A Música Popular Brasileira vive o maior apagão de todos os tempos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

A rádio Antena 1, que se intitula a "número 1 em música", dia desses foi aqui citada pela sua resistência em não tocar música brasileira. Verifica-se, inclusive, o requinte de batizar alguns dos seus programas com títulos em inglês, como acontece como o "Big Hour".

Não sei se isso chega ao absurdo da discriminação, mas é um fato conhecido pelos seus ouvintes e que lamentavelmente se estende a outras emissoras. É de intrigar, de maneira quase geral, a resistência à Música Popular Brasileira, especialmente à Música Popular Brasileira de qualidade.
 
Tudo isso vai contra os profissionais que vivem disso e que sempre tiveram no rádio o meio mais adequado para divulgar ou caitituar os seus trabalhos. O mercado para quem trabalha com música está caminhando a passos largos para o estrangulamento total.
 
As dificuldades naturais, criadas pelos principais meios de comunicação – inclusive com cobranças por execução, e as que são impostas aos principais compositores e intérpretes têm contribuído de maneira bem importante para este que deve ser considerado o pior "apagão" da MPB em todos os tempos.
 
Pouco caso
O fim de feira ou fim de ano é quase um vale-tudo na TV ou no rádio, também de maneira quase geral.
 
Na Energia 97 reprisaram um programa com o Carlos Alberto de Nóbrega. Até aí... O problema é que não houve nenhum cuidado com a edição, porque as notícias em questão eram as de 3 meses atrás. Teve desavisado que não entendeu até agora.
 
Pior que isso
No plantão de Natal da rádio Estadão, colocaram no ar uma entrevista com o levantador de vôlei Ricardinho.
 
Ele contava novidades antes de começar a Superliga, em outubro! Outubro de 2014!!! Custa limpar e checar o material antes de ir pro ar?
 
Felipe Panfili/AgNews
Xuxa pode ir para a Record
Primeira vez
No período das festas, pela primeira vez sem intermediários, houve uma conversa da Xuxa com a direção da Record.
 
Conversa de quase 30 minutos por telefone. Mas dizem que boa parte desse tempo foi gasto com a troca de votos de um feliz 2015.
 
Um degrau acima
Também entre o Natal e Ano Novo, depois de um memorando distribuído pelo número 1, Johnny Saad, o organograma da Bandeirantes passou a apresentar uma novidade bem importante.
 
Marcelo Meira, com mais poderes e funções, é hoje o seu vice-presidente mais importante. 
Pontapé inicial
O diretor Maurício Farias marcou para o próximo dia 12, o início de gravações do novo "Zorra Total", que será apresentado a partir de abril, juntamente com outros produtos da "Programação 2015".
 
Os primeiros trabalhos serão realizados em externa, reunindo remanescentes do antigo elenco e os novos integrantes.
 
Por novos integrantes...
Apesar das negativas de praxe, sabe-se que Dani Calabresa está em vias de ser a novidade mais importante. As conversas continuam acontecendo.
 
Para um lado ou outro, a ideia é tirar o assunto da frente nesses próximos dias.
 
Homens (não) trabalhando
Sabe aquela reforma na redação de jornalismo da Cultura? Aquela que começou no ano passado e depois parou?
 
Pois é, não andou até agora e ninguém sabe dizer quando vai andar. Pessoal está comendo poeira.
 
Não bastasse
O departamento de educação da TV Cultura foi extinto no último dia 30. Entendeu-se que ele não era útil em mais nada e não precisavam mais dele.
 
Todo o trabalho desenvolvido, inclusive para setores da programação, não vai mais acontecer.
 
Divulgação/TV Globo
Além de Miguel Falabella, Marcelo Serrado e Ciça Guimarães, o "Vídeo Show" poderá contar ainda com Vinícius Valverde. Nos bastidores, sua volta ao programa já é dada como certa, para as gravações em São Paulo
Novo quadro
A partir de março, Max Fercondini e Amanda Richter terão um reality dentro do "Como será?", programa comandado por Sandra Annenberg nas manhãs de sábado da Globo.
 
"Sobre as asas" é o título, num total de 8 episódios e com roteiro de Ingrid Zavarezzi. No projeto, Max e Amanda irão visitar lugares inóspitos do país onde só é possível chegar de avião e conhecer os heróis dessas comunidades - que contribuíram de alguma maneira para mudar a vida de outras pessoas.
 
Divulgação
A modelo, atriz e apresentadora Pathy Dejesus
Desligamento
Em função da troca de diretores no "Vídeo Show" e a consequente reformulação do quadro de repórteres, Pathy Dejesus vai deixar o programa. O contrato não será renovado.
 
Pathy, no entanto, ainda vai aparecer bastante no "VS", porque gravou diversas entrevistas que ainda não foram ao ar. Como próximo passo, ela fará cursos de interpretação fora do país.  
 
Tristeza
Ontem, praticamente o primeiro dia útil do ano, a Bandeirantes iniciou novo processo de demissões.
 
Foram dispensadas algumas pessoas da Operações e toda a produção do "Tá na tela", o agora já antigo programa do Luiz Bacci.
 
Bate – Rebate
·       Fernanda Gentil, durante todo este janeiro, vai fazer as férias do Ernesto Lacombe no esporte do "Bom Dia Brasil".
·       Gugu Liberato, de volta da Argentina, colocou um ponto final no seu período sabático...
·       ... A partir de hoje ele passará a se envolver diretamente com seu programa.
·       Outra coisa: o reality "Power Couple", da Record, não terá a produção da GGP, do Gugu...
·       ... A informação é que Casablanca e Fremantle estão juntas nessa parada.
·       Band está reforçando a redação e a equipe de repórteres do "Brasil Urgente"...
·       ... Afinal é um programa diário, com três horas de duração.
·       O Arte 1 estreia nesta terça-feira, às 20h30, a exibição de "Esse Viver Ninguém me Tira", documentário dirigido por Caco Ciocler.
·       O SporTV está transmitindo os jogos da Copa São Paulo de Futebol Jr., com a participação de algumas equipes que você nunca ouviu falar.
·       Protagonistas, Guilherme Winter e Sérgio Marone iniciaram ontem, segunda, seus trabalhos nas gravações da novela "Os Dez Mandamentos"...
·       ... Na próxima segunda, 12 , o elenco viaja para as externas no Atacama, Chile.
 
C'est fini
O ano virou e a situação de algumas pessoas do "CQC" continua indefinida. Guga Noblat, por exemplo.
 
O contrato dele terminou no último dia de dezembro e só na semana que vem, pelo menos é o que está marcado, haverá uma conversa sobre o assunto.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos