Globo usa de maior capricho em novela do aniversário

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Daryan Dornelles/Folhapress

    Gilberto Braga é autor de "Babilônia"

    Gilberto Braga é autor de "Babilônia"

Em se tratando de seu principal horário de novelas, "Babilônia", substituta de "Império", com estreia no primeiro semestre de 2015, já é vista e tratada como "curinga na manga" da Globo na comemoração dos seus 50 anos.

Os cuidados, relativos à sua produção, serão desdobrados, a começar pela escalação de um elenco que, em vez de reunir amigos e parceiros como sempre aconteceu, deverá privilegiar o talento até as últimas consequências.
 
A ordem que vale, como para uma seleção de futebol, assunto do momento, é convocar os melhores de cada posição, tanto que de uma primeira lista sugerida pelo autor Gilberto Braga, só 3 ou 4 têm chances de vingar.
 
O desejo da direção da Globo, além de priorizar o talento, é se cercar de todos os cuidados, para evitar erros tão frequentes de escalação, como os que se acentuaram nesses últimos tempos. Está aí o exemplo de "Em Família", como um dos piores já cometidos. É tudo o que não pode acontecer em "Babilônia".
 
Operação cala-boca – 1
Na Band, a determinação que existe é não falar mal da CBF ou daqueles que orbitam em torno dela, em situação nenhuma.
 
No "Band na Copa", de terça-feira, depois de criticar a amarelada do zagueiro Thiago Silva no último jogo, foi ordenado ao apresentador Milton Neves parar imediatamente com aquilo.
 
Operação cala-boca - 2
No mesmo "Band na Copa", depois de dar a nota da suspensão de um jogo do assessor Rodrigo Paiva pela agressão ao atacante Pinilla com um soco, também foi passado o recado à apresentadora Patrícia Maldonado para não voltar a este assunto.
 
Nos dois casos, a ordem partiu do diretor Humberto Candil, em telefonemas para o switcher.
 
Só arrematando
Difícil saber a dimensão de tudo. Se é excesso de zelo por parte da Bandeirantes ou do seu diretor para evitar qualquer atrito com a CBF ou se existe um pedido da própria CBF para que isto não aconteça.
 
Seja lá o que for, é oportuno lembrar que nenhum elogio é válido quando existe censura na crítica. O telespectador não é bobo.
 
O estranho...
É que o mesmo cala-boca não vale para todas as outras empresas do Grupo Bandeirantes.
 
Na BandNews, rádio, pela manhã, o Boechat deita e rola. Usa, muito bem e responsável que é, de toda liberdade.
 
Por último...
Vamos combinar que, se alguém tem que chorar somos nós, a torcida brasileira, com o tamanho de futebol que a seleção brasileira apresentou.
 
Pelo menos até agora.
 
 
Tombo teve consequências
Silvio Santos levou absolutamente na boa o tombo no palco do seu programa, inclusive impedindo que retirassem a cena na edição.
 
Mas não parou nisso. Ele acabou sofrendo alguns ferimentos, principalmente num dos cotovelos e não prosseguiu as gravações depois daquilo. Mas agora está tudo bem.
 
Aguenta aí
Os problemas, e até mesmo as soluções, da Rede TV! terão que esperar um pouquinho.
 
Os dois donos, Amilcare e Marcelo, saíram de férias e só retornam na próxima segunda-feira.
 
Uma dessas coisas...
Que depende de uma decisão mais urgente é a escolha de um solteirão para protagonista do reality "The Bachelor".
 
A informação é que existem três nomes na mira, mas também há quem garanta que esta escolha já foi feita. Só não é anunciada. Ainda.
 
Juliana Coutinho/Multishow
Samantha Schmütz e Paulo Gustavo estreiam segunda temporada do "Vai que Cola"
Confirmado
A estreia da segunda temporada do "Vai Que Cola" está marcada para o dia 1º de setembro no Multishow.
 
E com o Paulo Gustavo numa tabelinha perfeita com Samantha Schmütz.
 
Me chama que eu vou
Impressiona esse desfile do Thiaguinho por todos os programas de televisão. Um arroz de festa.
 
No "Na Moral", segundo da série, na semana que vem, ele será um dos convidados, ao lado de Taís Araújo e Zezé Motta e o diretor Daniel Filho, que vai discutir o racismo, com desdobramentos para o papel dos atores negros nos últimos anos, política de cotas e preconceito.
 
É o festival do Thiaguinho.
 
Bate – Rebate
·       Parte do elenco do espetáculo "Sampa – O Musical", liderado pelo Tobias da Vai-Vai, vai gravar uma participação em "A Praça é Nossa", no dia 15.
·       Nesta quinta-feira, logo após o anúncio do vencedor do primeiro "Aprendiz Celebridades", haverá uma definição sobre o tipo do programa a ser seguido na próxima temporada...
·       ... Ganha força o modelo atual, com celebridades de diversas áreas.
·       Ainda repercute a briga, cheia de gritarias, na redação da Band em São Paulo, protagonizada por dois dos seus mais festejados integrantes...
·       ... O abafa o caso acabou servindo para coisa nenhuma.
·       O SBT exibe hoje, quinta, as primeiras cenas de Jacqueline Dalabona em "Chiquititas"...
·       ... Sonia, a sua personagem, é uma amiga muito próxima de Eduarda, Virginia Nowicki.
·       Globo tem intensificado as chamadas da nova "Malhação". Tem que dar certo.
·       Da maior qualidade, um show de técnica e realização, o programa "É Campeão", do SporTV...
·       ... E como sempre precisa e bem calibrada a participação do "capita" amigo, Carlos Alberto Torres.
 
C´est fini
Hoje, nos cinemas de todo o Brasil, estreia "Causa e efeito", novo filme do Luís Eduardo Girão. Nos principais papéis, Luiz Serra, Maurício Madruga, Naruna Costa, Henri Pagnoncelli e Rosi Campos. A direção é de André Marouço.
 
Registro também o recebimento do livro "Milagres", do padre Reginaldo Manzotti, campeão de audiência, com "7 exemplos de fé para inspirar e transformar nossas vidas".
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos