A conquista da Liga é a maior da história do Esporte Interativo
-
AFP PHOTO / PATRICK BAZ
Thiago Silva, zagueiro do PSG, cumprimenta David Luiz no jogo contra o APOEL, pela Liga dos Campeões
A vitória do Esporte Interativo, conseguindo superar as poderosas Globosat e ESPN na disputa pelos direitos da Liga dos Campeões da Europa, ainda causa enorme repercussão em todo o mercado. E com a melhor das razões, porque poucos esperavam por isso.
Ainda que considerados e respeitados os compromissos de confidencialidade trata-se de uma operação que não sai por menos de US$ 30 milhões por ano. Depois da Copa do Mundo, nenhuma outra competição de futebol envolveu tanto dinheiro.
Louve-se aí o trabalho do presidente do EI, Edgar Diniz, um executivo em plena ascensão entre os grandes empreendedores da televisão brasileira. O seu empenho, desde maio passado, nos entendimentos com a Team Marketing, empresa designada pela UEFA para cuidar de tudo que se relacione ao marketing, e o poder de convencimento junto aos sócios da Turner foram decisivos nesta conquista. Sem dúvida a maior do Esporte Interativo em seus 15 anos de luta.
Situação diferente
Resta saber, daqui em diante, como será o comportamento das poderosas Net e Sky em relação ao Esporte Interativo, que ainda não faz parte dos seus pacotes.
A situação agora é inversa. De fora para dentro. É natural que exista uma pressão dos próprios assinantes dessas operadoras.
Por outro lado...
Como também adquiriu direitos para a internet e com uma carga de jogos das mais intensas, já existem planos de desenvolver um outro trabalho por aí.
O Esporte Interativo pretende criar um trabalho semelhante ao pay-per-view e a um custo bem inferior.
E para fechar
Num primeiro momento, ou até que toda essa situação com a Net e Sky se resolva, sabe-se que o Esporte Interativo não irá repassar os seus direitos para nenhuma outra emissora.
Passo seguinte, as possibilidades disto vir a acontecer com a Fox são muito amplas. Os executivos Eduardo Zebini (Fox) e Edgar Diniz (EI) sempre tiveram um excelente relacionamento.
Vai indo assim – 1
O "Vídeo Show" não terá grandes transformações no seu formato até o final do ano. E não terá porque o programa vai trocar de comando novamente, em janeiro, Ricardo Waddington por Boninho.
Dizem, nos interiores do Projac, que esse processo também pesou na decisão da Grazi em recusar o "VS", além do desejo de continuar investindo na carreira de atriz.
Vai indo assim - 2
Há poucos dias, a Globo confirmou um quadro de viagens para o Zeca no "Vídeo Show", com início na Ásia.
Acontece que, em tempos de incertezas econômicas como as de agora, uma ala importante da emissora, após bater o olho na logística, achou o custo de tudo muito elevado. Em todo caso...
Faixa nobre
Rosi Campos, após uma participação em "Geração Brasil" e depois de fazer a série "Lili, a Ex", foi chamada pela Globo para o elenco de "Rio Babilônia", a substituta de "Império".
Entra no núcleo cômico, no papel de Zélia, uma manicure fofoqueira, mãe da corretora Karen (Maria Clara Gueiros) e sogra de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes), um desempregado trambiqueiro.
Data
E a Globo já tem as datas de entrada e saída. "Império", atualmente em cartaz, vai até a sexta, 13 de março, com reprise no sábado.
"Rio Babilônia", escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, estreia na segunda-feira seguinte, 16.
Tá dentro
Persistente, Marco Antonio Gimenez não desistiu da novela "Os Dez Mandamentos". Mesmo sem passar no primeiro teste, fez o segundo e foi aprovado. Vai viver o personagem Nadabe, que entra na terceira fase.
As atrizes Samara Felippo e Stella Freitas também fecharam com a Record para esta mesma novela.
Falando nisso
Hoje, quinta-feira, com direito a sessão de boas-vindas a ser realizada por Marcelo Silva, vice Artístico e de Programação, e pela autora Vivian de Oliveira, vai acontecer o primeiro workshop de "Os Dez Mandamentos" no RecNov, para toda a equipe da novela, incluindo direção e elenco.
Começa com uma palestra sobre o idioma hebraico. Amanhã será a vez do egípcio.
Bola de lado
A direção da Bandeirantes está preocupada com as enormes crateras na sua linha de programação.
No sábado, por exemplo, é um buraco só. Parece que ela deixa de existir na sexta-feira e só volta domingo, com o futebol.
Bate – Rebate
• Além de gravar piloto do "Vídeo Fama", Jacqueline Meirelles também fez teste para a próxima novela do SBT, "Cúmplices de um resgate".
• Bernardo Velasco, que esteve em "Pecado Mortal", também fechou com a Record para "Os Dez Mandamentos".
• Está uma verdadeira batalha entre as principais emissoras para conseguir entrevista com Suzane von Richthofen...
• ... Desde a última terça, data da publicação de uma reportagem sobre ela na Folha, teve início toda essa correria.
• Record marcou para 7 de dezembro o encerramento de "A Fazenda".
• Hélio Silemann, depois de fazer campanha política para o Governo do Rio de Janeiro, está reassumindo o comando da sua Stúdio S.A.
• Até em função da mudança para uma casa em Las Vegas, novidade da próxima temporada do programa, o "TUF" terá um diretor-geral norte-americano escolhido pelo próprio UFC...
• ... Acredita-se que, a partir daí, a atração poderá resgatar seus bons momentos...
• ... A última edição do "TUF" recebeu pesadas críticas da direção do UFC. Pra esquecer.
• Marina Ruy Barbosa, Alexandre Nero e Carmo Dalla Vecchia retornaram ontem, quarta, ao Rio, após nova sequência de gravações em Carrancas/MG.
• Com a participação de nomes como Lívia Nepomuceno, os canais Fox passam a veicular a campanha "Em Suas Mãos"...
• ... Que trata da importância da realização do autoexame para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.
C´est fini
Anunciada para "Alto Astral", substituta de "Geração Brasil", Maitê Proença vai demorar um pouco para aparecer na novela. Como Kitty, uma ex-miss endividada e à procura de marido rico, sua participação só terá início depois do capítulo 80, algo que já estava previsto para a personagem.
Vários tipos entrarão em "Alto Astral" durante o seu decorrer, como estratégia para sempre levar uma novidade ao telespectador.
A própria Monica Iozzi, por exemplo, surgirá apenas após o capítulo 57.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.