram destaque à disputa do jogador Dudu pelo Corinthians e São Paulo...
•       ... Mas ele tem toda essa bola?
•       A Rádio Capital, sem a ESPN, agora vai trabalhar com a equipe do Alexandre Barros.
•       Chegará aos cinemas em dezembro de 2016 o longa-metragem sobre o músico e humorista Mussum...
•       ...O filme será tocado pela dupla Paulo Cursino e Roberto Santucci, a mesma de "Até que a Sorte nos Separe"...
•       ... Os nomes para o elenco começam a ser pensados.
•       Estreia dia 10, às 11h30, no canal Esporte Interativo o programa "Paredões do Brasil", com apresentação do jornalista e ex-goleiro Getúlio Vargas...
•       ... Cássio, goleiro do Corinthians, participou das primeiras gravações.

C'est fini
Com as externas bem adiantadas, a Globo, agora, volta suas atenções para as gravações em estúdio da novela "Sete Vidas", que estreia em março no lugar de "Boogie Oogie".

Os trabalhos devem começar na próxima semana.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos