A presença do jornalismo no entretenimento que deu certo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação/TV Globo

    Patrícia Poeta no "Jornal Nacional"

    Patrícia Poeta no "Jornal Nacional"

A migração do jornalismo para o entretenimento hoje já não desperta grandes críticas ou o mesmo preconceito de tempos não muitos distantes, porque as experiências realizadas só trouxeram benefícios incontestáveis para a televisão, da maneira mais abrangente.

Atesta-se, inclusive, que em contrariedade aos pessimistas prognósticos do passado, em nenhum desses casos ninguém teve a sua credibilidade comprometida. São inúmeros os bons exemplos em questão, a começar por Fausto Silva, Fátima Bernardes, José Luiz Datena, Zeca Camargo, Celso Zucatelli, Ana Maria Braga, Chris Flores, Britto Junior, Glenda Kozlowsky, Tiago Leifert e César Filho entre outros tantos. Como poderá ser o da Patrícia Poeta, confirmando-se o que a Globo anunciou nesta segunda-feira.

Ao contrário, as tentativas realizadas foram todas muito bem-sucedidas, incorporando-se às novas funções a bagagem adquirida. A existência do teleprompter, dália ou do "anjo da guarda" de plantão, no desempenho desses profissionais passou a ser apenas um mero detalhe.

Hoje, diante de tudo, é possível afirmar que o jornalismo, como foi o rádio no passado, tornou-se um importante celeiro para a televisão. Nos seus mais diferentes setores.

Mal-estar - 1
Desde a manhã de ontem, o "Bom Dia & Cia.", do SBT, está exibindo apenas desenhos.

Não conta mais com a sua dupla de apresentadores. No começo de agosto foram realizados testes para encontrar a substituta de Ana Vitória Zimmermann, que deixou o programa porque já estava crescidinha demais. Nenhuma das mais de 50 candidatas foi aprovada.

Mal-estar – 2
Causou surpresa nesta segunda-feira, o afastamento de Matheus Ueta, por determinação direta do dono.

Irritado porque não encontraram nenhuma menina para formar dupla com ele, Silvio Santos mandou suspender o esquema de apresentação. Foi dado um prazo de até 15 dias para que os seus diretores resolvam esta questão.

Divergência

Roberto Nemanis / SBT
Silvio Santos deixa programa infantil sem apresentadores

Sobre a questão do "Bom Dia", já há algum tempo o dono, Silvio, e a direção da emissora têm opiniões diferentes.

Enquanto ele se mantém favorável à continuidade do programa, os seus executivos entendem que na TV aberta não há mais espaço para uma faixa infantil.

4 anos na frente

Até agora o Fórum de Teledramaturgia da Globo já leu, aprovou e descartou um total de 45 sinopses.

A programação da Globo até 2018 está pensada e em andamento com as novelas dos três horários escolhidas.

Agora vilão

Foto Rio News
Herson Capri


O ator Herson Capri também está confirmado no elenco de "Babilônia", substituta de "Império", escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, com estreia depois do Carnaval.

Após fazer um tipo mais comportado em "Em Família", seu próximo trabalho será como bandido. Aliás, já irá iniciar a história atrás das grades. 
  
Dirigida por Dennis Carvalho, "Babilônia" já tem em seu elenco Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Glória Pires, Adriana Esteves, Sophie Charlotte, Camila Pitanga, Chay Suede, Thiago Martins, Thiago Fragoso e Juliana Alves.

Repercussão

Dentro da Bandeirantes, repercutiu de maneira positiva a reportagem de capa do caderno "Eu & Fim de Semana", do Valor Econômico, com a observação do diretor do DataFolha, Mauro Paulino.

No entendimento dele, os artistas, de maneira geral, não têm peso suficiente para alterar o resultado das urnas. Mas como existe preocupação com a segurança, a exceção poderia ser o Datena, por exemplo, se decidisse declarar voto em algum candidato.

Vem aí

A diretora de núcleo Amora Mautner definiu que Paulo Silvestrini, Marcelo Travesso e Joana Jabace irão trabalhar com ela na direção de "Favela Chique", título provisório da próxima novela de João Emanuel Carneiro na Globo, com estreia no segundo semestre de 2015.

Já para o elenco, haverá uma aposta muito forte nas personagens de Susana Vieira e Carolina Dieckmann.

Previsão de alta

Marco Antonio Cavalvalcanti/UOL
Othon Bastos deve ter alta nesta terça-feira
 

Othon Bastos deve ter alta no dia de hoje, terça-feira, mas só voltará a gravar na semana que vem.

Ele está internado desde o último dia 31 no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

Intérprete do mordomo Silviano na novela "Império", o ator foi diagnosticado com erisipela, infecção cutânea causada por bactérias que penetram na pele atingindo os tecidos subcutâneo e adiposo.


Especial Chaves

Canal 1/Divulgação
Bacci, Ana Lilian de la Macorrar e Edgard Vivar
Luiz Bacci voltou ontem do México, depois de gravar um especial dos 30 anos do "Chaves", para o seu programa da Band.

Na oportunidade, ele promoveu o reencontro de Ana Lilian de la Macorra, a Paty, com o Edgard Vivar, o seu Barriga, que não se viam há 35 anos. Ela, agora psicóloga, não fez mais nada para a televisão.

Ação transmídia

Rodrigo Capote/UOL
Danilo Gentili participa do Fox Sports Rádio


Os canais Fox Sports e FX promovem dia 22 uma ação inusitada.

Danilo Gentili, o deputado Atílio Pereira em "Politicamente Incorreto", participará do programa Fox Sports Rádio, mas como o personagem da série.

Na pele do deputado corrupto, ele irá interagir na bancada com Benjamin Back e companhia.

Será o encontro de duas produções de canais diferentes do grupo FOX.

Bate – Rebate

•       O programa "Super Esporte" não aparece mais na grade da TV Gazeta...
•       ... Por outro lado foram abertas as inscrições para a Corrida de São Silvestre. Será a sua 90ª edição.
•       O debate dos candidatos à Presidência da República dia 28, na Record, será realizado em São Paulo...
•       ... Neste domingo, excepcionalmente, a edição da "Fazenda" será encurtada, com cerca de 30 minutos de duração.
•       ... O canal TNT deve imaginar que os seus  telespectadores são robôs, para acompanhar subida de créditos de filmes à "velocidade da luz".
•       ... Como no caso de "Fúria de Titãs", domingo, mais parecia um borrão na tela. Pra que isso? Melhor não mostrar.
•       O contrato de 3 meses do Rodrigo Branco com a Band, para a implantação do "Tá na Tela" terminou ontem...
•       ... Branco agora irá se dedicar unicamente a 9ine...
•       ... O programa, a partir de agora, será tocado pela Fernanda Ortiz, que é boa realizadora.

C" est fini

Danielle Winits e Maria Maya são nomes que poderão aparecer na lista da novela "Lady Marizete" na Globo, que terá a direção de Wolf Maya.

Ronnie Von será um dos convidados do Jô, nas gravações desta terça-feira, para falar da sua biografia lançada recentemente.
Os dois têm histórias desde os tempos da antiga Record.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos