Após Copa, emissoras têm como desafio não mandar Ibope para escanteio

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução/Instagram/gentilfernanda

    As jornalistas Fernanda Gentil e Patrícia Poeta nos bastidores da cobertura da Copa do Mundo pela Rede Globo

    As jornalistas Fernanda Gentil e Patrícia Poeta nos bastidores da cobertura da Copa do Mundo pela Rede Globo

É só mais essa semana de Copa do Mundo e acabou-se o que era doce. Domingo que vem é o dia do apito final e a partir da outra segunda-feira, tudo voltará à normalidade de sempre, em especial para as emissoras diretamente envolvidas.

No caso delas, será o momento de fazer uso de tudo o que extraíram de bom ao longo dessas transmissões. Algo que vale para os canais pagos, mas para Globo e Bandeirantes na aberta, de forma muito direta, no que diz respeito aos próximos tempos. É o que nos bastidores se conhece como "índice de retenção", aquilo que foi conseguido e daqui em diante poderá ser agregado aos resultados de audiência das duas.

De nada adianta, por exemplo, para a Band ter atingido importante crescimento no mundial, se depois dele voltar aos minguados pontos do passado. A semana que começa, até como decisiva, ainda poderá ser utilizada para este fim.

Caso contrário teremos a repetição do que aconteceu com a Gazeta na transmissão de um Pan-Americano, inclusive com ouro do Brasil no basquete. Estourou durante a cobertura da competição e depois voltou à sua luz enfraquecida de sempre.

Reprodução/Band
Boechat no "Jornal da Band"

Segura na cadeira

Ricardo Boechat é o novo grande alvo da Record. Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo, à frente de mais essa missão, já agendou um encontro com ele, em forma de almoço, para esses próximos dias.

O interesse na contratação do Boechat é tamanho que, nesta primeira conversa, já existe o propósito de apresentar uma proposta, em condições que dificilmente ele poderá recusar. Tanto no que diz respeito ao aspecto profissional, mas também no lado financeiro.

Já de algum tempo...

A Record tem buscado no mercado um nome de expressão para o seu jornalismo. Alguém que levante a poeira.

Estudos feitos apontam na direção do Boechat. Ele é titular do "Jornal da Band" desde março de 2006, após a ida de Carlos Nascimento para o SBT. Atualmente divide a bancada do informativo com Ticiana Villas Boas.

Mais cedo

O "Tudo Pela Audiência", do Multishow, com Fábio Porchat e Tatá Werneck, que nem estreou a primeira, terá a sua segunda temporada gravada ainda este ano.

O trabalho começa no dia 18 de agosto.

Contabilidade

Todas as emissoras, sem nenhuma exceção, estão bastante apreensivas em relação aos próximos tempos.

Este segundo semestre, de acordo com as previsões, será de muito aperto no campo econômico.

Rodinhas

O canal Off vai botar no ar ainda este mês seis novos programas, com destaque para o "Skate no Quintal", com estreia no dia 25, às 22h30.

A proposta é mostrar as pistas de skate construídas nos lugares mais diferentes. Aliás, uma delas na casa do diretor João Gomez, do "Tá no Ar", que é filho de Regina Duarte e casado com a Regiane Alves.

Estevam Avellar/TV Globo
A atriz Maria Flor na festa da novela "O Rebu"


Depois de muito tempo

Maria Flor está de volta às novelas, em "O Rebu", que estreia dia 14 na Globo, como uma psicóloga, Camila, mulher de Oswaldo (Julio Andrade).

Depois de "Eterna Magia", 2007, a atriz se dedicou a séries e filmes, e também como diretora no Multishow.

Ordem na casa - 1

Na semana passada, a Record SP iniciou a passagem dos terceirizados, PJs, para o sistema CLT, carteira assinada.

A informação é de que até o final do ano, só os que recebem acima de R$ 50 mil irão permanecer como pessoas jurídicas.

Ordem na casa - 2

Produtores e repórteres da Record começaram a negociar a troca.

Também existem rumores de que um plano de carreira será implantado em breve no setor de Operações.

Trabalho pela frente

Está tudo ainda na dependência de um "ok" do Entretenimento da Globo, mas já é possível informar que Gabriel Braga Nunes, no ar na novela "Em Família", surge como mais cotado para viver o protagonista de "Ligações Perigosas", nova série da emissora.

Uma produção baseada em clássico de Pierre Chordelos de Laclos que virou filme em 1988, com John Malkovich, Glenn Close e Michelle Pfeiffer.

Se tudo se confirmar...

O Visconde Sébastien de Valmont, feito por Malkovich, será vivido pelo Gabriel. Débora Bloch, por sua vez, poderá ficar com a Marquesa Isabelle de Merteu.

A ideia é estrear em janeiro, com 10 capítulos e direção de Vinicius Coimbra e Denise Saraceni. Texto de Manuela Dias e Duca Rachid.

Bate – Rebate

•       Ainda é tempo de dizer: o último "Aprendiz" foi o melhor apresentado por Roberto Justus...
•       ... Independentemente de audiência, foi o que ele se saiu melhor, mais equilibrado e sabendo se colocar no momento certo...
•       ... Falou sério, quando preciso, e também usou de bom humor em diversas outras ocasiões, de forma muito simpática...
•       ... Ressalte-se também a produção sempre muito bem feita do programa...
•       ... Quanto ao mais, segue o jogo: o próximo "Aprendiz" na Record será mesmo com celebridades de diversas áreas.
•       Luciana Gimenez retoma seus trabalhos na Rede TV! no próximo dia 28, com edição ao vivo do "Superpop"...
•       ... A apresentadora está em férias nos Estados Unidos.
•       Carlo Briani, ator, faz questão de assinar embaixo os elogios ao Falcão como apresentador no Fox Sports...
•       ... Quando dirigia a Telemontecarlo, Briani tinha o ex-craque à frente de um programa e o seu desempenho já superara a expectativa.
•       Record vai fazer grupo de discussão de "Vitória". A qualidade de produção e o desempenho do elenco não justificam índices tão baixos.

C'est fini

Naquele mesmo formato já utilizado pelas concorrentes Record e SBT, a Globo, na semana de 28 de julho a 1º de agosto, exibirá no "Vale a Pena" as novelas"Caras & Bocas" e "Cobras & Lagartos", nesta ordem.

A partir de 4 de agosto, no entanto, "Cobras" ficará sozinha na sessão de reprises.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos